Cultura, profissionalismo e inovação. Essas são características marcantes do Nordeste do país. Sabendo disso, a primeira edição do Startup Nordeste, programa de aceleração do Sebrae, posicionou os nove estados da região como territórios férteis de negócios inovadores globais e contou com milhares de inscrições em 2022. E a Tropos, claro, não ficou de fora dessa. Vamos te contar como foi fazer parte desse momento histórico para o ecossistema nacional.
O Startup Nordeste lançou nove editais, um para cada estado da região. Dos 2,2 mil inscritos, 1,6 mil projetos passaram para a fase de pré-aceleração. Desses, 900 seguiram para a etapa de aceleração. No total, 318 empreendimentos e 512 sócios ou proprietários foram contemplados com a Bolsa Sócio Empreendedor e, em 2023, receberam mentorias exclusivas. A consultoria da Troposlab se deu em Alagoas (AL), Paraíba (PA) e Rio Grande do Norte (RN).
O programa se concentrou em sete áreas prioritárias:
- governança: capacitação de times e lideranças nas comunidades de startups de cada estado;
- cultura: ativação de ecossistemas por meio de ações de engajamento;
- impacto: mensuração do Startup Genome e confecção de plano de ação para os ecossistemas de inovação;
- qualificação: pré-aceleração e aceleração de negócios com capacitações e mentorias;
- fomento: chamadas públicas e concessão de bolsas;
- branding: fortalecimento de negócios inovadores da região;
- matchmaking: atração e formação de investidores.
Os benefícios para as startups participantes do programa foram muitos, incluindo Bolsa Sócio Empreendedor de R$ 6,5 mil por até seis meses para os melhores negócios, suporte para abertura de empresas, validação dos negócios, acesso a comunidades inovadoras, conexão com investidores e, claro, mentorias especializadas.
Como a Troposlab acelerou 88 startups
No Startup Nordeste, a Troposlab atuou em parceria com o Sebrae mentorando pessoas empreendedoras de três estados: Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte. De janeiro a julho de 2023, 33 empreendimentos alagoanos, 27 paraibanos e 28 potiguares foram acelerados.
O principal desafio consistia em assessorar negócios em diferentes estágios de maturidade. Para isso, a aplicação do B-sensor – método exclusivo da Troposlab – possibilitou o diagnóstico preciso da maturidade de cada uma das startups.
Além disso, cada um dos negócios passou por pelo menos 17 mentorias temáticas relacionadas a três eixos norteadores:
- auxílio na execução do Plano de Trabalho de cada startup;
- desenvolvimento dos negócios, com venda das soluções e produtos;
- preparação para a conexão com fundos e investidores.
Ainda, de acordo com o resultado do B-sensor, as startups contaram com mentorias específicas, considerando necessidades, características e contextos dos negócios. Os temas foram diversos: marketing, gestão, estratégia de inovação, ESG e outros.
Como resultados, as startups bolsistas do Startup Nordeste evoluíram em maturidade, concretizaram acordos comerciais e atraíram investimentos:
- Em Alagoas, 79% dos 33 negócios acelerados evoluíram em maturidade;
- já na Paraíba, 86% das 27 startups mentoradas desenvolveram o nível de maturidade;
- no Rio Grande do Norte, 64% dos 28 projetos evoluíram em maturidade;
- diversas startups conectaram-se com investidores;
- 5 startups, que apenas prototipavam suas soluções no início do programa, realizaram as primeiras vendas;
- 5 negócios firmaram parcerias com entidades internacionais;
- e os ganhos comportamentais, além do fortalecimento da cultura de inovação na região também foram amplamente mencionados pelos participantes.
Essa não é a primeira colaboração entre Troposlab e Sebrae. Desde 2015, a parceria acelerou mais de 900 startups em 20 estados, com mais de R$ 143 milhões de investimento captados. Essa cooperação se torna ainda mais especial no Nordeste do país. Isso porque a iniciativa, fora do eixo Sul-Sudeste, é grande esforço para que a onda da inovação chegue de forma equânime em todo território nacional.
E você? Quer se relacionar com startups do mercado por meio de programas de inovação aberta, como fez o Sebrae?
Fale com um de nossos especialistas: