A Troposlab, em parceria com a PUC Minas, acelerou 10 projetos do PUCTec, hub de formação, inovação e negócios que conectou a comunidade da Universidade ao ecossistema de inovação mineiro. Na primeira fase do programa, 20 projetos foram selecionados. Desses, metade foi acelerada na segunda fase e se tornaram empresas propriamente ditas. Os resultados incluem mais de seis MVPs testados e recorde de faturamento.
O principal desafio do programa era acelerar projetos em estágio de ideação e ajudá-los a desenvolver MVPs (Mínimo Produto Viável). A maioria das startups estava na fase de validação do problem-solution fit. E o foco foi entender as necessidades e dores das personas, desenvolvendo soluções que resolvessem problemas reais.
Desenvolvimento do PUCTec
Os empreendedores contaram com mentorias técnicas e de negócio, além de workshops temáticos com especialistas. O acompanhamento com os profissionais da Troposlab ocorreu ao longo de 12 semanas, nas quais diversos temas foram trabalhados. Além disso, as startups tiveram apoio de mentores, professores da PUC Minas e um bolsista.
Oito startups completaram o ciclo de mentoria, e os resultados demonstram o bom desenvolvimento do programa:
- mais de seis MVPs validados com sucesso junto ao público-alvo;
- melhorias no produto com base no feedback dos usuários;
- desenvolvimento de novos modelos de negócio;
- recorde no número de vendas e clientes;
- discussões profundas e significativas sobre o negócio.
Os resultados foram apresentados em um demoday com banca avaliadora que premiou a startup Iniciativa Materna – que desenvolve soluções de impacto para mães que estão fora do mercado de trabalho – como destaque do programa.
O PUCTec mostrou resultados nítidos no desenvolvimento e na aceleração de startups e destacou a importância dos programas de incentivo para o ecossistema empreendedor ao fornecer suporte estruturado e acompanhamento desde a fase de ideação até a formulação e validação de soluções.
Quer desenvolver um programa de aceleração de startups? Fale com um especialista: