• escala-startups-troposlab

ESCALA STARTUPS: METODOLOGIA DE ACELERAÇÃO SISTEMÁTICA E FOCADA EM RESULTADOS

By | 2018-09-12T09:42:26+00:00 05/09/18|aceleração, startups|

Aceleração é um termo que vem sendo utilizado para descrever o processo de desenvolvimento e teste rápidos de novos modelos de negócio. Em todo o mundo as metodologias de aceleração começaram com a utilização de empreendedores experientes, chamados de mentores, para catalizar o aprendizado de empreendedores iniciantes.

Com o tempo começaram a aparecer estudos que buscavam na experiência de empreendedores de sucesso elementos comuns que pudessem ser transformados em etapas de desenvolvimento do negócio e tarefas de validação ou teste que juntos dão origem ao processo de aceleração.

Dois processos de aceleração que conhecemos a fundo e que trazem contribuições efetivas são do Adeo Ressi, do Founder Institute e Steve Blank, considerado o maior Guru desse ambiente pela publicação de diversos livros e especialmente pela sistematização do Customer Development – metodologia que não só revolucionou, mas também democratizou a geração de novos negócios por traduzir de forma lógica e intuitiva os passos e conceitos para criação dessas startups.

Metodologias como essas, e já estudamos várias outras também, definitivamente influenciaram nossa atuação ao longo da aceleração de mais de 500 startups e dezenas de projetos corporativos de inovação, mas descobrimos com nossa prática que precisávamos ir mais longe em dois aspectos:

  1. As metodologias descrevem bem o que fazer e porque fazer, mas não descrevem como fazer;
  2. As metodologias foram criadas para um contexto diferente de mercado (vale do silício por exemplo) e precisamos adaptar à nossa cultura, empreendedores e dinâmica de mercado para obter resultados semelhantes.

Alinhados com a vanguarda dos conceitos e tendências dessas referências, consolidamos a Escala Startups, uma metodologia de aceleração aplicada a startups e projetos de inovação. A Escala Startups é muito sistemática, fornecendo um passo-a-passo do como fazer onde cada etapa do processo possui métricas claras de validação e ferramentas que suportam o empreendedor ou intra-empreendedor no processo. Assim, do momento de concepção ao momento de crescimento ou tração a Escala Startups impulsiona o empreendedor na direção certa dos resultados desejados.

A Escala Startups já foi validada com negócios e projetos de diferentes níveis de maturidade e diferentes setores de atuação. Ela foca no viés de negócio, complementando a visão técnica que os times usualmente trazem e instrumentalizando o amadurecimento da sua visão estratégica e de negócio. O gráfico abaixo mostra os tipos de ambiente em que já testamos a metodologia Escala Startups.

startups-troposlab

A metodologia Escala Startups é usualmente aplicada por nossos Agentes de Aceleração que é um consultor responsável por acompanhar o empreendedor no passo-a-passo sistemático da metodologia, estabelecer metas, levar conteúdos e fazer conexões com outros mentores. Foi a TroposLab que criou essa profissão, hoje comum no ambiente das aceleradoras.

O primeiro passo do Agente de Aceleração é conduzir um diagnóstico que avalia o histórico do projeto em 14 pilares de negócio e gera um nível de maturidade ou fase em que ele está. É um passo onde as perguntas feitas já estimulam e surpreendem o empreendedor, gerando uma relação de confiança e interesse.

A figura abaixo mostra o gráfico gerado pelo diagnóstico inicial:

A partir daí, existem 4 grandes fases  em que localizamos o projeto e que são subdivididas em outras etapas. Assim trabalhamos esmiuçando e desenvolvendo cada passo das seguintes fases, para empresas e projetos de inovação – ou seja, não existem prontos parâmetros de mercado:

Ideação

Antes do negócio, existe o empreendedor. É ele o agente de mudanças que cria as ideias que um dia podem se tornar negócios. Esse processo é chamado de ideação. Ao final deste estágio, espera-se que o empreendedor tenha transformado sua idéia em um conceito, e seu conceito em um projeto de negócio com um conhecimento amplo de seu mercado

Criação

Uma startup pode surgir de qualquer lugar: da experiência pessoal do empreendedor, de pesquisas acadêmicas, de alguma situação dentro de sua empresa ou mesmo uma reflexão de domingo à tarde com amigos. Em qualquer caso, mesmo que o empreendedor já descreva o modelo de negócios planejado, o mais provável é que ele ainda não sabe quase nada do negócio ou de como seu mercado realmente funciona. Toda sua estruturação é baseada na forma como o empreendedor acredita que pode funcionar, mas ele ainda não testou ou “validou” para ver se tudo o que ele descreve é verdadeiro. Ao final dessa fase, espera-se que o empreendedor entenda a fundo quem são seus clientes, quais são os problemas que mais lhe incomodam, que solução vai interessar mais a eles, além de já ter uma noção de quanto (em R$) seu negócio pode crescer.

Formação

Esta é a hora de realizar as primeiras vendas. Já entendemos o cliente e sabemos que nossa solução é o que ele quer. Mas qual a melhor forma de entregar para ele a solução? Ele irá pagar? Quanto? E quanto vai custar para a startup? Ao final, espera-se que a empresa já esteja vendendo, que tenha uma solução funcional e que opere de forma relativamente estável.

Crescimento

Este estágio tem como lei a palavra “venda”. Vender! Mais e melhor, aumentando o faturamento e medindo nosso desempenho. Cria-se, assim, um histórico para a empresa, que aumenta a confiança em seu modelo de negócio. Ao final deste estágio, espera-se que a startup tenha se tornado uma empresa, que executa com excelência seu modelo de negócio, que é rentável e que cresce de forma estável, gerando lucro.

O desenvolvimento de habilidades empreendedoras

A Escala Startups tem avançado no que pode ser considerado a “caixa preta” do processo, o fator ainda mais imponderável que o mercado da inovação: a habilidade do empreendedor de realizar o negócio. Nosso núcleo de pesquisa trabalha com a visão de que essas habilidades podem ser desenvolvidas e nosso processo considera o diagnóstico e intervenções de desenvolvimento de times e empreendedores. Sabemos que um negócio se desenvolve somente até onde seu time empreendedor alcança, ou seja, as habilidades empreendedores das pessoas na liderança são definidoras do nível de sucesso de um negócio, por isso, para acelerar de verdade negócios em busca de realizar todo o seu potencial, precisamos acelerar o desenvolvimento de habilidades empreendedoras, mas esse é um assunto longo, e vai ficar para ser explorado em outra oportunidade.

Gostou deste conteúdo e quer conhecer mais ? Envie uma mensagem e vamos ter uma conversa.

About the Author:

Renata Horta
Sócia Fundadora | Coordenadora do Núcleo Tropos de P&D