Vou te contar um segredo, toda empresa inova, mesmo que ela não saiba disso. A questão não é se inovamos ou não e sim em que inovamos e como estamos em relação ao nosso mercado.

Boa parte das pessoas, tem a mania de associar inovação a produto e ignorar que existem outros tipos de inovação como processo, modelo ou entrega. No setor automobilístico seria algo como entender o motor a combustão como uma inovação importante, mas esquecer dos sistemas de produção em massa, o Sistema Toyota de produção ou o sistema de logística de Just in Time.

Da mesma forma, as pessoas tendem a entender inovação apenas como algo que é novo no mundo. Se ninguém nunca fez antes é inovação, caso contrário não é. E aí surgem questionamentos. Quando as primeiras indústrias inventaram as linhas de produção isso foi uma grande inovação, mas quando o McDonald’s trouxe essa mesma linha de produção para uma lanchonete isso continuou sendo uma inovação? No caso do McDonald’s trazer essa inovação para o setor de alimentação revolucionou o setor e criou um novo conceito chamado fast food.

Em um nível menor, quando alguém traz para o Brasil um conceito que existe lá fora é inovação? E quando essa inovação ainda não existe na empresa e a empresa incorpora, também é inovação?

Para nós da Troposlab tudo isso é inovação, o ponto é justamente entender onde a nossa empresa está para cada uma das várias inovações do nosso mercado.

Para fazer essa comparação, criamos o quadro abaixo que mostra exatamente como uma empresa pode se posicionar para diferentes tipos de inovação.

Tabela para avaliar a escala de inovação das empresas

Existem diferentes maneiras de classificar a inovação, para nosso quadro escolhemos dividir em 4 tipos:

 

  • Produto – Novas ofertas para o público
  • Processo – Mudanças de processos internos
  • Modelo – novos modelos de negócio ou receita
  • Entrega – Novas formas de entregar a sua proposta de valor

 

 

Além dessa classificação, criamos a classificação de grau de ineditismo. Anteriormente, falamos que inovação pode ser o algo novo no mundo, mas também pode ser algo novo na minha empresa.

O grau de ineditismo separa esses tipos de inovação:

 

  • Líder global – quem é o pioneiro naquela tecnologia, produto, processo ou modelo no mundo. É o primeiro a fazer e em geral esse ineditismo é fruto de pesquisa e desenvolvimento.
  • Líder mercado – quem é o pioneiro naquela tecnologia, produto, processo ou modelo naquele mercado. Mercado pode ser um setor ou uma região geográfica. Ex: primeiro no Brasil ou primeiro no varejo.
  • Seguidor rápido – é quem observa o movimento dos líderes globais e/ou de mercado e rapidamente consegue se movimentar. Os seguidores rápidos ainda são percebidos como inovadores por boa parte do mercado, pois nem todos tiveram acesso a inovação dos líderes.
  • Seguidor lento – é quem é pressionado pela inovação que seus concorrentes fazem, uma vez que essas inovações já são conhecidas pelo público e/ou já trazem vantagens competitivas para seus concorrentes.
  • Atrasado – é aquele que adota uma inovação por falta de opção (é a única chance de continuar existindo naquele ponto). E mesmo nesse caso, geralmente está com a inovação já ultrapassada.

 

Uma mesma empresa, dificilmente será muito inovadora em todas essas categorias. Existe uma tendência por estratégia ou vocação a focar em 1 ou 2 desses aspectos.

Da mesma forma, como as empresas possuem portfólios de produtos, elas podem se posicionar em níveis diferentes de ineditismo para cada um desses produtos. Ou mesmo ter áreas com processos super inovadores (área de produção por exemplo), e áreas que seguem o que outras empresas trazem de novo (área de RH por exemplo).

Para entender como uma mesma empresa pode estar em pontos diferentes de inovação, colocamos abaixo o exemplo da Apple:

Tabela que mostra onde estão os produtos/serviços apple na escala de inovação

Portanto, saiba que a sua empresa é inovadora. Mas entenda aonde ela lidera a inovação e aonde ela apenas é seguidora para desenhar as melhores estratégias de inovação.

E se precisar de ajuda para fazer isso, é só escrever pra gente.