• realizar negócio

Hoje vamos explorar mais a fundo as habilidades em torno do pilar de realização, isto é, as habilidades que se referem à capacidade de se realizar um negócio, entendendo como desenvolvê-las para empreender com sucesso. Para isso, assim como no texto anterior, onde falamos sobre a motivação para empreender, gostaríamos de iniciar com uma provocação fundamental para o desenvolvimento das quatro principais habilidades em torno da realização:

O que você deseja alcançar com seu negócio?

Já abordamos amplamente sobre a importância de entender mais a fundo o que realmente te move a realizar um negócio, e de seguir reforçando e se relembrando desses motivos diariamente. Muito conectado com o que motiva alguém a empreender (muitas vezes, sendo a mesma coisa), estão os impactos ou marcos que aquela pessoa visa alcançar, seja para um ambiente específico ou amplo, para um grupo de pessoas ou para a sociedade como um todo, ou mesmo para si próprio. 

Contudo, ainda que os fatores de motivação possam ser claros para alguém que empreende, nem sempre aquela pessoa sabe exatamente os resultados específicos que gostaria de alcançar, ou mesmo o caminho que deveria percorrer para alcançar um objetivo. Isto é, saber o que te motiva a empreender não necessariamente implica saber que impactos quer exatamente causar, ou ainda quais ações deve realizar para alcançar um objetivo ou gerar um impacto específico. No ambiente de inovação, onde lidamos o tempo todo com incertezas e, por muitas vezes, seguimos por caminhos ainda não desbravados, isso pode ser ainda mais frequente, justamente pela ampla possibilidade de ações e impactos que o desconhecido pode vir a oferecer.

Mesmo lidando com o desconhecido é possível (e necessário) estabelecer objetivos iniciais a serem alcançados, norteando a partir destes ações para alcançá-los, adaptando tais ações a partir de novos aprendizados ou novas oportunidades que venham a surgir. E, com isso, desenvolvendo soluções que possam levar ao alcance de tais objetivos, ou mesmo gerar novos objetivos não vislumbrados anteriormente. Em suma, é necessário sempre vislumbrar o que você quer realizar através de seu(s) negócios(s), expandindo objetivos ao alcançar marcos, para se manter inovador e empreendendor com sucesso. Mas para conseguir trilhar esse caminho de maneira mais clara e ampliar suas chances de atingir objetivos, é necessário desenvolver quatro habilidades empreendedoras fundamentais. São estas:

Planejamento

A habilidade de planejamento diz respeito à capacidade de definir objetivos e programar ações em torno da realização destes, de maneira a estipular prazos e datas de execução, detalhando estratégias e modos de execução, e buscando manter o controle sobre atividades presentes e futuras de seu negócio/projeto. 

Esta habilidade é primordial para uma execução bem-sucedida de qualquer negócio: sem ter noção alguma de onde gostaria de chegar e como chegar aonde almeja, é muito pouco provável que você possa se manter motivado(a) a empreender algo, ou mesmo manter o mínimo de controle sobre as ações que possam garantir que alcance seus objetivos. Para desenvolver tal habilidade, é importante:

  • Estabelecer metas a curto, médio e longo prazo: o caminho para alcançar um grande objetivo requer atingir metas menores, que devem aumentar de proporção à medida que você se aproxima de um objetivo maior. Entender esse processo e reconhecer o alcance de objetivos menores é essencial para que se mantenha caminhando rumo a um objetivo maior. Neste sentido, é fundamental sempre destrinchar ações e objetivos maiores em ações e objetivos menores.
  • Entender quais métodos de planejamento funcionam melhor para você: muitos empreendedores querem planejar ações para seus negócios, mas acabam tendo dificuldades em fazer isto por não possuírem ferramentas adequadas para tal. Nesse sentido, buscar e testar diferentes ferramentas, sejam planilhas, quadros de gestão ágil ou murais de post-its, entendendo qual se adequa melhor aos seus hábitos e modelo de negócio, é essencial para que você não se perca nesse processo. Você pode encontrar algumas dicas de ferramentas e metodologias de planejamento aqui.
  • Estabelecer rotinas periódicas de planejamento e monitoramento de ações: não basta apenas programar tarefas rumo ao seu objetivo, é necessário também acompanhar os resultados destas. Para garantir tanto um bom nível de controle sobre suas atividades quanto assegurar seus resultados, é necessário estabelecer momentos (sejam diários, semanais ou mensais, conforme sua necessidade) para focar em delinear e monitorar suas atividades, mantendo sempre em vista a realização de seus objetivos a curto, médio e longo prazo.
  • Manter a flexibilidade para replanejamentos: dado o ambiente de inovação e empreendedorismo ser muito dinâmico, ainda que você realize periodicamente um planejamento detalhado de ações, é importante não se apegar tanto ao planejamento inicial. Caso ocorra algum imprevisto ou surjam novas oportunidades que levem a objetivos não antes contemplados, faça uma mudança de planos.

Para desenvolver ações como essas e seguir desenvolvendo suas habilidades de planejamento, é importante manter a atenção para o desenvolvimento de duas outras habilidades:

Busca por aprendizagem

A habilidade de busca por aprendizagem se refere à capacidade de se atualizar constantemente sobre informações em torno de clientes, fornecedores, concorrentes e sobre o próprio negócio. Além da busca por desenvolver pessoalmente habilidades técnicas e habilidades empreendedoras. Isso é fundamental para que um empreendedor possa seguir gerando oportunidades de crescimento aos seus negócios, a partir de novos aprendizados e de um olhar atento para o que tem ocorrido e pode vir a ocorrer no mercado. Para desenvolver essa habilidade, é importante: 

  • Buscar entender que áreas e competências são necessárias para desenvolver sua ideia, projeto, ou negócio: é essencial para que você possa ter uma maior compreensão sobre as habilidades e competências que você já possui em si e em sua equipe, e as que ainda precisa desenvolver ou agregar através de alguém que já as possua (falamos sobre como desenvolver habilidades empreendedores nos times aqui).
  • Estabelecer momentos periódicos de busca por informações e capacitações em torno de seu empreendimento: para evitar a estagnação, deve se manter em constante atualização e evolução, sendo essencial estabelecer momentos periódicos para se dedicar a estudar elementos que se relacionam ao seu projeto, ideia ou negócio.
  • Manter a abertura e curiosidade para aprendizados fora de seu ambiente de atuação: um erro comum a muitos empreendedores é acreditar que somente aprendizados diretamente relacionados à sua área de atuação são úteis. Uma vez que aprendizados em torno de ambientes e elementos diferentes podem trazer novas visões ao seu empreendimento, manter-se aberto a conhecer melhor aspectos fora de sua zona de conforto pode ser essencial para desenvolver novas perspectivas, e por consequência, soluções inovadoras.

A medida que você consegue desenvolver sua capacidade de estar constantemente buscando por novos aprendizados, você aumenta suas chances de desenvolver também sua habilidade de:

Busca por oportunidades

A habilidade de busca por oportunidades se refere à capacidade de identificar e também de criar oportunidades de negócio, seja com novos produtos e serviços, ou mesmo visando possibilidades de expandir e agregar valor ao negócio/projeto que já possui. Especialmente no ambiente de inovação, ter uma visão aguçada para oportunidades é fundamental para que empreendedores possam transformar situações-problema em soluções inovadoras, expandindo seus negócios e desenvolvendo objetivos ainda maiores.

Para além das ações levantadas nas seções anteriores e também na seção de coragem para riscos, a qual já mencionamos anteriormente, outras ações importantes para se desenvolver essa habilidade são:

  • Estabelecer contato com especialistas em áreas e assuntos relacionados ao seu negócio: seja através de diálogos diretos, participação em eventos e workshops ou mesmo leituras periódicas, é importante estar sempre atento ao que pessoas proeminentes nas áreas relacionadas ao seu empreendimento estão abordando e desenvolvendo. E assim, entendendo como avançar seus negócios a partir de novas informações relevantes;
  • Atentar-se para dores e falhas geradas em suas entregas e nas entregas de seus concorrentes: ter um olhar sensível nesse sentido, buscando como resolver ou gerar melhorias a partir de dores e falhas presentes em seus serviços e produtos, pode lhe ajudar a evoluir cada vez mais o nível de suas entregas ao mercado;
  • Manter contato frequente com sua base de clientes: alguns empreendedores têm o mau hábito de esperar clientes os procurarem novamente, após a venda de algum produto ou finalização de algum serviço entregue. É importante, mesmo após encerrar as entregas, se manter proativo em contatar clientes. E, assim, ouvir as dores e necessidades que estes têm a trazer, buscando maneiras de desenvolver novas soluções e estratégias que se adequem à realidade de seu público-alvo.
  • Manter-se aberto à realização de parcerias que possam avançar seus negócios: o mundo tem mudado e, cada vez mais, tem-se percebido que a colaboração e conectividade são essenciais para o desenvolvimento e sobrevivência de novos e antigos negócios. Ao identificar possíveis “concorrências”, busque entender possibilidades de interface entre ações de seu empreendimento com ações de empreendimentos similares, desenvolvendo e fortalecendo ambos os negócios mutuamente.

Tais ações e comportamentos facilitarão muito o desenvolvimento de uma última habilidade do pilar de realização, sendo esta a:

Criatividade Inovadora

A criatividade inovadora se refere à capacidade de resolver dores e problemas de novas maneiras, desenvolvendo soluções efetivas a partir da investigação a fundo de tais problemas. Muitas pessoas se definem como “sem criatividade”, esquecendo-se que o desenvolvimento de criatividade requer um ambiente que estimule a capacidade de raciocínio a partir de novas situações-problema, novos aprendizados, e novas oportunidades. E para conseguir desenvolver melhor essa habilidade, além das ações citadas nas três seções anteriores (especialmente nas citadas nas seções sobre Busca por Aprendizagem e Busca por Oportunidades), é importante:

  • Envolver-se em desafios estimulantes: desenvolver a capacidade de pensar em novas soluções requer o envolvimento em contextos desafiantes, com situações-problema complexos, que de fato exijam e estimulem ao máximo sua capacidade mental. 
  • Buscar por referências relacionadas ao que você visa desenvolver: para criar soluções realmente inovadoras, é importante buscar por referências do que já foi feito por outras pessoas em tal contexto, entendendo como utilizar ideias já executadas de novas maneiras, que se adequem melhor às suas necessidades e às necessidades de seu público-alvo. 
  • Registrar suas ideias com frequência, em um lugar acessível: um erro muito comum entre diversos empreendedores é ter boas ideias, e acabar descartando-as da mente ou de vista, por entenderem o momento como inoportuno para a realização delas. Nesse sentido, é importante desenvolver o hábito de registrar ideias “fora-da-caixa”, ainda que pareçam absurdas no momento presente, pois podem vir a ser aproveitadas e melhor desenvolvidas em momentos futuros. Certifique-se apenas de registrá-las em um lugar acessível, que favoreça o hábito de retornar a esses registros.

Como posso desenvolver as demais habilidades para realizar um negócio com sucesso?

Nesse artigo trabalhamos mais a fundo algumas formas de desenvolver as habilidades empreendedoras em torno do pilar de realização para empreender,  mas ainda temos as habilidades do pilar de relação, fundamentais para se empreender com sucesso. 

Para entender como desenvolver essas demais habilidades em seu cotidiano e seguir se tornando um(a) empreendedor(a) cada vez mais bem preparado(a) para os desafios do mundo dos negócios, continue acompanhando o nosso blog! Em breve, detalharemos mais a fundo o último pilar, dando dicas de como desenvolver cada uma das duas outras habilidades fundamentais e mais complexas para se empreender com sucesso. E caso você queira desenvolver habilidades empreendedoras de forma sistemática e aplicada ao seu contexto e do seu time, por meio de um programa de inovação bem estruturado e sensível à estrutura atual de sua empresa, entre em contato conosco por email ou preenchendo o formulário abaixo. Teremos um enorme prazer em colaborar com o desenvolvimento comportamental e mudança de cultura em sua empresa. E caso queira ficar por dentro de todas as novidades desse blog, é só assinar a nossa newsletter

 

Por |2021-09-09T15:16:01-03:0009/09/2021|comportamento empreendedor|

Compartilhe! Escolha a sua plataforma!

Sobre o Autor:

Graduado em Psicologia pela UFMG em 2020, tenho atuado desde 2015 na abordagem de Análise do Comportamento, encontrando na Psicologia Organizacional uma oportunidade de gerar um impacto ainda maior no mundo. Sou apaixonado por desenvolver pessoas, e desde 2020 venho desenvolvendo empreendedores junto à Troposlab, através de intervenções comportamentais que exploram ao máximo o potencial em inovação de cada empreendedor. E nas horas vagas, amo consumir cultura popular e viajar com os amigos!
Ir ao Topo