O que podemos observar da edição 2019 da “100 Startups to Watch”

Saiu hoje, direto do forno, ainda quentinho, o ranking das 100 startups to Watch 2019. A lista é promovida pelas revistas Pequenas Empresas & Grandes Negócios, Época negócios, da Editora Globo e as consultorias Corp.vc e EloGroup.

Mas o que é essa lista e o que já conseguimos perceber nela?

Nenhuma lista é definitiva e nenhuma delas se propõe a acertar 100% quais são os negócios que terão sucesso e realmente impactarão os próximos anos. No entanto, essa seleção conta com um grande número de startups participantes (2,2 mil na primeira fase) e com representante de diferentes agentes do ecossistema na avaliação (investidores, aceleradoras, hubs de inovação, etc). Sem contar, é claro, no peso dos organizadores por trás desse levantamento.

O primeiro ponto interessante desse levantamento é a massiva presença de startups com modelo de negócios B2B (aquelas que possuem outras empresas como clientes), especialmente as focadas em grandes empresas.

Diferente do Vale do Silício, onde surgem várias startups com um foco no consumidor final (Google, Facebook, Uber, etc). No Brasil essas empresas têm mais dificuldade de crescer e por isso o mercado mostra que os negócios B2B tem mais espaço na cabeça dos investidores brasileiros e conseguem atingir um ponto de equilíbrio financeiro mais rapidamente.

Dentre os representantes da 100 Startups to Watch, destacamos os seguintes:

Birmind

Mvisia

  • Descrição: A Mvisia desenvolve máquinas e sistemas baseados em visão computacional e inteligência artificial com o objetivo de determinar o índice de qualidade de produtos agrícolas. Os dados coletados são enviados para um software que analisa os produtos, levando em consideração parâmetros estabelecidos para a seleção de cada cultura agrícola.
  • Programas da TroposLab que participou: Sebrae Capital Empreendedor SP

Rocket.Chat

  • Descrição:A Rocket.Chat é uma plataforma multiuso de comunicação para equipes de trabalho. Pode ser utilizado como e-mail, mensageiro instantâneo, plataforma para compartilhamento de arquivos e videoconferências.
  • Programas da TroposLab que participou: Startout Brasil Missão Berlim

Shelfpix

  • Descrição: A Shelfpix é uma tecnologia que utiliza a o reconhecimento de imagens para monitoramento de pontos de venda de produtos no varejo.
  • Programas da TroposLab que participou: Startout Brasil Missão Berlim

Outro ponto interessante é a presença de startups de Hard Science, ou seja, startups que possuem uma intensa pesquisa por trás do desenvolvimento dos seus produtos e serviços. Esse tipo de startup pode ter como base a biotecnologia, a engenharia, a nanotecnologia, a tecnologia da informação ou qualquer outro background tecnológico. O importante é que os produtos sejam fruto de tecnologias difíceis de serem copiadas.

As pessoas têm uma tendência a relacionar startups única e exclusivamente com aplicativos e/ou softwares, mas esses tipos de negócios tem uma tendência a serem facilmente copiados. Quando isso acontece, quem tem mais dinheiro, ou quem está melhor posicionado, ou quem tem os melhores contatos “ganha a corrida”.

Dentre as startups que representam esse grupo nas 100 Startups to Watch, destacamos a Biosolvit que já aceleramos:

Biosolvit

  • Descrição: A Biosolvit desenvolve produtos de tecnologia limpa com expressiva redução de custos. Tem produtos como BioBlue que é destinado a absorção de qualquer derivado do petróleo em terra ou no mar.
  • Programas da TroposLab que participou: Startout Brasil Missão Paris / Conecta

Por fim, a lista ainda conseguiu representar um terceiro grupo que tem crescido na participação do mundo das startups, os negócios sociais.

Negócios sociais são empresas que se preocupam com o impacto social e ambiental gerado pela sua atividade e tem isso como uma diretriz tão importante quanto a financeira.

No caso desses negócios é importante separá-los de ONGs ou projetos assistencialistas que se preocupam com o impacto, mas quase nunca se preocupam com a sua própria sustentabilidade financeira.

O balanço entre impacto gerado e sustentabilidade financeira, faz com esses negócios consigam crescer e atrair investimentos e clientes que os demais negócios não conseguem atingir. Como eles se preocupam sim em gerar lucros e crescer economicamente, os negócios sociais não se tornam dependentes de doações e ajudas de editais específicos para se manterem atuantes.

Dentro desse setor destacamos a Geraes:

Geraes

  • Descrição: A Geraes cria produtos para pessoas com deficiência visando o desenvolvimento de suas competências e suas individualidades. Lançaram produtos como o Teclado Inteligente Multifuncional TiX, que auxilia pessoas com qualquer limitação motora a acessar um computador através de 11 teclas que podem ser acessadas até mesmo com o piscar dos olhos.
  • Programas da TroposLab que participou: FIEMG Lab

Além dessas startups, a TroposLab conta com mais 3 startups na lista das 100 startups to watch 2019, são elas:

Justto

  • Descrição: A Justto é uma plataforma digital omnichannel para mediação de conflitos. Ela permite o acompanhamento em tempo real de uma ocorrência e ajuda as partes envolvidas a se comunicarem e chegarem a um acordo.
  • Programas da TroposLab que participou: Startups Connected (AHK)

N2B

  • Descrição: A N2B tem o objetivo de democratizar a acessibilidade à nutrição de qualidade. Com um produto voltado a empresas, a plataforma conecta os funcionários com nutricionistas que são responsáveis por acompanhar a reeducação alimentar, auxiliar na escolha das dietas e solucionar dúvidas dos colaboradores.
  • Programas da TroposLab que participou: Irão começar esse mês no programa Acelera SAB

Tbit

  • Descrição: Startup de base tecnológica que foi criada em 2008 e está incubada na Universidade Federal de Lavras. Atua no desenvolvimento de produtos e sistemas inovadores voltados para o agronegócio.
  • Programas da TroposLab que participou: Gerdau Challenge

Confira a lista completa das 100 Startups to Watch 2019:

  • Agronegócio
    Agrosmart
    Cromai
    Grão direto
    Jetbov
    Mvisia
    Olho do dono
    Safetrace
    Scicrop
    Sintecsys
    Tbit
    Terra magna
  • Construção
    Ambar
  • Educação
    Classapp
    Edufuturo
    Guten
    Redação online
  • Financeiro
    Blu365
    Bxblue
    Celcoin
    Creditoo
    Credpago
    Finanças360
    Finpass
    Magnetis
    Monkey exchange
    Rebel
    Warren
  • Gestão
    Arquivei
    Auvo
    Biz.u
    Checklist fácil
    Docket
    Fhinck
    Geek hunter
    Goodticket
    Gupy
    Kenoby
    Looqbox
    Marketup
    Meetime
    Niduu
    Omiexperience
    Revelo
    Rocket.chat
    Sheetgo
    Skore
    Townsq
  • Impacto
    Biosolvit
    Geraes
    Gove
    Livox
    Raízs
    Ribon
    Signa
    Sumá
    Guia de rodas
    O polen
  • Indústria
    Birmind
    Goepik
    I.systems
    Thermo-off
  • Logística 
    Cobli
    Intelipost
    Send4
  • Marketing e Vendas
    Alboom
    Escale
    Inloco
    Lett
    Maio marketing
    Noalvo
    Postmetria
    Propz
    Shelfpix
    Squid
    Standout
  • Saúde e Bem-Estar
    Carenet
    Ephealth
    Hitechnologies
    Memed
    N2b
    Neo
  • Serviços
    Buser
    Easycarros
    Flapper
    Fotop
    Fullface
    Justto
    Meifácil
    Midhaz
    Mol
    Resolvvi
    Volanty
  • Tecnologia da Informação
    Cleancloud
    Cosmobots
    Digibee
    Eunerd
    Idwall
    Nama
    Pluga
    Wavy

Saiba mais no site da Pequenas Empresas & Grandes Negócios.