Contexto
A Mercedes-Benz decidiu criar uma incubadora de ideias para gerar inovações dentro da empresa com o objetivo de reforçar o “espírito pioneiro, promover a inovação e levar novas ideias para a estrada”.
As ideias captadas se pautaram em desafios bem delineados pela própria Mercedes-Benz:
Produtos confiáveis (#produtosconfiáveis)
Pensar em melhorias e inovações necessárias ao produtos da Mercedes-Benz, para aprimorar o negócio e por consequência trazer mais sucesso e satisfação aos clientes.
Estar entre as melhores empresas para se trabalhar (#melhoresempresas)
Além de ser líder de mercado em Caminhões e Ônibus, pensar em soluções para ser reconhecida também como uma das melhores empresas para se trabalhar!
Cliente no centro das atenções (#clientenocentro)
“As estradas falam. A Mercedes-Benz ouve”. Em torno desse lema, pensar em formas de favorecer e cumprir com a missão de colocar os clientes em 1º lugar.
Boa participação no mercado (#participaçãodemercado)
Pensar em formas de permanecer na liderança conquistada de mercado, inovando com excelentes produtos e serviços.
Eficiência e lucratividade (#eficiêncialucratividade)
Pensar em formas de aumentar a lucratividade e eficiência nas atividades diárias, explorando oportunidades de inovação e contribuindo para melhorar o resultado da Mercedes-Benz do Brasil.
O programa passou por sua fase de pré-aceleração durante 30 dias, entre agosto e setembro, onde 20 ideias, propostas pelos próprios colaboradores da empresa, foram selecionadas para um acompanhamento de perto da TroposLab.
Com esse programa a Mercedes-Benz foi capaz de estruturar e desenvolver as ideias, analisando os recursos necessários para sua viabilização e preparando-as para uma versão de “Shark Tank”, no qual foram apresentados pitchs diretamente à alta gestão da empresa – presidente, vice-presidente e outros executivos.
Abordagem
O programa contou com o auxílio da experiência de mais de 660 negócios acelerados pela TroposLab com sua metodologia, a Escala Startups. Conheça as etapas trabalhadas:
- Diagnóstico e identificação de pontos fortes e fracos de cada ideia: Diferentes aspectos da ideia são avaliados para que a TroposLab proponha um plano de desenvolvimento e um conjunto de ferramentas adequados ao tema e ao estágio de maturidade.
- Reuniões periódicas com Agente de Aceleração da TroposLab: As reuniões ajudam a manter o ritmo do grupo e a evitar que fiquem muito tempo sem desenvolver por estarem com dúvidas ou dificuldade de tomar decisões. Trazer ferramentas, apoiar a integração de informações e o foco do grupo e manter a motivação e leveza do processo são foco dos Agentes de Aceleração.
- Conteúdos e ferramentas online para desenvolvê-las e prepará-las para o Shark Tank permitiram que os grupos avançassem entre as reuniões com a Agente de Aceleração aproveitando o tempo de cada equipe ao máximo e mantendo uma estrutura lógica, que favoreceu a aceleração dos projetos.
Após esse evento, 6 ideias foram selecionadas pelos Sharks e mais 02 foram apadrinhadas por áreas que se interessaram para uma etapa de mais dois meses de aceleração, em que serão realizados planos de implementação, construídas versões iniciais das soluções e medindo-se os impactos de cada uma para a Mercedes-Benz. Essa fase ocorrerá também de forma customizada, percebendo os diferentes níveis de complexidade exigidos para cada uma das soluções propostas.
Resultados
18 projetos chegaram até o final da pré-aceleração e apresentaram seus pitchs no Shark Tank. O impacto positivo nas equipes, que absorveram novos mindsets que poderão ser aplicados na própria rotina de trabalho dentro da Mercedes-Benz, pode ser percebido nos depoimentos recebidos.
Essas são evidências de que a meta de impacto de mudança na cultura de inovação da empresa foi alcançada.
As equipes também levantaram os benefícios e destaques em torno de seus projetos, aqui destacamos alguns resultados, tangíveis e intangíveis, esperados para a Mercedes-Benz por alguns projetos, após a implantação dos projetos:
- Redução de custos de transporte e fretes;
- Redução em custos de ferramentas de produção e manutenção;
- Redução no consumo de combustível para ônibus e caminhões;
- Redução de gastos com energia elétrica, água e infraestrutura;
- Aumentar engajamento e qualidade de vida de empregados;
- Projetos viáveis e mais bem adaptados aos recursos e necessidades da empresa.
“Foi incrível o engajamento das equipes de projeto com o programa, deu muito orgulho ver como avançaram! Isso é importante para ajudar a engajar as áreas e disseminar a cultura de que a inovação pode estar ao alcance de todos e cada um tem um papel importante para que ela aconteça na empresa” registra Letícia Goulart, Agente de Aceleração da TroposLab que acompanhou as equipes na pré-aceleração.
Veja como os colaboradores da Mercedes-Benz que apresentaram seus projetos no programa avaliaram a iniciativa:
“Com certeza, os conceitos de processo e estruturação de modelo de negócios vão nos acompanhar positivamente em muitos aspectos profissionais e pessoais daqui pra frente!”
Dayane Carmelutti
“Pra mim foi muito gratificante, além de adquirir experiência em um tema novo, abre-se um universo novo de ideias onde posso utilizar essa mesma metodologia do Lean Canvas em outros projetos, eliminando assim os desperdícios em custo, material e tempo.”Alexandre Espinet
“Temos aprendido a desenvolver nossas ideias no formato de Startups e esse conhecimento nos incentiva a empreender e inovar nos demais desafios que temos na nossa fábrica”Vanessa Marques Paes