Liderança Data-Driven e IA nos negócios

  • Liderança Data-Driven e Inteligência Artificial

O executivo Data-Driven, ou líder orientado por dados, é um profissional que toma decisões estratégicas com base em evidências e insights derivados da análise de dados.

Esse tipo de líder compreende a importância dos dados como ativos valiosos para uma organização e utiliza-os para orientar planejamento, execução e tomada de decisões em todas as áreas funcionais da empresa.

Porque é mais importante tomar decisões baseadas em dados hoje?

Você já deve ter percebido que as mudanças do mundo estão se acelerando. Isso ocorre porque a cada período, que varia de 12 a 18 meses, os computadores dobram de capacidade, por exemplo, tornando novas tecnologias mais acessíveis e acelerando novas descobertas em todos os campos da ciência e tecnologia.

Com isso, novas empresas, produtos e serviços surgem em uma velocidade cada vez maior. E o executivo ou empreendedor passa a ter um ambiente muito mais complexo para navegar.

A decisão baseada em dados se torna fundamental para contemplar e sistematizar essa complexidade, transformando-a em insights e informações de negócio. É aí que entra, também, a inteligência artificial.

A Inteligência Artificial cria sistemas e programas de computador capazes de realizar tarefas que normalmente exigiriam inteligência humana, como aprendizado, raciocínio, resolução de problemas e tomada de decisões.

Imagine que os dados de negócios são como uma vasta coleção de peças de um quebra-cabeça. E que, em  nosso cenário de mudanças aceleradas, não sabemos se temos todas as peças. Não sabemos ao certo qual imagem montar e novas peças surgem o tempo todo.

Cada peça desse exemplo representa um fragmento de informações valiosas sobre os clientes, produtos, operações. Agora, montar esse quebra-cabeça é uma tarefa complexa, pois envolve milhares de peças interligadas, padrões sutis e capacidade de ver o quadro completo.

Aqui é onde entra a Inteligência Artificial. Imagine que você tem um assistente altamente inteligente que não apenas ajuda a montar o quebra-cabeça, mas também é capaz de identificar padrões que os olhos humanos poderiam perder, prever quais peças estão faltando e até mesmo sugerir como as peças se encaixarão melhor para formar uma imagem coerente. Ele nunca fica cansado, nunca perde o foco e continua a melhorar sua habilidade de montar quebra-cabeças com o tempo.

Da mesma forma, a Inteligência Artificial, na gestão de dados de negócios, atua como esse assistente inteligente. Ela ajuda a reunir dados dispersos, encontra padrões e tendências ocultas, identifica oportunidades de crescimento e eficiência e fornece insights para orientar as decisões de negócios.

Assim como o assistente torna o processo de montar o quebra-cabeça mais rápido e preciso, a IA acelera e aprimora a maneira como as empresas entendem e usam seus dados para impulsionar o sucesso nos negócios.

A Inteligência Artificial já vem sendo desenvolvida e utilizada nos negócios há muitos anos, mas recentemente esse processo se acelerou graças ao ChatGPT,  que se popularizou pela sua interface intuitiva e excelente poder.

O ChatGPT é um programa de computador que pode “conversar” contigo por texto, como se você estivesse trocando mensagens com uma pessoa. Mas a coisa incrível é que ele foi treinado para entender muitos tópicos diferentes e pode responder a perguntas, dar conselhos e até mesmo ajudar a resolver problemas relacionados ao seu negócio.

Imagine ter alguém que pode acessar todo tipo de conteúdo de todas as áreas do conhecimento. Mais que isso, que está disposto a aprender sobre o seu negócio e sempre pronto para lhe ajudar a tomar decisões, encontrar informações e entender melhor o que está ocorrendo em seu empreendimento.

Mas mesmo o Chat GPT precisa de ajuda para aprender o que fazer, recebendo comandos, por exemplo. Ele é  uma ferramenta baseada em linguagem e aprendizado de máquina, então sua eficácia depende dos dados de entrada e do contexto fornecido.

Assim, os executivos que têm forte orientação a dados conseguem se beneficiar mais da Inteligência Artificial, sabendo como e quando usá-la da melhor forma, mas também entendendo o viés que ela pode ter e os cuidados que devem ser tomados.

Isso é importante dizer: não devemos solicitar a um assistente assuntos e análises que não somos capazes de supervisionar, porque eles “erram” ou “inventam”.

Se ficou claro o poder da Inteligência Artificial para os negócios e a importância de se tornar um executivo Data-Driven, agora falaremos sobre quais são as características de uma pessoa executiva assim.

As principais características de um executivo Data-Driven incluem:

  • valorização dos dados – eles reconhecem que dados são uma fonte crítica de informações e insights sobre desempenho, clientes, operações e outros aspectos da organização;
  • capacidade analítica – têm habilidades analíticas para interpretar dados, identificar tendências, padrões e relações e extrair conhecimentos acionáveis a partir deles;
  • tomada de decisões informadas – baseiam suas decisões em dados concretos, em vez de confiar exclusivamente em intuições ou suposições;
  • cultura de dados – promovem uma cultura organizacional que valoriza coleta, análise e uso de dados em todos os níveis da empresa;
  • colaboração multidisciplinar – trabalham em conjunto com equipes de análise de dados, cientistas de dados e outros especialistas para obter insights precisos;
  • definição de metas e métricas – estabelecem metas claras e definem métricas mensuráveis para avaliar o progresso e o sucesso da organização;
  • aprendizado contínuo – estão dispostos a aprender com os dados e a ajustar suas estratégias com base nas informações obtidas;
  • tecnologia e ferramentas – utilizam tecnologias e ferramentas de análise de dados para explorar, visualizar e comunicar informações de maneira eficaz.
  • foco no cliente – utilizam dados para entender as necessidades e os comportamentos dos clientes, melhorando, assim, a experiência deles;
  • antecipação de tendências – usam análises preditivas para antecipar tendências e se prepararem para possíveis mudanças no mercado.

Um executivo Data-Driven desempenha papel fundamental na transformação digital de uma organização, permitindo que ela seja mais ágil, eficiente e adaptável às mudanças. Esse tipo de liderança é particularmente relevante em um cenário empresarial cada vez mais orientado por dados, no qual a capacidade de extrair insights significativos dos dados pode fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso de uma empresa.

Como se tornar um executivo Data-Driven?

Tornar-se um executivo Data-Driven envolve mudança de mentalidade e uma abordagem estruturada para incorporar a análise de dados nas decisões e estratégias de negócios. Neste processo, temos alguns primeiros passos para sugerir:

  • compreenda a importância dos dados – reconheça que dados são ativos valiosos para seu negócio. Entenda como eles oferecem insights valiosos e melhoram a tomada de decisões. Identifique, também, quais dados seu negócio já está gerando e tente aproveitá-los da melhor forma;
  • eduque-se sobre conceitos de dados – familiarize-se com conceitos como análise de dados, aprendizado de máquina, análise preditiva e métricas de negócios. Você não precisa ser um especialista técnico, mas entender basicamente é fundamental;
  • defina objetivos claros: identifique quais áreas do seu negócio podem se beneficiar da abordagem Data-Driven. Então, defina metas específicas que você deseja alcançar usando dados;
  • avalie suas fontes de dados – analise os tipos de dados que sua empresa já coleta. E determine quais são relevantes para suas metas e como eles podem ser usados para obter insights.
  • comece com pequenos passos – comece por implementar a abordagem Data-Driven em projetos menores. Isso permite que você teste processos e veja resultados antes de expandir para áreas maiores;
  • crie uma cultura de dados: incentive uma cultura na qual todos valorizem e usem dados em suas atividades diárias. Também, promova treinamentos sobre análise de dados para sua equipe;
  • invista em ferramentas de análise – considere a adoção de ferramentas de análise de dados que podem ajudar a visualizar, explorar e compreender seus dados de maneira eficaz.
  • aprenda com os dados – esteja disposto a aprender com os dados, mesmo que isso signifique revisar suas hipóteses e estratégias iniciais. Os dados podem, muitas vezes, revelar insights inesperados.

Em suma, tornar-se um executivo Data-Driven é processo contínuo. À medida que você ganha confiança em usar dados para tomar decisões, você estará melhor posicionado para liderar sua empresa de maneira mais informada e estratégica.

Compartilhe! Escolha a sua plataforma!

Sou psicóloga e mestre em Administração. Trabalho com inovação desde 2005 e nesse caminho me formei também com o Steve Blank, Marc Stickdorn e Jurguen Appelo. Conhecendo inovação, comportamento, novas formas de gestão e design, repenso a gestão da inovação nas grandes empresas, com enfoque nas pessoas e ambiente, indo além de processos e ferramentas. Sou idealista, mãe, amante da boa música e da arte. Nas horas livres você pode me ver correndo por aí, viajando ou brincando feroz com balões de água.
Ir ao Topo