A participação da liderança e os resultados de inovação nas empresas

  • A participação da liderança nos programas de inovação influencia e muito nos resultados.

Os programas de inovação já fazem parte da escolha das grandes empresas de todos os setores e, em geral, são programas complexos, pois envolvem mudanças de cultura em maior ou menor nível. Esses programas podem assumir muitos formatos, mas, na maioria das vezes, são de dois tipos:

  • Abertos para startups e empreendedores, com ideias e/ou projetos que possam atender aos desafios propostos pela empresa;
  • Internos ou comumente denominados de “programas de intraempreendedorismo“, onde a empresa trabalha formas de incentivar os colaboradores a olhar para os processos e oportunidades e ter uma iniciativa empreendedora e inovadora para transformá-los e viabilizá-los.

Um coisa podemos afirmar: independentemente do tipo de programa de inovação, o envolvimento da diretoria, gerentes e líderes dessas empresas ajudam, e muito, o andamento, a continuidade e os resultados que podem ser obtidos. Abaixo, citaremos alguns dos impactos dessa participação que vivenciamos em programas de inovação que já realizamos com nossos clientes e parceiros.

Cultura

Mesmo que esse não seja o objetivo explícito, todo programa de inovação tem impactos culturais, já que estimulam novas práticas de comportamento e trazem a inovação e o empreendedorismo como valores a serem incorporados. Este impacto pode ser percebido pela forma com que a empresa trabalha novas ideias, mudanças de processos; formas de tratar com os clientes, soluções tecnológicas e transformações comportamentais dos participantes e envolvidos no mesmo. 

É essencial que a gestão e diretoria da empresa participem o mais próximo possível desses programas para perceber e direcionar esse impacto cultural, se aproximar dos times e fazer parte da onda de transformação, sendo exemplo da mudança desejada. Além de tudo, as lideranças são referências em comportamento para muitas pessoas nas empresas, logo, podem influenciar e criar modelos das práticas ágeis e inovadoras dando continuidade às ações, mesmo após o término do programa. 

Desenvolvimento dos projetos

Esse impacto é um dos mais tangíveis nos programas: quando a liderança se envolve nos projetos e consegue colaborar com sua visão estratégica e conectada com os grandes objetivos da empresa, as equipes, startups ou empreendedores participantes demonstram um desenvolvimento mais eficiente e efetivo.

Essa eficiência está relacionada às provocações, considerações e colaborações, nos casos de participação mais ativa. Nossas metodologias de aceleração são excelentes formas de conduzir os projetos e auxiliam os participantes com ferramentas ágeis e objetivas, que também ajudam a desenvolver uma visão sistêmica de sua empresa. Porém, toda grande empresa tem suas particularidades, caminhos, atalhos e processos de tomada de decisão, que são conhecidos no detalhe apenas por aquelas pessoas que fazem parte deles, que em geral são líderes de times, áreas e ou departamentos.

A contribuição com esse conhecimento singular é eficaz em praticamente todos os casos, pois muitas vezes, pela falta dessas informações ou por não ter essa visão ampla que é exigida para os cargos de liderança, os participantes podem parar em etapas do projeto.

Empatia e proximidade

Estar mais próximo dos projetos de um programa de inovação, além dos benefícios já citados acima, faz a liderança ter mais empatia e se sentir de fato mais próxima dos participantes e dos problemas que estão sendo observados para buscar alternativas, tecnologias ou novos processos a serem solucionados.

A proposta na maioria desses programas é conhecer melhor os problemas e desafios enfrentados no dia a dia pelas pessoas que já atuam nos processos, e normalmente, estas pessoas não são parte da gestão e/ou diretoria. Quando a liderança consegue se envolver, tem maior visibilidade de como é construída cada parte dos resultados da empresa, isso proporciona a ela a possibilidade de sentir as dores, identificar problemas e ver oportunidades que muitas vezes não são tão claras para aqueles que nem sempre podem estar no dia a dia dos negócios.

Criar essa empatia e proximidade é uma das chaves para um programa de sucesso, pois a liderança pode exercer algo que vai além do seu papel e atuar ativamente na colaboração dos projetos que precisam acontecer para a empresa embarcar com tudo na inovação.

Liderança como modelo

Outro ponto que ainda notamos nesse programas é que, em geral, o contexto preparado para essa mudança de comportamento acontecer  fortalece as relações existentes dentro dos projetos. As pessoas passam a compartilhar uma jornada intensa, repleta de desafios e também de conquistas que as aproximam e aumentam seu engajamento com a empresa.

Quando as lideranças estão apoiando essa jornada, e até mesmo envolvidas pelos seus desafios, são mais facilmente reconhecidas e valorizadas como tal. Isso acontece pelo fato de que, nesses momentos, suas contribuições passam a ter ainda mais influência para o grupo, que consequentemente reconhece o modelo a ser seguido também para os processos de inovação.

Nesse sentido, vale a gente dizer que o líder precisa entender a sensibilidade de suas influências nesses processos de mudanças de cultura, e porque sua participação efetiva pode potencializar tantos os resultados gerados nesses programas. O que ele diz, se diz; o que ele faz ou o que não faz; seu apoio e decisões; seu engajamento ou afastamento comunicam, quer ele queira ou não, uma direção aos participantes.

Aprendizagem

No processo de desenvolvimento dos projetos de inovação, os grupos acabam aprendendo muito sobre a empresa, seus clientes, processos e futuro. Eles são um caminho importante para o aprendizado organizacional. Se o líder está presente e acompanha o processo, esse aprendizado gera insights, oportunidades e desenvolvimento do próprio líder.

Quando todos participantes do programa têm acesso a esse aprendizado, a maneira de trabalhar se modifica e torna todos os participantes do programa aptos a aplicar o conhecimento no dia a dia, a resolver problemas e trabalhar em novas oportunidades de negócios. Liderança envolvida e demonstrando que também está aprendendo e disposta a aplicar na gestão, significa a continuidade do programa de inovação, inserido no comportamento dos participantes envolvidos, e melhores resultados.

Resultados gerados

Os programas de inovação sempre trazem bons resultados e oportunidades de novos negócios para as empresas, e é um fato que, com o envolvimento e participação ativa da gestão e diretoria, esses resultados são sempre potencializados. É claro que esse envolvimento necessita de um direcionamento e atenção para não passar a ideia de controle excessivo no programa, nem diminuir o protagonismo e liberdade dos participantes. Temos workshops e ferramentas para capacitar a liderança, entender e desenvolver seu perfil empreendedor junto com os participantes, extraindo sempre os melhores resultados, porque sabemos que não há mudança de cultura efetiva sem resultados convincentes.

Quando temos esclarecimento e alinhamento prévio do papel da liderança nos programas, os projetos geram resultados melhores, mais eficientes e ambiciosos. Além da notória diferença no comportamento e forma de enxergar e trabalhar a inovação na empresa como um todo, o que abre uma possibilidade gigantesca de resultados futuros. Que podem ser refletidos em:

  • Melhoria na produtividade;
  • Redução de custos;
  • Eliminação de desperdícios;
  • Satisfação dos clientes;
  • Aumento de receitas e participação de mercado.

Seja a referência e a transformação que você quer ver na sua empresa

Líderes empreendedores e participantes ativos nos programas de inovação tem um enorme potencial de alavancar e dar ainda mais valor a essa iniciativa que é parte da estrutura básica de um planejamento estratégico de negócios de grandes empresas. Um processo de inovação para transformar e colocar as grandes empresas na vanguarda dos seus setores requer o envolvimento e comprometimento de todos.

A jornada de inovação não é algo simples e estamos aqui para apoiar esses programas, sempre em busca de melhores experiências para todos os envolvidos. Para mais informações, entre em contato.

Por |2022-11-10T11:29:34-03:0026/03/2020|resultados de inovação|

Compartilhe! Escolha a sua plataforma!

Sobre o Autor:

Sou graduado em Processos Gerenciais e um eterno aluno da universidade da vida. Tenho experiência em gestão de projetos de inovação, com mais de uma década atuando em empresas multinacionais de bens de consumo, onde tive a oportunidade de conhecer diversas áreas, mercados e modelos de negócio diferentes. Além disso tenho outras paixões como mergulho, capoeira, sou muito curioso pelo mundo dos insetos e estudo agrofloresta e permacultura por curiosidade.
Ir ao Topo