Engana-se quem pensa que inovação é coisa exclusiva do setor privado. Pelo contrário, as demandas cada vez mais complexas e as limitações orçamentárias, por exemplo, tornam a inovação no setor público uma regra. Ou seja, é ferramenta para construir um futuro próspero e sustentável.
Exemplos internacionais demonstram o potencial da inovação no setor público. A Estônia, referência em governo digital, oferece serviços eficientes e transparentes. Já Cingapura destaca-se no planejamento urbano e gestão de recursos públicos. O Reino Unido, por sua vez, investe em soluções inovadoras para áreas tais como saúde, educação e segurança.
Diante da urgência por soluções inovadoras, este artigo expõe a importância da inovação no setor público, os principais desafios e as melhores práticas para promover a mudança. O objetivo é apresentar soluções para a construção de uma administração pública mais eficiente, eficaz e transparente. Vamos lá?
Por que a inovação no setor público é importante?
De acordo com a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), a inovação é “o processo de geração e implementação de novas ideias com vistas à criação de valor para a sociedade, com foco interno ou externo à administração pública”. Ou seja, o setor público se beneficia da prática, que é fundamental para:
- melhorar a qualidade dos serviços públicos: a adoção de novas práticas e tecnologias leva a serviços mais eficientes, eficazes e transparentes;
- reduzir custos: a otimização de processos e a automatização de tarefas geram economias significativas para os cofres públicos;
- aumentar a agilidade: a digitalização de serviços e a simplificação de processos reduzem o tempo de espera para os cidadãos;
- promover a transparência: a abertura de dados e a participação da sociedade civil na gestão pública aumentam a confiança das pessoas nas instituições;
- estimular a participação social: o uso de ferramentas digitais facilita a comunicação entre o governo e os cidadãos, o que promove a participação social nas decisões públicas.
Ademais, quando a inovação deixa de ser vista como algo isolado e ganha status de processo contínuo, a prestação de serviço público só tem a ganhar. Em outras palavras, o cidadão se beneficia de serviços mais úteis e eficientes. Apesar disso, a inovação no setor público encontra alguns desafios de ordem prática.
Desafios da inovação no setor público
Certamente, a implementação de práticas contínuas de inovação é desafiadora em qualquer contexto. Nesse sentido, empresas públicas ou privadas enfrentam certas resistências. Contudo, algumas intempéries são características do setor público. A seguir, apresentamos algumas delas.
- Burocracia: a rigidez das leis e normas dificulta a implementação de novas ideias;
- falta de recursos: os orçamentos públicos muitas vezes são limitados, o que dificulta o investimento em inovação;
- resistência à mudança: a cultura organizacional tradicional é, geralmente, resistente à adoção de novas práticas;
- falta de expertise: servidores públicos podem não ter as habilidades e conhecimentos necessários para lidar com novas tecnologias;
- falta de integração: a fragmentação das estruturas governamentais dificulta a implementação de soluções inovadoras em escala.
Dois dos desafios acima merecem destaque: falta de recursos e resistência à mudança. Sobretudo, o primeiro se relaciona à coisa pública em si. Trata-se de ambiente no qual o fazer mais com menos é regra. Já o segundo evidencia que as dificuldades com a cultura de inovação não são apenas do setor privado. Mas há formas de superar essas intempéries.
Superando os desafios
Não é incomum que as pessoas menos experientes se perguntem: “Por que investir em inovação já que há tantos desafios?” A princípio, em resposta a essa pergunta está o mais óbvio: os benefícios superam, em muito, as desvantagens. Nesse sentido, cabe investir em práticas que incentivem a inovação no setor público. Algumas delas estão abaixo.
- Criar um ambiente propício à inovação: isso inclui a criação de políticas públicas que incentivem a inovação, desburocratização de processos e capacitação dos servidores públicos;
- investir em pesquisa e desenvolvimento: é fundamental investir na criação de novas tecnologias e soluções para os problemas públicos;
- promover a colaboração entre os setores público e privado: a parceria com empresas e startups traz novas ideias e soluções para ao Estado e aos governos;
- incentivar a participação da sociedade civil: a participação da sociedade civil no processo de inovação garante que as soluções desenvolvidas atendam às necessidades reais da população.
Assim como no setor privado, a inovação depende de uma cultura. E cultura não é algo que surge do dia para a noite. Precisa de tempo e fomento. Sendo assim, cabe ao serviço público incentivar as práticas inovadoras por meio de parcerias, editais e ações internas. Além disso, há outras recomendações práticas.
Melhores práticas para promover a inovação
Já falamos que o serviço público geralmente leva a sério a máxima “fazer mais com menos”. Isso porque a eficiência é princípio da administração relacionada à coisa pública. Nesse sentido, algumas boas práticas são bastante desejáveis. Elas têm potencial para incentivar e promover a inovação no setor público.
- Abertura de dados: a abertura de dados públicos permite que empresas e cidadãos desenvolvam novas soluções para problemas públicos;
- uso de tecnologias digitais: a adoção de tecnologias, tais como inteligência artificial, blockchain e internet das coisas, traz grandes benefícios para a gestão pública;
- criação de laboratórios de inovação: os laboratórios de inovação são espaços nos quais o Estado testa novas ideias e soluções em parceria com o setor privado e a sociedade civil;
- realização de concursos e hackathons: os concursos e hackathons estimulam a criatividade e a busca por soluções inovadoras para problemas públicos.
Abertura de dados, uso de tecnologias digitais, criação de laboratórios e realização de concursos e hackathons são práticas fortemente recomendadas. No entanto, há de se levar em consideração as especificidades da área ou instituição pública. Por outro lado, não faltam exemplos de sucesso de inovação no setor público.
Exemplos de sucesso da inovação no setor público
Países, estados e municípios se beneficiam de processos contínuos de inovação. Sendo assim, os cidadão acessam serviços mais rápidos e eficientes. Em todo mundo, há exemplos de sucesso de inovação no setor público. Destacamos alguns a seguir.
Estônia
A Estônia é considerada um dos países mais inovadores do mundo. Isso porque oferece diversos serviços on-line: votação, declaração de impostos, assinatura de documentos. Isso garante agilidade, transparência e acessibilidade para os cidadãos, além de reduzir custos para o governo. Ou seja, a Estônia é exemplo a ser seguido por outras nações que desejam se modernizar.
Singapura
A cidade-Estado asiática se destaca como um exemplo de inovação no setor público em diversas áreas. No planejamento urbano, a cidade investe em soluções inteligentes para transporte público, gestão de energia e coleta de lixo. Na gestão de recursos públicos, usa ferramentas de análise de dados para otimizar a alocação de recursos e a tomada de decisões. Na saúde, educação e segurança, investe em soluções inovadoras para melhorar a qualidade dos serviços prestados à população.
Reino Unido
Na saúde, o Reino Unido aplica inteligência artificial para diagnósticos mais precisos e personalizados. Em termos de educação, investe em plataformas on-line para aprendizagem personalizada e acesso à informação. Na segurança, usa drones e outras tecnologias para monitoramento e prevenção de crimes. Em suma, a busca por soluções inovadoras contribui para a qualidade dos serviços prestados à população e a segurança do país.
Conclusão
A inovação no setor público é importante para construir um futuro próspero e sustentável.Certamente, o Estado melhora a qualidade dos serviços prestados à população por meio de soluções inovadoras: reduz custos, aumenta a agilidade, promove a transparência e estimula a participação social.
Entretanto, assim como no setor privado, os desafios existem. Para superá-los, recomenda-se criar um ambiente propício à inovação, investir em pesquisa e desenvolvimento, promover a colaboração entre os setores público e privado e incentivar a participação da sociedade civil.
Por fim, a inovação no setor público é um processo contínuo que exige compromisso e investimento. Decerto, o Estado e as instituições públicas constroem uma administração pública mais eficiente, eficaz e transparente ao implementar as medidas adequadas.
Para você continuar aprofundando conhecimentos, preparamos um e-book completo sobre gestão da inovação na era digital. Com ele, você acessa o que há de mais recente sobre a área. Baixe gratuitamente.