Project Description

Introdução

Investimentos em Capital de Risco no Brasil vem se tornando uma prática comum, que acompanha quase que na mesma proporção o surgimento e o desenvolvimento das Startups por aqui. Este é um forte indicador de crescimento para o nosso país, pois comprova o aumento da confiança dos investidores nos negócios que estão surgindo.
Se por um lado o investidor está se acostumando com a ideia de aumentar o seu risco, do outro as Startups têm demonstrado muitas dificuldades no entendimento desta etapa tão importante para o crescimento de seus negócios. Pensando nisso, TroposLab e Sebrae construíram um programa de impacto nacional, cujos principais objetivos são fazer os empreendedores entenderem o momento certo de receber este aporte; como preparar um plano de investimento adequado para o seu negócio e; conectar os empreendedores mais qualificados com o ecossistema de investimento (investidores, fundos de investimento, assessores jurídicos etc.)

O Programa

O Sebrae Capital Empreendedor é um programa de aproximadamente três meses, e sua primeira edição foi realizada em cinco estados brasileiros: Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Paraná e o piloto em São Paulo. O programa tem uma etapa destinada à capacitação dos colaboradores do Sebrae, que atuam nos estados e atendem startups; e etapas de preparação de startups. O Ciclo de preparação das startups é composto das etapas: Workshop presencial de três dias nas capitais dos  estados, seguido pela etapa de mentorias individuais com as Startups consideradas aptas e por fim dois dias de eventos de imersão e conexão com investidores, na cidade de São Paulo.
Para participarem da primeira etapa do programa, as Startups passam por um processo de seleção junto ao Sebrae Estatual, que fazem um filtro com base na aderência ao programa e recomendações da Troposlab. Nesse processo podem ser selecionadas até 30 empresas com interesse e em estágio para receber investimento.