• Você sabe o que é um mercado "winner takes all"?

Cada mercado tem as suas características e por isso não existe uma regra única de desenvolvimento para todas as startups (já falamos sobre o dilema da escolha de um mercado anteriormente aqui). Um tipo de mercado bem característico é o “winner takes all”, na tradução literal “o vencedor leva tudo”.

No “winner takes all”, as características de compra e/ou interação dos players leva ao monopólio ou algo perto disso. Quanto maior a competição, ou seja, mais empresas no mercado, pior para os consumidores que se vêem usando várias plataformas diferentes, que não conversam entre si. Na prática esses mercados se tornam dominados por oligopólios (poucas empresas dominando todo o mercado).

Um famoso exemplo de mercado desse tipo é o dos marketplaces. Esse modelo implica em uma plataforma que conecta quem quer vender determinado produto ou serviço com quem quer comprar. No nosso dia a dia vemos, por exemplo, os marketplaces de comida (iFood, Uber Eats, 99, etc). Quanto mais plataformas mais confuso é para o consumidor, que tem que procurar o restaurante em várias plataformas diferentes, gastando tempo e espaço na memória do celular que poderiam ter outros usos. Da mesma forma, para o estabelecimento, manter o cardápio, horário de funcionamento e todos os outros dados atualizados em várias plataformas, consome um tempo que nenhum deles dispõe.

Portanto, o próprio mercado faz pressão para que existam poucos players. O mesmo acontece em redes sociais, por exemplo. Se temos várias redes sociais ativas ficamos confusos de onde interagir e o que costuma acontecer é abandonar algumas no meio do caminho.

Porque entender a existência do mercado “winner takes all” é importante para um empreendedor? Porque só se sobrevive nesse tipo de mercado atraindo investimentos e crescendo mais do que os concorrentes. Não é qualidade que ganha nesse tipo de mercado e sim tração de crescimento. A velocidade é o maior importante.

Portanto, se você identificar essas características no seu mercado, comece a crescer o quanto antes e, quando tiver os primeiros números, vá atrás de investimento para manter a sua curva de crescimento exponencial.


Você empreende em uma startup e quer ficar por dentro dos nossos programas de aceleração corporativos ou receber conteúdos exclusivos para o desenvolvimento do seu negócio? Você também pode falar com a gente clicando aqui.

Faça parte da nossa rede de startups

Por |2021-04-27T15:01:29-03:0027/04/2021|mercado|

Compartilhe! Escolha a sua plataforma!

Atuo no mundo da inovação desde 2008. Já atuei em incubadora, consultoria e aceleradora, acelerando mais de 900 startups. Sou formado em Ciências Biológicas e Especialista em Gestão, e por isso gosto de misturar mundos diferentes para trazer mais inovação para o meu dia-a-dia. Coordeno os programas da Troposlab e crio novas metodologias de aceleração, atuando diretamente com mais de 50 grandes empresas. Além disso, tenho um lado nerd (ficção científica, heróis, histórias de aventura, etc).
Ir ao Topo