Não há o que fazer, sentir medo é uma das experiências inerentes ao ser humano, isso nos mantém vivos. Às vezes eu gostaria de apenas ter coragem e certeza, seguir adiante com os projetos que tenho em mente, mas não é bem assim que acontece. Acabei descobrindo que o medo é um bom conselheiro. Ouvi-lo faz sentido, só não devemos acreditar no que ele diz como verdade absoluta e sim com um alerta para uma das opções do que pode acontecer.
E o medo de inovar não é diferente. Os gestores que se propõem a liderar processos de inovação sabem (ou, pelo menos, deveriam) que correr risco é intrínseco ao que fazem e é bem aí que o medo costuma encontrar sua morada. Por isso, pensei em 3 dicas e aprendizados que podem ajudar esse percurso a ser um pouco mais leve:
Acredite nas pessoas
“Se quer ir rápido vá sozinho, se quer ir longe vá em grupo.”
Provérbio africano
É inegável que a inovação acontece por meio das pessoas. Especialmente um atendimento, serviço ou produto exclusivo depende de atributos sutis e simbólicos que só funcionam quando o time compreende suas funções.
Mas também são as mesmas pessoas que cometerão erros e agirão de forma leviana. Essa dualidade entre a confiança e o medo da falha sempre nos acompanhará, ainda mais lidando com inovação, que pede um dose extra de ousadia e motivação, em um universo cheio de incertezas.
Você é indivíduo, mas não é individual.
Nós somos mais quando conectados a outros, nossas capacidades se somam e anulam nossos defeitos. É um processo de conflito e resolução contínuo, mas você já sabe que é assim. Encare essa jornada com sua equipe. Traga transparência, planejamento e confiança para o centro do círculo e terá uma equipe de inovação impressionante.
A criatividade e a sensibilidade podem mudar tudo, e isso está nas pessoas que compõem a empresa. Em suas experiências e conhecimentos existe uma riqueza impossível de ser imitada por qualquer concorrente. Se não quer contar com elas e tudo que o são, você certamente estará perdendo muito.
Acredite no processo
“Nunca vi bom capitão, ser formado em águas tranquilas.”
Autor desconhecido
O processo da inovação é um caminho na direção do desconhecido, na direção do que nunca foi feito antes, e isso pode ser aterrorizador. Temos medo de tudo o que não conhecemos. É um caminho complexo e pede dedicação contínua.
Então, ao inovar, estamos lidando contra o tempo, na direção de um lugar que não sabemos exatamente qual é, sendo chamados para fora da nossa zona de conforto.
É óbvio que teremos a tendência de deixar o processo! Nós temos medo de termos feito escolhas erradas aí começam a vir as dúvidas:
- Será que esse novo projeto realmente vai reduzir os custos?
- E se esse produto não tiver a mesma eficiência?
- Ou se essa equipe não conseguir validar até a data?
Não podemos mentir, o processo tradicional entrega resultado e é mais seguro, então por que sair dele?
O mundo é impermanente, tudo está em contínua transformação… os conceitos, as tendências, os desejos e o mercado. Se você escolheu o caminho da inovação, mas está com medo do processo não te levar até onde você deseja, pode acreditar, não te levará.
Confie nas metodologias de inovação e elas te levarão para o lugar de maior êxito, porque dão respostas sobre o agora, reduzindo as incertezas de suas escolhas. Você estará aprendendo a cada hipótese e a cada valipo adequado que o processo trará.
Acredite no processo.
Acredite na sua visão
“Algumas pessoas nascem grandes, algumas conseguem a grandeza e outras tem a grandeza imposta a elas”
William Shakespeare
Grandes inovadores e grandes líderes têm algo em comum, com frequência estão contidos na mesma pessoa. Líderes e inovadores tem uma visão de futuro, um propósito forte que os motiva. Eles vêem algo que outras pessoas não veem. Acreditam em algo que os outros não acreditam e quando começam a falar sobre o futuro, como será essa visão realizada, eles encantam as pessoas ao redor.
Mas como diria o poeta Chorão, da banda Charlie Brown Jr “histórias nossas histórias, dias de luta e dias de glória”. No dia do lançamento do programa de inovação é tudo lindo. No momento em que a validação é a favor de nossas hipóteses, o dia é ensolarado e a brisa é fresca. Mas há também os dias em que o céu fica nublado e que parece que tudo dará errado. E tudo aquilo que você viu de iluminado para o futuro parece algo que está apenas na sua cabeça e nada se realizará.
Não se deixe se abater pelos dias nublados. Todo sonhador, também é um “chorador”, as grandes realizações não surgem sem esforço e se você está inovando você ainda precisa lidar com um nível de incerteza maior. Regue as sementes dos seus sonhos com as lágrimas, mas não tire a pintura do futuro de sua parede, porque agora que você foi chamado para a grandeza não pode voltar atrás.
Cerque-se de pessoas melhores que você e sempre procure pessoas mais experiências para conversar sobre a vida e conseguirá realizar a sua visão.
E se precisar de mais uma forcinha para vencer o medo de inovar, conte com a gente!