Neste final de ano elaboramos uma lista de animações para que você possa curtir a família e aprender enquanto se diverte. Pois, além de divertidas, elas trazem  lições de negócios valiosas para empreendedores(as)!

São histórias que passam por como tratar bem seus funcionários, saber inovar e conhecer o mercado onde vai atuar, postura de liderança, trabalho em equipe, entre outros. Confira! 

Luca – 2021 

Por ser um monstro marinho que vive no fundo do mar, Luca desconhece muitas coisas da “vila dos humanos”, que sempre foi um mistério para ele, já que o garoto é proibido de ter qualquer contato para além do mar. Quando finalmente consegue burlar essa regra e passa a desbravar esse novo mundo, junto com Alberto, ele fica deslumbrado com cada novidade, e uma delas é apresentada por Giulia: o universo da leitura e do conhecimento. Além de ficar encantado com os livros de ciência da amiga e devorá-los, Luca ouve com empolgação ela falar sobre a escola e passa a ter o desejo de ser um aluno também. O filme traz aspectos como a coragem em tomadas de decisões, autoconhecimento, o entendimento do poder genuíno das relações e aceitação das diferenças, temas esses que os empreendedores vivenciam diariamente em suas rotinas empresariais.  

Operação Big Hero – 2014

Na cidade de San Fransokyo, o jovem Hiro Hamada é um pequeno inventor de 13 anos. Seu irmão Tadashi o leva para o laboratório em que trabalha, onde Hiro conhece outros inventores. No entanto, uma tragédia acaba fazendo com que sua trajetória tome novos rumos.

Em nossa vida cotidiana, a tecnologia tornou-se central e, em algumas escolas, conteúdos como Robótica e Programação já se tornaram tão comuns quanto disciplinas como Português e Matemática. Por isso, a identificação com essa animação é grande. O filme traz à tona a importância da tecnologia, além de ser uma boa maneira de fazer com que crianças e adolescentes se interessem pelo mundo da Ciência e da Engenharia. Ensinamentos principais que conversam com a vida do empreendedor e  que podemos encontrar nessa maravilhosa animação: aplicação das tecnologias da informação em vários segmentos; entender e ver as coisas por diferentes ângulos; persistência e foco são a chave do sucesso; e a importância do trabalho em equipe.

Universidade Monstro – 2013

 Mike, um monstro baixinho e aparentemente inofensivo, e Sulley, alto e assustador, se conhecem na faculdade. Apesar das brigas iniciais, eles percebem que formam uma dupla imbatível para assustar quando juntam suas habilidades. Essa união de habilidades complementares é o retrato de como deve ser a sociedade em uma empresa. Um entende do operacional, que é assustar, e o outro cria as estratégias.  

Como treinar seu Dragão – 2010

Em uma sociedade que vive para combater dragões, o jovem Soluço encontra o dragão mais temido com um ferimento na cauda, mas não consegue matá-lo. Ao perceber que o animal fica incapaz de voar, Soluço cria um artefato para reparar o dano: ele idealizou uma solução, colocou no papel e fez várias versões até que uma funcionasse, isto é, um MVP com todas as suas fases erros e acertos, exatamente como um empreendedor deve fazer ao lançar um produto ou serviço.

FormiguinhaZ – 1998

Z é uma formiga operária, que trabalha no Central Park, em Nova York. Frustrada com seu trabalho, decide trocar de função com seu amigo Weaver, um soldado. Em uma batalha contra cupins, todos os soldados morrem e apenas Z volta para a casa. Assim começa a história dessa pequena formiga. A história traz reflexões sobre a necessidade de fazer escolhas e não se acostumar com facilidade a situações que não agradam. Podemos observar e aprender também sobre planejamento, organização, trabalho em equipe, determinação e criatividade.

O Rei Leão – 1994

Mufasa é um leão e rei dos animais, que está ensinando seu filho a ser seu sucessor. Durante a animação, ele ensina lições sobre um governo justo e democrático. Além disso, nos mostra como reconhecer  um espaço e saber quais caminhos seguir para estar em segurança.. Da mesma forma, o empresário deve conhecer cada detalhe de seu setor de atuação e por quais caminhos ele pode ou não seguir. O filme serve tanto para adultos, quanto para crianças entenderem as particularidades de seus ambientes em diferentes fases da vida, buscando contar com as pessoas certas para o seu crescimento.

Os filmes são uma forma mais descontraída de aprender todas essas lições apontadas! Esperamos que tenham gostado. 

Ah! E não se esqueça: antes de assistir qualquer título desta lista confira a faixa etária indicativa da atração e assista ao trailer pra ver se ele é apropriado à faixa etária da sua turminha, ok?! 

Por |2021-12-21T22:16:10-03:0021/12/2021|empreendedorismo|

Compartilhe! Escolha a sua plataforma!

Me graduei em Administração e atualmente estou fazendo um MBA em Marketing e Negócios digitais. Tenho experiência no desenvolvimento de projetos de inovação em pequenas empresas, ambientes tradicionais, utilizando metodologias ágeis. Sou facilitadora de conhecimento nas áreas de empreendedorismo e modelagem de negócios e mentora voluntária em alguns projetos sociais. Sou uma pessoa que admira a diversidade de cultura e gosto de conhecer lugares e pessoas. Adoro passar os finais de tarde com meus bichinhos de estimação: meu jabuti, Donatello; meu dog, Pelúcia; e meu gato David Bowie.
Ir ao Topo