• 10 startups lideradas por mulheres

Se tem uma coisa que nós nos orgulhamos aqui é dos resultados das “nossas startups”. Não, elas não são nossas, nós não investimos nelas, mas é que nos orgulhamos tanto em fazer parte da história de cada uma que até as tratamos como se fossem “da família”.

Entre as 762 startups que já aceleramos, 107 são lideradas por mulheres. De todas as regiões do Brasil, essas mulheres tem trabalhado de forma exemplar, liderando seus times, esmerando seus produtos e desenvolvendo seus negócios. Entre elas, listamos 10 startups para você ficar de olho:

Aya Tech

A Aya Tech é uma empresa 100% brasileira focada no emprego da nanotecnologia para desenvolvimento de seus produtos, para atender clientes vindos de diferentes segmentos, entre eles agronegócio, têxtil, hospitalar e cosmética. Atua sempre com a preocupação de gerar saúde e bem estar aos seus consumidores de forma sustentável e ecologicamente coerente.

Beepay

O Beepay é uma ferramenta de apoio de experiência de loja física já que os consumidores preferem sair de casa para fazer compras, ainda que existam serviços de vendas online. O consumidor tem o melhor da experiência da loja física, com a facilidade do meio online mas sem a dor de pegar filas ou carregar peso. O Beepay é uma ferramenta de vendas poderosa fruto de análises efetuadas em grupos de supermercadistas, observando e identificando o comportamento consumidor, suas dores, problemas, desejos e necessidades.

Biomimetic

Desenvolvem scaffolds sintéticos utilizando-se da combinação de nanotecnologia e novos componentes, visando agregar propriedades e performance diferenciadas ao processo de cultivo celular. A startup está focada em consolidar essa tecnologia de ponta para ser a empresa Brasileira pioneira na fabricação de órgãos e tecidos humanos funcionais para uso em testes clínicos, terapias e substituição de tecidos danificados.

Fastdezine

A Fastdezine amplia o portfólio de produtos das agências eliminando a dor da gestão de freelancers com garantia de altíssima qualidade dentro do prazo e preço drasticamente competitivo. De um post para redes sociais a um planejamento de marca, a Fastdezine ajuda as empresas com soluções de design.

Hisnëk

Oferece benefício de health & wellness para empresa e seus colaboradores, favorecendo o ambiente de trabalho em vários aspectos, gerando economia para a empresa e resultados no desempenho da equipe. Desenvolveram a IVI, uma robô, de inteligência artificial que funciona como uma assistente virtual focada em saúde mental, saúde física e nutrição e alimentação que interage com os usuários promovendo novos hábitos e, consequentemente, melhor qualidade de vida. 

Iara Wisnik

Iara Wisnik, estilista que dá nome à marca, trabalha com coleções inteligentes e enxutas, com coleções de peças básicas e únicas, que conversam entre si. O grande diferencial da marca está no desenho (tema, jogo de formas, coerência), na preocupação com a sustentabilidade e no fato de ser atemporal. É uma das marcas apontadas como promessa brasileira pelo projeto Novos Talentos da Shop2gether.

Malalai

Solução para pessoas que querem ser livres para deslocarem sozinhas com mais segurança, especialmente focado em ajudar as mulheres a se deslocarem com mais tranquilidade. 

N2B

Aliando tecnologia, ambiente colaborativo e fácil acesso, oferecem a empresas e seus colaboradores uma personal nutricionista, disposta a tirar as dúvidas e avaliar todas as refeições, diariamente e individualmente. Pelo aplicativo, os usuários enviam fotos de suas refeições e a partir disso tem acesso a dados nutricionais e recebem recomendações nutricionais para equilibrar sua alimentação e saúde. 

Nanoscoping

A NanoScoping é uma empresa de inovação, com enfoque em nanotecnologia para  o setor veterinário, que desenvolve insumos a partir de ingredientes biocompatíveis e biodegradáveis, usando tecnologia verde. Tais insumos podem ser adicionados pela indústria veterinária aos produtos de higiene e embelezamento veterinários, levando inovação e eficiência ao consumidor (que neste caso são os donos de animais).

Taxifly

A TaxiFly é um marketplace de aviação executiva, que traz agilidade e confiança na contratação online de táxi aéreo homologado pela ANAC, ao contrário das atuais formas de contratação, que são mais morosas e burocráticas. Na TaxiFly, é possível contratar e pagar online, comparar os preços de acordo com o tipo/modelo da aeronave, entre empresas de táxi-aéreo ou datas disponíveis.

Não foi só porque acreditamos muito nestes negócios que os colocamos nesta lista, mas porque eles tem algo em comum que vale destacar.

Podemos dizer que a Luisa da N2B, a Iara da Iara Wisnik, a Renata da Beepay, a Úrsula da Fastdezine e as demais mulheres dessas startups estão reinventando a roda.  É um novo jeito de fazer negócio, pensando cada detalhe sob a perspectiva do cliente e com as preocupações de sustentabilidade – ambiental, social e econômica – sempre presentes. Todas elas fazem isso enquanto vencem desafios sociais “simplesmente” por serem mulheres que lideram negócios. E lideram com bravura, brilhantismo e geram resultados sensacionais.

A Priscila da Malalai, a Carol da Hisnëk e a Graciane da Taxifly encontraram e ainda encontram entraves por se arriscar no caminho da tecnologia para a inovação, e são pressionadas a provar o quão úteis e eficientes são suas respectivas soluções, em um mercado tradicionalmente dominado por homens.

A Fernanda da Aya Tech, a Maria Beatriz da Nanoscoping, a Alana da Biomimetic e as demais empreendedoras de suas equipes se dedicam fielmente a oferecer o melhor no que se refere a seus produtos. Elas não querem ser apenas “mais uma” e/ou oferecer “qualquer coisa”, todas estão dedicadas a fazer a diferença por onde passam. Estudam, pesquisam, transformam… tudo isso para de fato promover mudanças na sociedade.

Nessa busca de todos pelo seu “lugar ao sol” temos encontrado muitas jornadas de empreendedoras admiráveis. Fazer essa lista não foi simples, porque temos muito mais que 10 #mulheressemtamanho liderando as startups aceleradas pela Troposlab (e tantas outras pelo ecossistema brasileiro). Mas nos sentimos orgulhosos por poder apresentar uma parte delas, no desejo que todas se sintam representadas.

E você? Quais startups lideradas por mulheres gostaria de ver compondo essa lista?

As três sócias da Troposlab: Marina Mendonça, Renata Horta e Nathália Tavares.

Vale ressaltar que a potência da liderança feminina a gente também vê refletida nas empreendedoras aqui da Tropos: hoje somos 3 entre os 4 sócios da empresa!

Por |2021-05-03T11:40:21-03:0009/03/2020|aceleração de startups|

Sobre o Autor:

Avatar
Ir ao Topo