O QUE FOI O WEB SUMMIT 2018 PARA TROPOSLAB

By | 2018-11-13T09:43:51+00:00 12/11/18|#tropospelomundo, startups, tecnologia|

Aconteceu na semana passada em Portugal o maior e melhor evento de tecnologia, empreendedorismo e inovação da Europa (talvez do mundo!!!). Foram 70.000 participantes de mais de 150 países entre empreendedores, investidores, empresários e jornalistas e nós não podíamos ficar fora dessa! Foi uma experiência incrível e queremos compartilhar com vocês um pouco do que vimos por lá.

Entre os 24 palcos se dividiram em torno de 1000 palestrantes trazendo conteúdos e discussões desde economia criativa até indústria 4.0, passando por blockchain, criptomoedas e o futuro das cidades. Experts nas áreas e pessoas reconhecidas do mundo dos negócios trouxeram suas contribuições levando o público a um novo patamar de reflexões sobre inovação e sobre como fazer a diferença nesses novos contextos, criando negócios para resolver problemas reais, de forma inclusiva e de impacto.

Grandes empresas e startups compartilhavam espaços e dividiam as atenções de quem transitava pelos pavilhões da Arena Altice!!!

Amazon, BMW, Bosch, Dell, EDP, Volkswagen entre outras demonstravam suas tecnologias e inovações, mostrando o quão avançados estão nesses temas ao mesmo tempo que buscavam conquistar o público jovem numa ação focada em atração de talentos. Era comum por toda feira, banners estampados com “We’re hiring” e vagas de trabalho em todo o mundo para engenheiros, publicitários e gestores.

Era evidente o esforço das grandes e tradicionais empresas em se aproximar do mundo das startups. Desde o estilo mais despojado na decoração dos estantes até a linguagem e forma de abordar os jovens “startupeiros”, via-se a vontade de trocar com eles experiências e conhecimentos para construir um novo negócio, flexíveis às mudanças do mercado e sustentáveis para o futuro.

Nos estandes 1.800 startups de diferentes tipos de negócios, originadas de vários lugares do mundo e em níveis de maturidade diversos, se apresentavam numa tentativa incansável de conquistar o público presente e, quem sabe, conquistar um novo cliente ou até mesmo, um investimento. Afinal eram 1.500 investidores tecnológicos sedentos por encontrar as novas promessas do futuro, como se estivessem na caça por unicórnios.

Inclusive esse foi um ponto que nos chamou bastante à atenção: há muito capital a ser investido. Vários investidores presentes relatavam suas intenções de investimento e suas dificuldades em encontrar negócios atrativos e em estágio de maturidade adequando às suas teses. Nesse sentido também víamos os diferentes países apresentando suas estratégias de incentivo à inovação e atração de negócios internacionais para seus países.

Entre vinhos, chopps, sanduíches e pastéis de nata, o público interagia fortemente entre si para encontrar pontos de conexão entre seus produtos e serviços para, quem sabe, ali mesmo assinarem novos contratos, conquistarem novos mercados, deixarem suas marcas no Web Summit e já garantirem suas participações nas próximas edições.

Afinal, 2019 já está aí!

Nathália Tavares

About the Author:

Nathália Tavares
Administradora de Empresas e Mestre em Estratégia, Marketing e Inovação, tem experiência de capacitação em grandes empresas, na aceleração de startups e na organização de eventos de empreendedorismo e inovação. Valoriza a importância do ser humano nas relações empresariais.