5 ERROS MAIS COMUNS AO PREENCHER O BUSINESS MODEL CANVAS

Hoje é praticamente impossível encontrar alguém no mundo de startups que não tenha preenchido pelo menos um canvas na vida. Existem vários tipos de canvas diferentes mas sem sombra de dúvida o mais famoso deles é o Business Model Canvas.

Essa ferramenta conquistou os empreendedores do mundo inteiro pela sua simplicidade. Caso você não conheça o Canvas sugiro dar uma olhada nesse material.

Se você já conhece eu tenho uma pergunta:

Quantos Business Model Canvas você já preencheu na vida?

Pergunto isso, porque como quase tudo na vida, um bom Canvas vem de uma boa ideia mas vem principalmente de treino. Ao acompanhar a construção de inúmeros canvas ao longo da vida, vi que alguns erros são comuns e por isso gostaria de ressaltar alguns deles:

1- Ordem de preenchimento

Existe uma ordem que facilita bastante o preenchimento do canvas. Não é exatamente uma regra, mas preencher o Canvas nessa ordem é mais lógico.

  • Comece pela dupla Proposta de Valor / Segmento de clientes
  • Preencha o campo de Canais
  • Preencha o campo de Relacionamento
  • Preencha o campo de Receitas
  • Preencha o trio Recursos, Atividades e Parceiros Chave
  • Preencha o campo Custos

2- Segmento de clientes

Conforme disse anteriormente, você começa um canvas preenchendo a dupla Proposta de Valor / Segmento de clientes. Mas se um desses pontos é mal preenchido, todo o canvas ruim. É muito comum ver canvas preenchido com post-its do tipo: “grandes empresas”, “jovens” ou “escolas”.

Tente ser o mais completo possível na sua descrição, isso significa que você realmente conhece o seu cliente. Ex: “Padarias, com estrutura de funcionários familiar, em bairros tradicionais de grandes capitais do Brasil”.

3- Relacionar os campos do Canvas

O canvas reune todas as informações em uma única página de propósito. O objetivo é que além de preencher cada campo, você enxergue o que está nos demais e os relacione. Para facilitar essa forma de pensar sugiro usar post-its de cores diferentes e/ou numerados para relacionar os diversos campos.

Se o segmento de cliente 1, está relacionado com a forma de receita 1, coloque ambos com post-its da mesma cor.

4- Recursos, Atividades e Parceiros Chave

Alguns acham estranho quando eu sugiro preencher esses 3 campos juntos, mas isso é justamente porque eles estão intimamente relacionados. Os 3 descrever o que a sua empresa precisa para funcionar, a diferença é que recursos descreve o que você deve ter, atividades o que você deve fazer e parceiros aqueles que estão fora do seu negócio mas que são imprescindíveis para que o seu negócio funcione.

O primeiro erro é colocar todos os parceiros. O campo diz parceiros chave, portanto, você deve colocar apenas aqueles parceiros que, caso sejam retirados do seu negócio, fazem com que o seu modelo não funcione.

Ex: os produtores de filmes são parceiros chave para o modelo de negócio do Netflix, já que sem filmes novos o modelo não funciona.

A maioria dos negócios começa sem nenhum parceiro chave, não é uma regra ter um parceiro chave, mas o canvas dá a entender que é.

O segundo erro é não saber relacionar esses campos. Um parceiro chave surge, quando é mais barato ou mais vantajoso, entregar algo via parceiro do que com recursos próprios.

Ainda no exemplo Netflix, hoje a Netflix produz alguns filmes e séries próprias. Ela transformou algo que estava na “caixinha” de parceiros em recursos e atividades chave. Isso implica em maiores custos, mas também em maior receita.

5- Guardar o Canvas na gaveta

O canvas é preenchido com post its justamente para que seja modificado. O preenchimento de um canvas pode ser feito em uma tarde, mas de nada adianta preencher o canvas uma vez e esquecer dele. Ele deve estar pregado na parede em um lugar visível, justamente para ser modificado de tempos em tempos.


Gostou do post? Quer saber mais sobre os nossos programas?

Acesse http://bizcool.com.br/

Compartilhe! Escolha a sua plataforma!

Atuo no mundo da inovação desde 2008. Já atuei em incubadora, consultoria e aceleradora, acelerando mais de 900 startups. Sou formado em Ciências Biológicas e Especialista em Gestão, e por isso gosto de misturar mundos diferentes para trazer mais inovação para o meu dia-a-dia. Coordeno os programas da Troposlab e crio novas metodologias de aceleração, atuando diretamente com mais de 50 grandes empresas. Além disso, tenho um lado nerd (ficção científica, heróis, histórias de aventura, etc).
Ir ao Topo