Como escolher a sua atuação de mercado: nicho x amplo

  • Case Amazon mostra o caminho da empresa na escolha da sua atuação de mercado

Muitos empreendedores se vêem diante do dilema de como escolher a sua atuação de mercado.

Por um lado, alguns dizem que a estratégia ideal é escolher um nicho e dominar muito bem esse nicho. Isso ajuda o negócio a se tornar especialista no cliente, nas necessidades específicas daquele nicho e assim construir um produto e um negócio realmente inovadores.

Outros defendem a busca por mercados grandes, com potencial de crescimento, pois são esses que irão atrair os grandes investidores. Não vale a pena dedicar anos da sua vida no desenvolvimento de um negócio se ele não tiver potencial de crescer.

Mas qual é o caminho ideal para escolher sua atuação de mercado?

Na minha opinião: uma junção dos dois.

Vou explicar:

  • O que a Amazon vende hoje?

Roupas, eletrônicos, livros, móveis, de tudo um pouco.

  • Mas como ela começou?

Se tornando a melhor livraria do mundo. No começo ela só vendia livros.

Porque ela começou assim? 

Em primeiro lugar, os livros possuem várias características que facilitam a venda online: são fáceis de transportar, não precisam ser experimentados, não são perecíveis, entre outros pontos.

Em segundo lugar, eles encaixavam perfeitamente no modelo de cauda longa da empresa. Ou seja, diferente dos seus concorrentes de lojas físicas, a Amazon não tinha, e continua sem ter, a limitação de estoque para escolher que produtos fazem parte do seu portfólio. Se você quer um livre de pesca submarina em cavernas do cerrado, boa sorte em procurar um livro desse na livraria do seu bairro. Por outro lado, pagando o preço justo e esperando o tempo de entrega, uma loja online consegue te entregar esse livro.

Mas isso tudo estava relacionado com uma decisão de começar em um nicho. Essa estratégia garante que a empresa irá crescer e aprender dentro de um ambiente mais controlado, para aos poucos ir aumentando a sua faixa de atuação de mercado, mantendo-se sempre a frente dos concorrentes em experiência do cliente.

Ou você acha que os desafios logísticos de enviar para o cliente uma esteira elétrica são os mesmos de enviar um livro?

Por outro lado, sempre existiu na cabeça dos fundadores da Amazon e de seus investidores a clareza que o potencial da empresa seria de atender a vários mercados diferentes. Somente a estratégia de mercado inicial e de crescimento era através de nichos.

Portanto, comece com um nicho que você acredita e domina, quando não tiver mais onde crescer nesse nicho, migre para o próximo mais parecido, e depois para o próximo e o próximo e o próximo. Mas sempre com a visão do que a sua empresa pode se tornar a longo prazo.

Para saber mais sobre empreendedorismo e inovação acesse também o blog da Troposlab.

Por |2022-11-11T08:56:01-03:0021/11/2019|mercado|

Compartilhe! Escolha a sua plataforma!

Atuo no mundo da inovação desde 2008. Já atuei em incubadora, consultoria e aceleradora, acelerando mais de 900 startups. Sou formado em Ciências Biológicas e Especialista em Gestão, e por isso gosto de misturar mundos diferentes para trazer mais inovação para o meu dia-a-dia. Coordeno os programas da Troposlab e crio novas metodologias de aceleração, atuando diretamente com mais de 50 grandes empresas. Além disso, tenho um lado nerd (ficção científica, heróis, histórias de aventura, etc).
Ir ao Topo