O que podemos observar da edição 2019 da “100 Startups to Watch”
Saiu hoje, direto do forno, ainda quentinho, o ranking das 100 startups to Watch 2019. A lista é promovida pelas revistas Pequenas Empresas & Grandes Negócios, Época negócios, da Editora Globo e as consultorias Corp.vc e EloGroup.
Mas o que é essa lista e o que já conseguimos perceber nela?
Nenhuma lista é definitiva e nenhuma delas se propõe a acertar 100% quais são os negócios que terão sucesso e realmente impactarão os próximos anos. No entanto, essa seleção conta com um grande número de startups participantes (2,2 mil na primeira fase) e com representante de diferentes agentes do ecossistema na avaliação (investidores, aceleradoras, hubs de inovação, etc). Sem contar, é claro, no peso dos organizadores por trás desse levantamento.
O primeiro ponto interessante desse levantamento é a massiva presença de startups com modelo de negócios B2B (aquelas que possuem outras empresas como clientes), especialmente as focadas em grandes empresas.
Diferente do Vale do Silício, onde surgem várias startups com um foco no consumidor final (Google, Facebook, Uber, etc). No Brasil essas empresas têm mais dificuldade de crescer e por isso o mercado mostra que os negócios B2B tem mais espaço na cabeça dos investidores brasileiros e conseguem atingir um ponto de equilíbrio financeiro mais rapidamente.
Dentre os representantes da 100 Startups to Watch, destacamos os seguintes:
Birmind
- Descrição: A Birmind oferece um software que tem como base os conceitos de industrial analytics o que possibilita a análise, controle, gestão da informação e auxílio em tomadas de decisões para plantas industriais.
- Programas da TroposLab que participou: Startups Connected (AHK) / Startout Brasil Missão Paris / Startout Brasil Missão Berlim
Mvisia
- Descrição: A Mvisia desenvolve máquinas e sistemas baseados em visão computacional e inteligência artificial com o objetivo de determinar o índice de qualidade de produtos agrícolas. Os dados coletados são enviados para um software que analisa os produtos, levando em consideração parâmetros estabelecidos para a seleção de cada cultura agrícola.
- Programas da TroposLab que participou: Sebrae Capital Empreendedor SP
Rocket.Chat
- Descrição:A Rocket.Chat é uma plataforma multiuso de comunicação para equipes de trabalho. Pode ser utilizado como e-mail, mensageiro instantâneo, plataforma para compartilhamento de arquivos e videoconferências.
- Programas da TroposLab que participou: Startout Brasil Missão Berlim
Shelfpix
- Descrição: A Shelfpix é uma tecnologia que utiliza a o reconhecimento de imagens para monitoramento de pontos de venda de produtos no varejo.
- Programas da TroposLab que participou: Startout Brasil Missão Berlim
Outro ponto interessante é a presença de startups de Hard Science, ou seja, startups que possuem uma intensa pesquisa por trás do desenvolvimento dos seus produtos e serviços. Esse tipo de startup pode ter como base a biotecnologia, a engenharia, a nanotecnologia, a tecnologia da informação ou qualquer outro background tecnológico. O importante é que os produtos sejam fruto de tecnologias difíceis de serem copiadas.
As pessoas têm uma tendência a relacionar startups única e exclusivamente com aplicativos e/ou softwares, mas esses tipos de negócios tem uma tendência a serem facilmente copiados. Quando isso acontece, quem tem mais dinheiro, ou quem está melhor posicionado, ou quem tem os melhores contatos “ganha a corrida”.
Dentre as startups que representam esse grupo nas 100 Startups to Watch, destacamos a Biosolvit que já aceleramos:
Biosolvit
- Descrição: A Biosolvit desenvolve produtos de tecnologia limpa com expressiva redução de custos. Tem produtos como BioBlue que é destinado a absorção de qualquer derivado do petróleo em terra ou no mar.
- Programas da TroposLab que participou: Startout Brasil Missão Paris / Conecta
Por fim, a lista ainda conseguiu representar um terceiro grupo que tem crescido na participação do mundo das startups, os negócios sociais.
Negócios sociais são empresas que se preocupam com o impacto social e ambiental gerado pela sua atividade e tem isso como uma diretriz tão importante quanto a financeira.
No caso desses negócios é importante separá-los de ONGs ou projetos assistencialistas que se preocupam com o impacto, mas quase nunca se preocupam com a sua própria sustentabilidade financeira.
O balanço entre impacto gerado e sustentabilidade financeira, faz com esses negócios consigam crescer e atrair investimentos e clientes que os demais negócios não conseguem atingir. Como eles se preocupam sim em gerar lucros e crescer economicamente, os negócios sociais não se tornam dependentes de doações e ajudas de editais específicos para se manterem atuantes.
Dentro desse setor destacamos a Geraes:
Geraes
- Descrição: A Geraes cria produtos para pessoas com deficiência visando o desenvolvimento de suas competências e suas individualidades. Lançaram produtos como o Teclado Inteligente Multifuncional TiX, que auxilia pessoas com qualquer limitação motora a acessar um computador através de 11 teclas que podem ser acessadas até mesmo com o piscar dos olhos.
- Programas da TroposLab que participou: FIEMG Lab
Além dessas startups, a TroposLab conta com mais 3 startups na lista das 100 startups to watch 2019, são elas:
Justto
- Descrição: A Justto é uma plataforma digital omnichannel para mediação de conflitos. Ela permite o acompanhamento em tempo real de uma ocorrência e ajuda as partes envolvidas a se comunicarem e chegarem a um acordo.
- Programas da TroposLab que participou: Startups Connected (AHK)
N2B
- Descrição: A N2B tem o objetivo de democratizar a acessibilidade à nutrição de qualidade. Com um produto voltado a empresas, a plataforma conecta os funcionários com nutricionistas que são responsáveis por acompanhar a reeducação alimentar, auxiliar na escolha das dietas e solucionar dúvidas dos colaboradores.
- Programas da TroposLab que participou: Irão começar esse mês no programa Acelera SAB
Tbit
- Descrição: Startup de base tecnológica que foi criada em 2008 e está incubada na Universidade Federal de Lavras. Atua no desenvolvimento de produtos e sistemas inovadores voltados para o agronegócio.
- Programas da TroposLab que participou: Gerdau Challenge
Confira a lista completa das 100 Startups to Watch 2019:
- Agronegócio
Agrosmart
Cromai
Grão direto
Jetbov
Mvisia
Olho do dono
Safetrace
Scicrop
Sintecsys
Tbit
Terra magna - Construção
Ambar - Educação
Classapp
Edufuturo
Guten
Redação online - Financeiro
Blu365
Bxblue
Celcoin
Creditoo
Credpago
Finanças360
Finpass
Magnetis
Monkey exchange
Rebel
Warren - Gestão
Arquivei
Auvo
Biz.u
Checklist fácil
Docket
Fhinck
Geek hunter
Goodticket
Gupy
Kenoby
Looqbox
Marketup
Meetime
Niduu
Omiexperience
Revelo
Rocket.chat
Sheetgo
Skore
Townsq - Impacto
Biosolvit
Geraes
Gove
Livox
Raízs
Ribon
Signa
Sumá
Guia de rodas
O polen - Indústria
Birmind
Goepik
I.systems
Thermo-off - Logística
Cobli
Intelipost
Send4 - Marketing e Vendas
Alboom
Escale
Inloco
Lett
Maio marketing
Noalvo
Postmetria
Propz
Shelfpix
Squid
Standout - Saúde e Bem-Estar
Carenet
Ephealth
Hitechnologies
Memed
N2b
Neo - Serviços
Buser
Easycarros
Flapper
Fotop
Fullface
Justto
Meifácil
Midhaz
Mol
Resolvvi
Volanty - Tecnologia da Informação
Cleancloud
Cosmobots
Digibee
Eunerd
Idwall
Nama
Pluga
Wavy
Saiba mais no site da Pequenas Empresas & Grandes Negócios.