O mundo do empreendedorismo nos últimos anos aprendeu a glamourizar o fato de algumas pessoas passarem anos sem tirar férias ou mesmo de trabalharem sempre nos finais de semana.
Isso pode sim ser necessário durante determinadas fases do desenvolvimento da empresa. Talvez no começo existam tantas tarefas a serem feitas e tão pouco recursos à disposição (pessoas, tempo, dinheiro), que seja inevitável que o final de semana faça parte da sua jornada de trabalho ou que as suas férias demorem um pouco mais para acontecer.
Mas saiba que isso, não só é insustentável a longo prazo, como também vai prejudicar a sua produtividade.
Nosso cérebro também precisa de descanso e os momentos de ócio nos ajudam a voltar com mais clareza para as discussões importantes que precisamos fazer. Isso vale para quem precisa ter um momento criativo e pensar a identidade visual da nova campanha de marketing da empresa, da mesma forma que vale para aquele que precisa encontrar o melhor caminho para as fórmulas de um Excel que irá automatizar o trabalho financeiro da área.
Aqueles que já fizeram musculação, provavelmente aprenderam que devemos ter momentos de descanso dos nossos músculos. Não é o recomendável geralmente que você malhe o mesmo grupo muscular por vários dias da semana, em especial dias seguidos. Se hoje malhei peito e tríceps, amanhã será costas e bíceps, e no dia seguinte perna e ombro, por exemplo.
Quando falamos da divisão de atividades na nossa cabeça ajuda a pensar de uma forma parecida. Intercalar atividades mais intensas em concentração com atividades mais leves. Intercalar reuniões com atividades individuais. Intercalar momentos no computador com (se possível) momentos fora dele. Tudo isso te ajuda a melhorar a sua rotina. Mas ainda assim, da mesma forma que talvez você se dê o direito de não malhar no domingo, também é necessário descansar a sua cabeça. E da mesma forma que a maioria das pessoas não frequenta a academia enquanto está de férias, 1 ou 2 vezes por ano, você também pode e deve desligar das questões do serviço.
Fazer as coisas com a cabeça cheia, emendando uma atividade na outra, descansando poucas horas por dia, sem descanso nos finais de semana e emendando um ano no outro sem parar pode te garantir realizar um número maior de atividades. Mas dificilmente você vai estar em condições de olhar para o futuro, para o mercado como um todo e encontrar saídas onde outros não encontrariam.
Posso dar um exemplo meu sobre isso. Passei os últimos 10 meses em uma atividade intensa, trabalhando em um movimento de retomar vendas, treinar equipe nova, entregar projetos. Tudo isso ao mesmo tempo. E, nesse turbilhão, eu simplesmente não estava tendo criatividade para pensar em posts para este blog. Na última semana, consegui fechar várias tarefas que estavam ocupando a minha cabeça e 5 posts diferentes vieram à minha cabeça durante a noite.
Não sei exatamente o momento que você está lendo isso. Talvez seja no início do ano após o merecido período de descanso. Talvez seja no meio do turbilhão de um monte de entregas. Talvez seja em um período de ócio no meio de uma semana vazia. Mas provavelmente você não é (pelo menos não nesse momento) o público alvo principal desse texto, já que essa pessoa não está com tempo para ler isso. Então passe essa mensagem para alguém que você conheça e que esteja passando por isso, porque ela provavelmente está afundada demais em tarefas para fazer essa reflexão.
Faça parte da nossa rede de startups