Intraempreendedorismo: 3 dicas para ter sucesso em sua empresa

  • Intraempreendedorismo: 3 dicas para ter sucesso em sua empresa

Costumamos dividir empresas entre aquelas que têm ou não sucesso. Na verdade, entre essas corporações há várias nuances e possibilidades. No entanto, negócios do mundo todo que figuram no primeiro grupo adotam o intraempreendedorismo como valor.

De acordo com Tomas Chamorro-Premuzic, psicólogo organizacional, em artigo para a Harvard Business Review, o intraempreendedorismo é aquilo que transforma ideias em inovações reais. E isso traz mais receita, redução de custos e outros benefícios.

Não é à toa que 75% das empresas brasileiras desenvolverão o intraempreendedorismo nos próximos anos, segundo O Diagnóstico do Planejamento Estratégico Participativo (PEP) do Caleidoscópio 2020.

É por isso que, neste artigo, explicamos o que é intraempreendedorismo, os benefícios da prática e apresentamos três dicas valiosas para sua empresa obter sucesso com ele. Vamos lá?

O que é intraempreendedorismo?

De modo geral, intraempreendedorismo é um conjunto de práticas que incentiva os colaboradores a empreenderem dentro da própria empresa. Em resumo, a prática aumenta a produtividade, inovação e satisfação organizacional.

O conceito é do professor norteamericano James C. Collins, da Universidade de Stanford. Nos anos 1970, Collins observou que empresas, tais como 3M e Procter & Gamble, eram especialmente inovadoras. Isso porque incentivavam os colaboradores.

Já na década de 1980, o consultor Gifford Pinchot III defendeu que o intraempreendedorismo é essencial para que as empresas se mantenham competitivas e tenham sucesso. Ou seja, as corporações deveriam incentivar o colaborador a:

  • ser criativo;
  • assumir riscos;
  • desenvolver novas soluções;
  • criar novos produtos, serviços ou processos.

Benefícios do intraempreendedorismo

É verdade que não existe uma única forma de intraempreendedorismo. Do mesmo modo, os benefícios são múltiplos e têm resultados tangíveis: receita e redução de custos, por exemplo. Alguns outros benefícios são:

  • aumento da produtividade: as pessoas intraempreendedoras geraram novas ideias e soluções que levam ao aumento da produtividade. Além disso, agem de maneira mais proativa e ágil;
  • mais inovação: parece óbvio, mas não é. Em tese, com novas ideias, mais inovadora a empresa se torna. Mas é preciso tirar projetos do papel. E é exatamente isso que o intraempreendedorismo faz;
  • colaboradores mais satisfeitos: quem melhor para criar novas soluções, processos, serviços e produtos que os colaboradores que vivem a organização no cotidiano? Quando a empresa entende isso, eles se sentem motivados e reconhecidos.

Tipos de intraempreendedorismo

Com o passar dos anos, pesquisadores, gestores e empresários desenvolveram métodos para incentivar o intraempreendedorismo. Em razão da diversidade de metodologias, não há receita de bolo. Mas há práticas comuns. Algumas delas:

  • incubação de ideias: a corporação oferece espaço, recursos e incentivo para que os colaboradores concebam suas próprias ideias. Isso resulta em novos processos, produtos, serviços, soluções;
  • aceleração de negócios: nessa prática, que geralmente procede a anterior, a empresa apoia e disponibiliza recursos para que as ideias concebidas se transformem em realidade. Ou seja, assim elas se tornam negócios internos;
  • inovação aberta: não se trata necessariamente de uma prática exclusivamente intraempreendedora. Mas o contato dos colaboradores com startups, universidades e demais instituições incentiva e muito a criação de ideias originais.

Apesar de existirem práticas mais comuns, o intraempreendedorismo é um universo de possibilidades. Por isso, cada empresa deve procurar sua forma de obter sucesso. Ademais, é comum e recomendável que as corporações procurem consultorias de inovação especializadas para desenvolver intraempreendedores.

Como ter sucesso em sua empresa com intraempreendedorismo

Já falamos sobre os benefícios do intraempreendedorismo, que, certamente, interessam às pessoas gestoras. No entanto, organizações mais tradicionais, ou mesmo aqueles que estão em primeiro contato com o tema, podem ter dificuldades para incentivar o intraempreendedorismo.

Por essa razão, apresentamos três dicas valiosas que deixarão sua empresa mais perto do sucesso.

Dica 1: crie uma cultura de inovação

A primeira dica para ter sucesso no intraempreendedorismo é criar uma cultura de inovação na empresa. Isso significa que a empresa deve valorizar a criatividade e a experimentação. Também criar um ambiente onde os colaboradores se sintam seguros para errar e aprender com os erros.

Abaixo, alguns passos para as empresas fomentarem uma cultura de inovação:

  • destacar a importância da inovação: os colaboradores precisam entender que a inovação é um valor importante para a empresa e que eles são incentivados a compartilhar suas ideias em um ambiente confortável para isso;
  • promover a colaboração: negócios mais rígidos tendem a setorizar os processos de forma hiperbólica. Quando os colaboradores de diferentes times, por exemplo, são incentivados a permanecerem em contato, novas ideias surgem;
  • oferecer oportunidades de desenvolvimento profissional: as empresas devem investir no desenvolvimento profissional dos colaboradores. Aliás, o ideal é oferecer formações não apenas sobre as chamadas “hard skills”, mas, também, potencializar o comportamento dos intraempreendedores.

Dica 2: forneça recursos e apoio

Os colaboradores precisam de instrumentos e apoio para desenvolver ideias. As empresas devem fornecer recursos financeiros, tecnológicos e, também, treinamento para os intraempreendedores.

Alguns recursos que as empresas podem dispor aos intraempreendedores incluem:

  • capital financeiro: intraempreendedorismo não é apenas discurso. Envolve processos, tecnologia, tempo de trabalho. Por isso, as empresas podem investir no desenvolvimento de novas ideias;
  • programas de inovação: apesar da cultura de inovação ser perene, as corporações podem desenvolver programas sazonais nos quais os intraempreendedores são encorajados a conceber novas ideias, processos, serviços e produtos;
  • treinamento: inovação exige ferramentas e comportamento. Para ambas as coisas, as pessoas intraempreendedoras precisam de formação. Que tecnologias facilitam a concepção de novas ideias? Que comportamentos o time precisa desenvolver? São perguntas importantes neste passo.

Dica 3: ofereça recompensas

Esta é uma dica valiosa. Dificilmente há algo tão poderoso como o reforço comportamental. Por isso, os intraempreendedores precisam ser recompensados pelo trabalho desenvolvido. Então, as empresas devem criar um sistema de incentivo.

Veja algumas recompensas que as empresas podem oferecer aos intraempreendedores::

  • reconhecimento público: o elogio é uma prática encorajada. Mas quando o reconhecimento ocorre em público, as pessoas intraempreendedores se sentem mais motivadas;
  • prêmios materiais: programas de inovação bem desenvolvidos podem obter alto retorno sobre investimento. Então, nada mais justo que recompensar materialmente os colaboradores envolvidos;
  • promoções: programas de inovação e intraempreendedorismo podem resultar no desenvolvimento de times de alta performance. Isso quer dizer que as corporações podem relacionar esses programas a Planos de Desenvolvimento Individuais (PDIs), por exemplo.

Conclusão

O intraempreendedorismo é uma prática que traz, para as empresas, aumento da produtividade, inovação e satisfação dos colaboradores. Assim, ao seguirem as dicas apresentadas neste artigo, as corporações aumentarão as chances de sucesso.

No entanto, é importante ressaltar que o intraempreendedorismo é processo contínuo. Além disso, as corporações devem se adaptar a mudanças. Ademais, as melhores práticas intraempreendedoras variaram de acordo com o setor, tamanho e a cultura da empresa.

Portanto, é importante que as empresas estejam abertas a novas ideias e dispostas a experimentar diferentes abordagens. Ao fazer isso, elas aproveitam o potencial do intraempreendedorismo e se tornam mais inovadoras e competitivas.

Também, trazemos alguns pontos adicionais que valem a reflexão:

  • importância de medir os resultados do intraempreendedorismo: assim como em demais áreas, processos e atividades, as empresas devem definir indicadores-chave de desempenho para acompanhar o progresso do intraempreendedorismo;
  • papel do líder: o intraempreendedorismo depende da formação de cultura. E, nesse processo, as lideranças têm responsabilidade fundamental. Portanto, elas devem fomentar a inovação e incentivar um espaço acolhedor;
  • perspectiva futura: atualmente, o intraempreendedorismo é o valor das empresas que obtêm sucesso. No entanto, em um futuro próximo, a tendência é que as corporações que não desenvolvam intraempreendedores fiquem para trás e percam competitividade.

Esperamos que tenha gostado desta leitura. E, claro, você pode continuar se aprofundando no assunto. Para isso, preparamos um e-book exclusivo com ferramentas práticas para você desenvolver o intraempreendedorismo em sua empresa.

Baixe agora o e-book “Ferramentas para acelerar ideias intraempreendedoras em sua empresa”!

Por |2023-12-20T10:35:55-03:0020/12/2023|intraempreendedorismo|

Compartilhe! Escolha a sua plataforma!

Descobri, há alguns anos, que escrever é um modo de conhecer o mundo. Desde então, não parei mais. Sou curioso por natureza e apaixonado por cultura, dados e tecnologia. Jornalista, Publicitário e Mestre em Comunicação Social, já desbravei muitas realidades e fenômenos assim: escrevendo.
Ir ao Topo