Inteligência artificial, big data, machine learning, todas essas tecnologias têm evoluído cada vez mais para fazer com que a sua experiência seja cada vez mais customizada, cada vez mais assertiva e cada vez mais … enviesada.
Olhe para as suas redes sociais. O que você vê? Fotos de crianças recém nascidas? Posts políticos? Textos interessantes sobre a sua área de atuação?
Não sei se você notou, mas há alguns anos as redes sociais têm evoluído para cada vez mais entender o que você gosta (curte, compartilha, segue, etc) e começam a te mostrar só isso.
Na maioria das vezes isso é benéfico, por exemplo quando você compra um determinado produto e o site de e-commerce te surpreende com um produto fantástico que completa o que você acabou de colocar no carrinho, ou quando a plataforma de vídeos te recomenda um filme desconhecido por você mas que tem uma linha de humor muito parecida com aquela série que você acabou de terminar.
Mas e quando você começa ter uma visão limitada de mundo por causa disso?
Em tempos de eleições como o que estamos vivendo agora (por exemplo) o resultado é: VOCÊ ENXERGA UMA BOLHA.
No mundo de negócios isso pode levar você a:
- ter uma visão distorcida de tamanho de mercado – “Todo mundo tem o problema que eu estou tentando resolver”. Ou será que você só curte aqueles que pensam como você?
- ignorar oportunidades de mercado – Se você só recebe informações no linkedin do seu mercado, por exemplo, dificilmente vai ver algo de outro mercado que você pode aproveitar no seu.
- atingir apenas quem já te conhece – Se você só vê quem você já possui afinidade de pensamento, o mesmo acontece com o seu cliente. E talvez o seu produto, as suas ideias ou os seus textos devam atingir exatamente aqueles que ainda não te conhecem e ainda não pensem como você.
Como minimizar isso?
Da mesma forma que muitos economistas recomendam que você invista o seu dinheiro.
DIVERSIFICANDO ONDE VOCÊ INVESTE / CONSOME INFORMAÇÃO
Curta pessoas fora da sua área, use redes sociais diferentes, siga veículos de mídia com posições políticas e econômicas diferentes.
Da mesma forma, de vez em quando escreva, fale, poste sobre temas fora da sua área, assim você consegue embaralhar um pouco a lógica matemática que governa a internet.
E terminando a frase do título desse post, você que clicou nesse post também vai gostar de:
… ler sobre a guerra do paraguai
… aprender a fazer um risoto mineiro
… assistir uma partida de curling
Gostou do post? Quer saber mais sobre os nossos programas?
Acesse http://bizcool.com.br/