Se você é nascido entre 1980 e 1999, você é considerado um dos Millennials. Mas o que isso quer dizer? E qual a importância da relação de uma geração com um tema significativo nos mais diversos aspectos, como é o empreendedorismo?

Millennials são assim “rotulados” para descrever a geração que age por propósito, possuem um compromisso inerente com a construção de um mundo melhor, são rápidos, com senso de urgência fora da média. É claro que generalizar não é tão correto, considerando a existência de vivências e histórias completamente diversas dos indivíduos. No entanto, de uma maneira geral, é possível notar a repetição de alguns tipos de comportamento, que leva os especialistas no assunto a conseguirem delinear algumas características de grupo.

E é em razão dessas características que podemos dizer que os millennials possuem, por exemplo, uma tendência a não permanecerem muito tempo num emprego. São movidos por resultados, e caso o lugar em que eles estão hoje trabalhando não os ofereça desafios diários e oportunidades de mudanças reais e mensuráveis, eles irão em busca de um lugar que lhes ofereça isso.

Atualmente as organizações de setores mais tradicionais vêm tendo dificuldades para reter e gerenciar as pessoas que se enquadram nessa geração. A busca por inovações aumenta a cada dia, quando na verdade é necessário, além de inovar, entender os valores dessas pessoas, e perceber que questões financeiras e uma promessa de plano de carreira não são nada atraentes para eles.

Exatamente pelo fato de não encontrarem, em sua vida adulta (justamente os dias atuais), empregos que consigam unir a incansável busca pelo propósito, possibilitando fazer a diferença de alguma forma na sociedade, e a proposição constante de desafios que gerem resultados concretos, é que essa geração tem se mostrado naturalmente empreendedora.

A facilidade em lidar com a tecnologia, a busca por transparência nas relações de consumo, a incansável busca por aprendizado nos mais diversos campos são fatores que fortalecem a empreitada de iniciar novos negócios que façam mais sentido para a jornada dessa geração.

Empreender se mostra como uma alternativa que trará resultados mais facilmente, já que eles buscam criar novos modelos de negócios a partir do aprendizado, com situações reais que eles vivenciam, para facilitar a vida, e por meio de soluções ágeis. São pessoas que, atentas às necessidades para conseguirem transformá-las em oportunidades, entendem que o mercado é dinâmico, nada é estático, e tudo pode ser melhorado.

É possível perceber, assim, que a maneira com que esse grupo de pessoas encara o trabalho, facilita o desenvolvimento de habilidades necessárias ao empreendedorismo. E a TroposLab entende que temos muito a ganhar e a aprender com quem detenha tais características, estando atenta, em seus projetos, com o comportamento empreendedor.

Para conhecer melhor sobre esse viés do nosso trabalho, entre em contato com a gente.


Foto: Link