2020 – O ano das pessoas

O que faz de nós seres humanos é a nossa capacidade de projetar o futuro através do compartilhamento de nosso aprendizado, nossa habilidade de amar e cuidar de quem precisa, nossa busca por realizar nossas potencialidades. Esse ano nos fez viver intensamente, mesmo que tenhamos permanecido no mesmo lugar.

Aceleração e Intraempreendedorismo

Na Troposlab não foi diferente, foi com muita sensibilidade que conduzimos nossos projetos e mais de 750 empreendedores e intraempreendedores em direção a resultados, sem sair de casa.

Foram 157 startups somente em 2020, o que nos fez chegar a 919 no total. Nossas startups ganharam 149 prêmios em 2020 e estimamos que captaram mais de R$25 milhões em investimentos.

Nas grandes empresas, os projetos de inovação da ideação radical, a implementação de novos modelos de negócio geraram mais de R$41 milhões em resultados projetados.

Isso tudo exigiu adaptar muitas metodologias, usar nossas potencialidades e de nossos clientes para buscar novos caminhos, exigiu motivar, escutar e cuidar de quem interagia com a gente. Também soubemos aproveitar as oportunidades e deslocar o centro dos negócios para um meta-hub digital, onde empreendedores de mais de 10 estados onde atuamos, tiveram acesso a investidores, parceiros e mentores que não alcançavam.

Conhecimento em Empreendedorismo e Inovação

Foi buscando cuidar de um tema que nos é caro, o empreendedorismo, que conduzimos um estudo pioneiro no Brasil sobre a saúde mental dessas pessoas durante a pandemia, gerando insights e conhecimentos únicos, que já reverberam no ecossistema e na comunidade científica. 

Tivemos que superar nossas dificuldades e viabilizar tudo isso em poucas semanas, com rigor acadêmico, apoiados por parceiros que como nós tiveram que se dedicar um pouco mais para deixar esse legado. Tivemos que confiar em nosso trabalho e ter esperança de que chegaríamos a empreendedores de todo o Brasil, e chegamos.

Também compartilhamos nosso aprendizado, por meio de mais de 130 conteúdos digitais e 190 artigos publicados em veículos regionais e nacionais. Somamos também o pioneirismo na Inovação 4.0 como conceito e como comunidade, que nasceu e ganhou espaço na mídia, em nossos clientes e parceiros, gerando 3 encontros de conteúdo e troca profundos. Esse esforço buscou levar os conceitos de inovação onde ele precisava estar, para que um novo futuro possa ser construído através de novas tecnologias, práticas ou metodologias.

Fechamos o ano com 2 casos de sucesso publicados na conferência Anprotec, sendo uma das práticas premiadas como a melhor da conferência em sua categoria. 

De empreendedor para empreendedor

Como empreendedores enfrentamos os mesmos desafios de nossos clientes, e tivemos a chance de fortalecer nosso caminho, e nos tornar mais seguros de que não estamos sozinhos no percurso. Encontramos parceiros e mentores generosos, um time amoroso e dedicado, um ambiente de negócios proativo e sensível.

Temos esperança que todas essas experiências, algumas próprias mas tantas compartilhadas, nos fortaleça para enfrentar os desafios do próximo ano, e seguir na construção de um futuro coletivo.

Conte com a Tropos para pensar e fazer a inovação acontecer em 2021!

Por |2022-11-04T10:24:18-03:0023/12/2020|inovação|

Compartilhe! Escolha a sua plataforma!

Sou psicóloga e mestre em Administração. Trabalho com inovação desde 2005 e nesse caminho me formei também com o Steve Blank, Marc Stickdorn e Jurguen Appelo. Conhecendo inovação, comportamento, novas formas de gestão e design, repenso a gestão da inovação nas grandes empresas, com enfoque nas pessoas e ambiente, indo além de processos e ferramentas. Sou idealista, mãe, amante da boa música e da arte. Nas horas livres você pode me ver correndo por aí, viajando ou brincando feroz com balões de água.
Ir ao Topo