Como levar habilidades empreendedoras para o seu time

As habilidades empreendedoras têm se mostrado cada vez mais importantes e necessárias para as empresas. Isso porque processos de inovação e de empreendedorismo só acontecem quando existe um time empreendedor, com capacidade para promover e executar esses procedimentos. Muitas empresas buscam formas de potencializar seus resultados, e formar e desenvolver um time empreendedor pode ser um ótimo começo para isso. 

Mas como é possível levar as habilidades empreendedoras para o seu time? 

Essa é uma pergunta bastante frequente e que a Troposlab tem buscado responder com precisão, sistemática e resultado. Afinal, processos de mudanças de comportamento em alta escala, que sejam capazes de gerar uma mudança de cultura, podem requerer um pouco de mais cuidado e ser mais complexos do que parecem. 

Formar competências de empreendedorimo significa promover mudanças de comportamento, e significa, sobretudo, ampliar um repertório de respostas comportamentais de toda a equipe que atua frente aos desafios da empresa e que está responsável por gerar resultados por meio de inovação. Esses processos visam o desenvolvimento de habilidades que são muito específicas (falamos de algumas delas aqui), seja para desafios internos das empresas, sejam para desafios que extrapolam o contexto de trabalho. 

Nós da Troposlab temos nos tornado especialistas no planejamento de condições ambientais/culturais e em descrever recursos necessários para que tais habilidades possam acontecer com frequências maiores do que acontecem antes de alguma de nossas intervenções. Para isso, consideramos sempre as variáveis específicas da cultura de cada empresa, e nesse sentido é importante deixar claro que não há “receitas de bolo” que possam ser replicadas e que atingirão resultados da mesma forma. 

Antes de descrever um pouco mais sobre esse processo de desenvolvimento, vale ressaltar que resultados significativos de mudança de comportamento ou de cultura precisam extrapolar o contexto em que são aplicados. Isto é, as pessoas impactadas por essas transformações, precisam ser capazes de seguir demonstrando e praticando as competências desenvolvidas também após a atuação da Tropos. Só dessa forma o processo é considerado bem-sucedido e finalizado. Do contrário, não podemos dizer que a mudança de comportamento e de cultura de fato foram eficientes. 

Poderíamos descrever inúmeros aspectos que precisam ser considerados nesses caminhos de desenvolvimento das habilidades empreendedoras, mas listei alguns dos mais importantes:

  • Entender a maturidade atual do time: antes de começar um processo de desenvolvimento de habilidades é importante entender qual é a maturidade atual. Todos os times apresentam as habilidades empreendedoras em algum nível, isso porque elas são muito comuns para outros contextos e certamente elas já estarão em alguma medida em desenvolvimento. Esse é um passo importante, porque para planejar processos eficientes é necessário estar alinhado com o tamanho do desafio. Em geral, o desafio deve estar equilibrado com a capacidade do time na ocasião em que esse processo acontece. Isso estimula e mantém as pessoas mais motivadas.

  • Construir cenários reais para seu desenvolvimento: outro aspecto importante para o desenvolvimento das habilidades empreendedoras é criar um contexto real para que as habilidades em desenvolvimento possam gerar resultados práticos e possam gerar valor no curto prazo para o time e para empresa. Essa é a forma mais eficiente e mais definitiva de gerar mudança de comportamento desejada. 

  • Manter atualizados os resultados das mudanças do comportamento: é muito importante que o processo desenhado para promover mudança de comportamento preveja situações para processar e analisar os resultados já existentes a partir da mudança de comportamento. É muito importante para quem se comporta conhecer ao longo do processo tudo que é consequência de sua mudança. Isso porque costuma ser alto o custo de resposta para mudar o comportamento e fazer de forma diferente do que se fazia por muito tempo.

Existem diversas formas de construir cenários e processos para que mudanças de comportamento aconteçam. Contudo, a partir de nossas experiências e especialidade em comportamento e cultura, já mapeamos aqueles que consideramos como os mais interessantes do ponto de vista de custo x benefício, e um dos que podemos destacar é o programa de intraempreendedorismo. Nele, times internos recebem todo nosso suporte para transformar ideias em projetos rentáveis, que partem do desenvolvimento de habilidades empreendedoras. Esse tipo de abordagem, além de se mostrar eficiente, rentável e estratégico para as empresas que querem inovar, tem, acima de tudo, se mostrado um modelo de transformação de cultura definitiva.

Para saber mais sobre o desenvolvimento do comportamento empreendedor e os programas de intraempreendedorismo conduzidos pela Tropos, não deixe de acompanhar o blog.