Empresas apostam na inovação por meio do intraempreendedorismo

  • Grandes empresas tem investido em inovação por meio do intraempreendedorismo

Inovação é palavra de ordem para a existência das empresas, no cenário de mudanças rápidas e tecnológicas em que estamos inseridos. Empreender é quase sempre a solução para se chegar a inovações disruptivas e propor novas maneiras de se lidar com novos problemas que surgem a cada segundo, e logo ali na frente, já se tornam obsoletos. Mas como uma grande empresa, tradicional, cheia de processos já estabelecidos, conseguiria se inserir nesse cenário de inovação e empreendedorismo? Será que isso é possível?

A resposta é sim. E não só é possível como também pode ser uma das melhores formas de se desenvolver vantagens competitivas, num mundo que hoje solicita o novo do mercado em uma velocidade muito maior e em um nível de exigência muito mais alto e complexo.

As grandes empresas e a inovação por meio do intraempreendedorismo

Um olhar cuidadoso para “dentro de casa” poderá revelar competências e a vontade de colaboradores que têm condições de trazer novas ideias e novas soluções que não estão em seu “job description”. São eles que, justamente pelo fato de vivenciar algumas questões operacionais diariamente, sem tanta flexibilidade em alterações de processos, possuem uma capacidade diferenciada para analisá-las e propor soluções. E a esses podemos dar o nome de intraempreendedores.

No entanto, não basta a competência do colaborador para enxergar oportunidades no dia-a-dia da empresa. Além desse fator, no mesmo nível de importância, devemos considerar também a cultura da empresa e à postura da liderança e da gestão. Ou seja, não basta se atentar às habilidades da equipe que possuem o ímpeto de inovar, como gestor, é preciso também incentivar e ter ouvidos e portas abertas ao “diferente”. Uma cultura organizacional que se mostre fechada, extremamente burocrática e sem a aceitação de iniciativas inovadoras, num caminho inverso, pode inclusive inibir as potencialidades existentes na empresa.

Nesse sentido, é importante deixar claro que não há um “manual” de como criar e cultivar o intraempreendedorismo dentro das empresas. Partindo da cultura favorável ao desenvolvimento das ideias, e passando pelo olhar atento da gestão sobre os colaboradores e a operação como um todo, cada organização vai percebendo seu nível de maturidade para absorver as práticas empreendedoras e aprimorando-se cada vez mais (porque eu diria que esse é um caminho definitivamente apaixonante e sem volta!).

A Troposlab, com a utilização de metodologias próprias e uma vasta experiência de mercado, incentiva e auxilia grandes empresas em iniciativas de intraempreendedorismo, como forma de alavancar a inovação dentro delas. Buscando soluções de quem mais entende sobre a organização: seus próprios colaboradores.

Nestlé, Mercedes-Benz, VLI, Saint-Gobain, são algumas das empresas que já estão olhando cuidadosamente para a inovação por meio do intraempreendedorismo. E você?

O que acha de levar essa oportunidade aí pro seu dia-a-dia? Envie uma mensagem e vamos bater um papo.

Por |2022-11-15T22:16:39-03:0010/10/2018|intraempreendedorismo|

Compartilhe! Escolha a sua plataforma!

Sou formada em direito pela UFMG, apaixonada por inovação e trabalhando na área há mais de 10 anos. Tenho experiência desde recursos para P,D&I, passando por desenvolvimento de negócios e aceleração de projetos inovadores dentro de grandes empresas, como Mercedes, Nestlé, Saint Gobain e várias outras. Amo viajar, conhecer novas histórias e pessoas e criar playlists pras mais variadas situações!
Ir ao Topo