A inovação como solução para os desafios do saneamento no Brasil

Um programa de aceleração de startups com impacto na cultura, gestão e processos da Iguá Saneamento.

Em 2019, a Iguá Saneamento decidiu dar mais um passo em direção à inovação e ao crescimento. Realizou a segunda edição do programa Iguá Lab, com o objetivo de conectar o ecossistema de startups aos desafios do saneamento para transformar o setor. O programa busca promover a inovação aberta e reforça a posição da Iguá como agente de transformação no saneamento do Brasil.

Os 5 desafios delineados pela própria Iguá Saneamento foram:

  1. Engenharia 
  2. Novos negócios e processos de vendas 
  3. Relacionamento com cliente
  4. Cidades inteligentes 
  5. Internet das coisas 

Ao todo, 60 startups de 12 estados brasileiros se inscreveram no programa, sendo que 15 foram selecionadas para o processo de aceleração. Dentre essas, 10 foram escolhidas para apresentar suas soluções em evento final chamado “Pitch Day”. Nesse evento, 2 startups foram selecionadas para receber investimento e 5 entraram em negociação para possível investimento nos meses seguintes. As soluções inovadoras apresentadas pelas startups têm potencial para diminuir custos operacionais, reduzir desperdício, melhorar o relacionamento da empresa com o cliente e aprimorar o recebimento de contas.

Como se deu a interação entre a Iguá Saneamento e as startups

O Iguá Lab 2019 se apoiou na primeira edição executada em 2018. Sendo assim, para início do desenho dessa edição, optou-se por começar com um workshop para cristalizar os aprendizados da primeira rodada, bem como para alinhar expectativas sobre a edição de 2019.

A partir deste workshop o programa foi redesenhado para não só em encontrar startups, mas também capacitá-las e conectá-las com representantes da empresa antes da apresentação das soluções no Pitch Day.

Foram definidos os cinco temas, como mostrado anteriormente. Esses desafios foram levados para mais de 40 comunidades de startups e 20 polos tecnológicos.

Todas as startups inscritas foram avaliadas em nove categorias diferentes, entre elas, maturidade, perfil do empreendedor/equipe e validações já realizadas. Foram selecionadas 15 para o programa de aceleração, outras 3 foram indicadas para o Instituto Iguá e 2 foram recomendadas a conversar diretamente com o setor de RH.

Um programa de aceleração de startups que acontece alinhado à estratégia de uma corporação ou instituição e precisa agregar valor a ambas às partes (startups e empresa/instituição), ao mesmo tempo em que atende o objetivo estratégico do cliente e desenvolve a startup.

A metodologia de aceleração Troposlab prevê que cada startup tenha seu próprio plano de aceleração, aprendendo de forma individual e em grupo. Nesse programa especificamente realizamos toda a aceleração à distância.

Startups em na fase da Ideia, validação e ganho de escalas poderiam ser selecionadas. Levando isto em conta, começamos o programa com a nossa ferramenta de análise de startups o B-Sensor, para entender o momento do negócio e que caminho teria a sua aceleração, criando uma jornada personalizada de desenvolvimento. Um total de 10 encontros online foram realizados, com as startups recebendo conteúdo e ferramentas para que pudessem amadurecer sua solução e apresentar dados confiáveis ao board da Iguá Saneamento.

Para que as validações e idas a campo fossem o mais produtivas possível, cada startup tinha acesso a pelo menos um contato da Iguá, de acordo com a área de negócio que poderia ser impactada. Para facilitar o acesso às pessoas e entendimento de processos internos, líderes das áreas como engenharia, novos negócios, desenvolvimento operacional, entre outras participaram das mentorias semanais com os empreendedores. Sendo percebido um relacionamento decisivo para uma validação consistente das soluções.

Resultados do programa de aceleração

Dez entre as quinze startups aceleradas pelo Iguá Lab apresentaram seus projetos no Pitch Day. As demais deixaram o programa, visivelmente mais maduras e contentes com o processo, entendendo que sua solução não poderia ser aplicada naquele momento na empresa.

Em uma seleção que contou com a participação da equipe de aceleração da Tropos e tomadores de decisão da Iguá, foram escolhidas duas startups destaque, que terão financiamento do programa , em um valor aproximado de R$65 mil cada. Além destas, outras cinco soluções despertaram interesse da banca e terão a possibilidade de fechar negócios com a companhia.

Conheça as startups selecionadas para interagir com a Iguá ao final do programa e como foi o Pitch Day!

  • Boletão – Selecionada como vencedora, apresenta uma solução para redução de inadimplência que pode ser de aproximadamente R$100 mil por ano, isso em apenas uma das hipóteses avaliadas.
  • RefilMe – Também vencedora, tem uma solução para uma nova fonte de receita para a Iguá Saneamento através da venda de água potável nas estações da RefilMe. Números devem ser confirmados após realizada a prova de conceito.
  • Eisenia: Classificada como possível futuro negócio. Possibilidade de entregar 50% em redução de custos com o descarte de lodo, pois possibilita sua reciclagem através de minhocas.
  • Acqua Logic: Em avaliação sobre possível parceria dentro da Iguá. Podem entregar toda a informação em uma única plataforma, para facilitar o controle de manutenção e identificando perdas que podem gerar a possibilidades de aumentar a receita.
  • Soul Ambiental: Estão entendendo a extensão da parceria, pois a Startup possui vínculos institucionais com um concorrente. Capaz de reduzir perdas aparentes em até 35%.
  • Konitech: Proposta para avaliação com a área de Supply da Iguá, de forma mais especializada e aprofundada. Resultados diretamente em melhoria de fluxo de caixa com a mudança para pagamento pré-pago, redução de custos operacionais e uma melhor experiência dos clientes.
  • NB2Things: Proposta para avaliação diretamente com a área de Supply da Iguá de forma especializada e aprofundada. Solução focada em redução de custos operacionais e confiabilidade da informação no serviço de medição.

Quer realizar um programa ou saber mais sobre aceleração startups? Entre em contato com a gente.

Por |2022-11-10T10:50:06-03:0008/07/2020|Case|

Compartilhe! Escolha a sua plataforma!

Sobre o Autor:

Agente de Aceleração
Ir ao Topo