110 startups, 8 estados brasileiros, mais de 400 horas de capacitação e mentoria, e contato com centenas de investidores e representantes de fundo de investimento. Esses são apenas alguns números que resumem o Capital Empreendedor 2019, um programa do Sebrae, com metodologia desenvolvida pela Troposlab, que tem como objetivo preparar empreendedores para o contato com potenciais investidores para seus negócio.

O programa teve início em 2018, com cinco estados, tendo expandido para oito este ano:

  • Espírito Santo
  • Mato Grosso
  • Paraná
  • Paraíba
  • Rondônia
  • Santa Catarina
  • São Paulo
  • Tocantins

Além disso, há perspectivas de se espalhar ainda mais pelo território nacional em 2020. Portanto, seja você investidor, startup ou parte do ecossistema de sua região, vai querer ouvir um pouco do que aconteceu no Capital Empreendedor 2019 e se inspirar por essa ação pioneira para o ecossistema de empreendedorismo e inovação do Brasil. 

Vamos lá?

Ações e fases do programa 

Em suma, o Capital Empreendedor tem as seguintes fases:

  • Sensibilização, inscrições e seleção
  • Workshop para empreendedores
  • Mentorias
  • Circuito de investimento

O programa começa com uma fase de seleção de startups, na qual há um evento de sensibilização, que funciona como uma pequena amostra dos temas que serão tratados ao longo da execução. 

Ao término do período de inscrições, cada departamento regional do Sebrae seleciona em torno de 30 startups para participar de um workshop, no qual são trabalhados conceitos de investimento de capital de risco, relacionamento com investidores e como preparar o negócio para essa aproximação.

Das 30 startups, 10 são selecionadas para passar por 5 mentorias individuais, cujo objetivo é auxiliá-las na construção de uma tese de investimento e um planejamento adequado à situação do negócio. Paralelo a essa mentoria de negócio, os empreendedores de cada startup também recebem mentorias comportamentais, com o intuito de desenvolver as habilidades necessárias para empreender com sucesso.

Por fim, uma nova seleção é feita e algumas startups de cada estado são convidadas a participar de um grande evento de networking com investidores, o chamado Circuito de Investimento.

Para os empreendedores selecionados para essa última fase do Capital Empreendedor tudo começa um dia antes, com um tour por alguns espaços de inovação do ecossistema paulistano. No dia seguinte, iniciam o dia se preparando mais uma vez, com auxílio de mentores, para o contato com os investidores, fazendo ajustes em seus pitchs e teses de investimento. Por fim, ao final da tarde, participam de uma rodada de palestras, seguida de uma feira na qual cada startup tem uma mesa e os investidores podem caminhar e sentar para conversar com os negócios que lhes interessarem.

Todos os empreendedores tiveram a oportunidade apresentar seu negócio para pelo menos três investidores e houve até casos em que dois investidores ouviram um pitch e decidiram fazer um acordo em conjunto para investir em uma startup. É um caso excepcional, mas demonstra bem a energia ativa e estimulante que foi criada no ambiente do Circuito. 

Veja aqui o vídeo que mostra um pouco como foi este momento. 

E esta é apenas a segunda edição do programa. O Capital Empreendedor brasileiro está começando a mostrar sua força e energia, mas certamente irá fazer ainda muito mais pelo ecossistema do país. 

Conheça as startups que participaram do Circuito de Investimento do Capital Empreendedor em 2019

ClicarrosPadroniza e profissionaliza as avaliações das concessionárias por meio de um app. Auxilia na precificação dos carros dos clientes, reduzindo a margem de erro e de prejuízos. Repassa aos lojistas os carros das concessionárias através de pregões online.
Feedback HunterPlataforma de pesquisa de satisfação que usa tecnologia e soluções de performance para que empresas consigam ampliar sua lucratividade a partir da alta satisfação dos seus clientes.
SuperTicketSomos uma empresa de tecnologia para eventos, com mais de 1.800 eventos executados e milhares de pessoas atendidas, sendo uma das pioneiras do país nesse setor, com tecnologias como emissão de tickets, sistemas de acesso, cash-less e auto atendimento.
EsplayO nosso objetivo é criar uma onda de conscientização sobre a necessidade de combater o sedentarismo. E surfar nessa onda.
LeadsfyA Leadsfy faz pequenas e médias empresas venderem mais com menos esforço, por meio da inteligência de dados e digital.
Mercadão da ObraO Mercadão da Obra é uma plataforma de marketplace de produtos exclusivos da área da construção civil. Construímos o lugar ideal para conectar quem tem a oferecer (fornecedores), com quem precisa (profissionais e interessados em construir ou reformar).
InovathysAumentar a lucratividade por meio da mudança de cultura do desperdício de energia.
MooveryConectamos entregadores capacitados a estabelecimentos comerciais que precisam de segurança e rapidez em seu delivery.
Wifi.fiPlataforma de mídia offline (OOH) com engajamento digital e criação de métricas para campanhas nas ruas fornecendo Wi-Fi Grátis.
HylaAtualmente, não existe um teste diagnóstico eficaz para identificar o câncer antes do aparecimento dos sintomas. Nós da Hyla desenvolvemos um exame diagnóstico inovador que permite detectar se a pessoa tem câncer a partir de uma amostra de sangue. Nossa tecnologia tem o potencial de ser utilizado por qualquer pessoa durante seus exames de rotina, como os de colesterol.
ValuuCriamos programas de benefícios e vantagens para grandes empresas.
VeteduKaA VeteduKa é uma escola para Veterinários na qual o principal objetivo é oferecer conhecimento aplicável, dinâmico e de qualidade para assim salvar mais vidas. Nosso público atual são alunos no final da graduação e aqueles que estão no mercado com até dois anos de formação. Além disso atuar na área de pós graduação.
w3comePlataforma de gerenciamento de visitas, (app de auto-atendimento).
PranzoExperiências gastronômicas. Ajudamos pessoas que querem ou precisam comer fora a encontrar os melhores restaurantes e os melhores pratos com até 50% de desconto pagando através do nosso app.
Wake UpA Wake Up Cobranças é um SaaS de cobrança para comércio e varejo. Supermercados, Materiais de Construção, Lojas de Confecção, Lojas de móveis e eletrodomésticos que enfrentam o problema de inadimplência com números que chegam a 25% e 40% de ao ano, perdendo de 100 mil a 250 mil reais por mês. O Serasa Experian mostra que 11,6% da inadimplência brasileira está apenas no comércio/varejo. Com uma dívida média de R$ R$ 1500,00 o mercado é de 11,9 bilhões de reais.
Amo DeliveryA Amo Delivery oferece plataformas de vendas para o ramo gastronômico. Os restaurantes podem comercializar seus produtos através de app e web para os modelos de delivery, retirada e consumo local.
BroadfactorDinheiro na conta da sua empresa em até 24 horas, facilitando o processo de venda de recebíveis através do factoring colaborativo. Cedentes apreciam a experiência de bolsa de recebíveis, Factorings se beneficiam da oferta de títulos qualificados.
Doctor STEMFranquia especializada em STEM Education. + de 300 atividades com projetos inspirados em tecnologias do mundo real. Única em SC credenciada para selecionar alunos para o International Journey no Center for Space Education da NASA (veja em KSCIA.com).
HausefulO mercado imobiliário precisa de pessoas qualificadas e treinadas para realizar serviços como fotos, visitas, medições e vistorias entre muitos outros. Recrutar, treinar e gerir uma equipe é um desafio para todas as empresas e sendo assim a nossa solução fornece uma força de trabalho qualificada e totalmente sob demanda.
NanoscopingA NanoScoping é uma startup que desenvolve e comercializa ativos nanoencapsulados de alta performance para o setor agroveterinário. Através de tecnologia verde, a NanoScoping produz nanoencapsulados que conferem maior estabilidade, eficácia e tempo de ação aos ativos.
NeokohmFornecemos segurança para indústrias e transportadoras através de inteligência artificial no controle remoto de temperatura durante o processo logístico refrigerado.
OmnihunterPara Instituições Financeiras que têm prejuízos com o desaparecimento de bens móveis alienados a contratos de crédito ou de seguro (ex: veículos), a OMNIHUNTER é uma plataforma como serviço que potencializa a busca e apreensão dessas garantias. É a 1ª plataforma colaborativa a conectar credores e gestores de retomada a uma rede de agentes de investigação empoderados com recursos de inteligência e gestão. Estamos em busca de bancos, consórcios, locadoras e seguradoras com os quais possamos fazer provas de conceito da solução e assim escalar rapidamente a rede de usuários da plataforma, validando seu modelo de negócio.
Enviou Somos um conjunto de ferramentas SaaS com objetivo de aumentar as vendas e recebimento das lojas virtuais. Todas as ferramentas estão integradas, atualmente, a 19 plataformas de ecommerce disponíveis no mercado.
HabautSe você puder aumentar a produtividade estratégica do seu time em até 30%, reter até 15% de talentos e antecipar tendências de desmotivação entre os colaboradores da sua empresa através de uma plataforma, podemos conversar?
MenyooPlataforma de cardápio digital, conecta o cardápio a diversos canais e soluções diferentes, simplificando a gestão para o estabelecimento. Foco em banco de dados e BI.
ShelfpixVocê sabe como estão as suas gôndolas agora? Gerencie sua execução no ponto de venda de forma eficiente e em tempo real.
Inventeca StoryMaxInventeca é plataforma da StoryMax de autoria baseada num clube de assinaturas de livros que incentiva a criança inventar, gravar e compartilhar narrativas.
TaxiFlyA TaxiFly é um marketplace de aviação executiva, que traz agilidade e confiança na contratação online de táxi aéreo homologado pela ANAC. Ao contrário das atuais formas de contratação, em que é necessário ligar ou enviar e-mail e aguardar orçamentos que podem levar horas ou dias para serem aprovados, na TaxiFly, é possível contratar e pagar online, comparar os preços de acordo com o tipo/modelo da aeronave, entre empresas de táxi-aéreo ou datas disponíveis.
TonolucroTonolucro como marketplace vende produtos e serviços dos melhores estabelecimentos da cidade e controla todo o processo de entrega. Expande-se nacionalmente por meio de unidades próprias e por franquias. Em 2 anos, já está presente em 20 cidades e 9 estados e irá movimentar cerca de R$ 12 MM de faturamento bruto em 2019.
UrpayPlataforma de Conta Digital com tecnologia em pagamentos.

O que achou do texto? Comente e compartilhe em suas redes. E para conhecer outros projetos desenhados sob medida para empresas e instituições, como o Capital Empreendedor, acesse a nossa página de programas.