• As parcerias podem parecer boas num primeiro momento mas cabe atenção na hora de avaliar

Parcerias são algo importante para as startups?

Por inúmeras razões empreendedores adoram parcerias, em especial no início do seu negócio:

  • Parcerias em geral trazem redução de custo
  • São formas de aumentar a capilaridade e visibilidade do seu negócio
  • Permitem que você ofereça mais valor para o seu cliente

Parcerias são tão importantes no mundo das startups que existe um campo no Business Model Generation Canvas especialmente dedicado a isso.

Mas então qual é a armadilha?

Muitos empreendedores tem receio de dizer não para uma parceria e acabam se envolvendo em parcerias que não são realmente um ganha-ganha.

Vamos imaginar uma situação cotidiana, que já vi acontecer várias vezes:

  • Uma empresa do seu setor, que não é a sua concorrente, pede para você ajudar na divulgação de um evento. Em contrapartida você será incluído como parceiro do evento, com a sua logo devidamente divulgada nas diversas peças de divulgação.

Nesse caso, parece uma típica situação de ganha-ganha, certo?

Mas o que o empreendedor muitas vezes se esquece de perguntar é se o público daquele evento é importante para ele. Afinal de contas, não é porque aquela outra empresa está no seu setor que toda publicidade gerada por ela será benéfica para a sua empresa.

Caso o público não tenha nada a ver com a sua empresa, é comum que aconteça uma dessas duas situações:

1- Você não percebe. Ajuda na divulgação e no final não tem nenhum benefício real para a sua empresa. Talvez inclusive você nem note isso, pois não tinha nenhuma expectativa e por isso não tem como medir se foi efetivo ou não.

2- Você percebe isso e por isso não se esforça na ajuda da divulgação. No final, você foi um péssimo parceiro e prejudicou aquela parceria, talvez até prejudicando a sua imagem frente ao parceiro.

Muitas vezes, ao fechar uma parceria, nós esquecemos que executar a parceria dá trabalho. E as atividades dessa parceria só serão bem executadas se ambos os lados sentirem que estão ganhando.

Portanto, ao entrar em uma parceria, certifique-se que ambos os lados tem realmente pontos positivos para se engajaram na execução dessas atividades, caso contrário um ou ambos os lados sairão chateados dessa relação.

Não deixe de acompanhar também o blog da Troposlab para saber mais sobre inovação e oportunidades de interação com grandes empresas em nossos programas.

Por |2019-12-05T10:11:32-03:0005/12/2019|empreendedorismo|
Pedro Teixeira | Diretor de Aceleração
Atuo no mundo da inovação desde 2008. Já atuei em incubadora, consultoria e aceleradora, acelerando mais de 900 startups. Sou formado em Ciências Biológicas e Especialista em Gestão, e por isso gosto de misturar mundos diferentes para trazer mais inovação para o meu dia-a-dia. Coordeno os programas da Troposlab e crio novas metodologias de aceleração, atuando diretamente com mais de 50 grandes empresas. Além disso, tenho um lado nerd (ficção científica, heróis, histórias de aventura, etc).
Ir ao Topo