A diferença entre invenção e inovação

  • diferenças entre inovação e invenção

Hoje eu recebi o vídeo abaixo em um grupo da família.

 

Na hora vários sentimentos passaram na minha cabeça:

“Que legal, quero comprar esse e esse”

“Preciso de um desse na minha casa, vai economizar muito espaço”

“Como a inovação é fantástica, como as pessoas inventam isso?”

E depois de alguns minutos de empolgação, me dei conta que já recebi vários vídeos desses ao longo dos anos. Talvez já tenha inclusive recebido esse mesmo vídeo em algum momento. E quase nenhuma desses ou dos vários produtos que eu recebi em outros momentos chegaram ao grande público.

Por que? Porque em grande parte eles são invenções e não inovações.

Invenções são essas bugigangas (físicas ou virtuais) que nos encantam, nos atraem, mas não são realmente necessárias e por isso as esquecemos (mesmo quando as compramos).

Inovações por outro lado, estão ligadas a problemas reais das pessoas, são produtos associados a um bom modelo de negócios, co-construídos junto com os clientes através de validações e testes constantes.

E o seu negócio? Tem diferenciais claros, está ligado a problemas reais dos seus clientes e tem um modelo de negócios robusto que o sustente, ou é apenas mais uma invenção simpática que será esquecida para a próxima novidade do mercado?

Por |2022-11-10T10:52:21-03:0025/06/2020|inovação|

Compartilhe! Escolha a sua plataforma!

Atuo no mundo da inovação desde 2008. Já atuei em incubadora, consultoria e aceleradora, acelerando mais de 900 startups. Sou formado em Ciências Biológicas e Especialista em Gestão, e por isso gosto de misturar mundos diferentes para trazer mais inovação para o meu dia-a-dia. Coordeno os programas da Troposlab e crio novas metodologias de aceleração, atuando diretamente com mais de 50 grandes empresas. Além disso, tenho um lado nerd (ficção científica, heróis, histórias de aventura, etc).
Ir ao Topo