É muito comum, ao pensar em inovação, imaginarmos um grupo de pessoas que, depois de um pouco de inspiração e criatividade, muito esforço e centenas de horas de trabalho, chega em um produto, modelo ou processo completamente novo que revolucionou o mercado.
Para todo novo produto, modelo ou serviço, realmente existe esse tipo de pessoa. Mas o que nem sempre percebemos é que muitas vezes não são elas ou a empresa que elas representam que aproveitam os benefícios dessa novidade.
As empresas que lideram esse tipos de inovação são chamadas de first movers e as que desenvolvem suas soluções usando como inspiração a ideia inicial são os followers. A lógica nos leva a crer que ser o first mover nos garante um diferencial competitivo em relação aos concorrentes, e isso é verdade na maioria dos casos. Mas como todo diferencial, ele é efêmero, desaparece com o tempo.
A história das empresas está cheia de exemplos de first movers da inovação que perderam a sua liderança com o desenvolvimento do mercado.
– O fast food foi inventado pela White Castle, em 1916, mas foi superado por diversas redes que surgiram depois com inovações incrementais e melhor execução do modelo, como foi o caso do McDonald’s.
– O primeiro computador pessoal foi desenvolvido pela Apple (o Apple 1), mas esse mercado foi dominado por marcas que rodavam o sistema operacional Windows da Microsoft ao longo das décadas seguintes.
– A Ford inventou o fordismo, sistema de produção industrial focado em produção em massa, que foi copiado por todos os concorrentes nas décadas seguintes e a Ford eventualmente foi ultrapassada por várias outras montadoras em tamanho de mercado.
Isso continua acontecendo o tempo todo, mas com a rapidez do desenvolvimento de novos produtos e tecnologias, essa mudança vem acontecendo ainda mais rápido:
– A EasyTaxi inventou o modelo de chamar taxis por aplicativo e foi engolida em poucos anos por seus concorrentes
– O Snapchat inventou o conceito de publicações que só ficam disponíveis por 24 horas e foram copiados pelo Facebook em todas as suas redes fazendo o Snapchat praticamente desaparecer em meses
– A Netflix criou um mercado completamente novo de streaming e agora pode ser ultrapassada por várias plataformas concorrentes criadas pelas próprias produtoras de filmes como é o caso da Disney.
Se mover primeiro é sim importante, mas se mover rápido e com qualidade quando os seus concorrentes pensam nas inovações é tão importante quanto.
Quer saber mais sobre nossos serviços? Preencha o formulário e nos conte como podemos ajudar!