Troposlab impulsiona inovação na Fundação Hospitalar São Francisco de Assis com método inédito

  • Troposlab impulsiona inovação no Hospital São Francisco

A Troposlab concluiu com sucesso a 2ª edição do Programa de Liderança para a Inovação da Fundação Hospitalar São Francisco de Assis, instituição filantrópica que opera por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). A iniciativa, batizada de Inova Mais, validou o exclusivo Método Analítico Comportamental Troposlab e impulsionou 9 projetos intraempreendedores idealizados por 32 colaboradores.

As etapas do programa incluíram lançamento, inscrição e seleção de ideias e times, pré-work, bootcamp, aceleração, pós-work e demoday. Ao longo de seis meses, as 12 equipes, compostas por pessoas entre 18 e 40 anos, receberam mentorias semanais com especialistas em negócios e comportamento. O objetivo era desenvolver não apenas os projetos, mas também as habilidades empreendedoras dos participantes.

As mentorias ocorreram semanalmente e consistiram em ambiente colaborativo no qual equipes e mentores interagiram ativamente. Na primeira fase das sessões, houve apresentação de conteúdos sobre negócios e desenvolvimento de projetos. Isso enquanto o mentor de comportamento coletava dados. Já a segunda fase concentrou-se nos aspectos empreendedores individuais e grupais.

A coleta de dados ocorreu em paralelo com uma pesquisa de doutorado da Universidade Federal de Minas Gerais. “Desenvolvemos Método Analítico Comportamental para garantir que o comportamento do empreendedor também se desenvolva nos processos de inovação”, explica Marina Mendonça, Doutora em Psicologia e Diretora de Operações da Troposlab. “Isso se traduz em um maior potencial empreendedor, flexibilidade psicológica e, consequentemente, projetos bem-sucedidos”, completa.

Resultados expressivos

O Inova Mais deixou legados importantes para a Fundação Hospitalar São Francisco de Assis e para a Troposlab. Além de impulsionar a inovação na instituição, os dados coletados em seis meses de operação do Inova Mais foram comparados com mais de mil estudos de intervenção presentes no campo do empreendedorismo ao longo de oito anos de pesquisa. 

Os resultados foram expressivos. 100% dos participantes recomendariam a experiência aos colegas, 88% se sentiram mais preparados para empreender e o desejo de empreender dentro da instituição aumentou em 72%. Além disso, e principalmente, o Método Analítico Comportamental Troposlab se destacou pela eficiência: em comparação com programas tradicionais, ele alcança os mesmos resultados com 4 vezes menos tempo e recursos.

Já imaginou o legado que programas de inovação com aceleração comportamental podem deixar em sua instituição? Fale com um especialista:

Por |2024-08-22T09:00:55-03:0005/04/2024|Case|

Compartilhe! Escolha a sua plataforma!

Descobri, há alguns anos, que escrever é um modo de conhecer o mundo. Desde então, não parei mais. Sou curioso por natureza e apaixonado por cultura, dados e tecnologia. Jornalista, Publicitário e Mestre em Comunicação Social, já desbravei muitas realidades e fenômenos assim: escrevendo.
Ir ao Topo