O que é Paywall e por que você deveria saber disso?

Início » O que é Paywall e por que você deveria saber disso?

A definição literal de paywall seria “muro de pagamento”.  É um modelo muito  difundido quando falamos de criação de conteúdo online. Você determina que seu cliente pode ver determinados tipos de conteúdo e, a partir de determinado ponto, ele precisa pagar para continuar tendo acesso.

Esse ponto de corte pode variar de acordo com os seus objetivos. É comum, por exemplo, vermos em sites de jornais que em alguns casos conseguimos ler o primeiro parágrafo de um determinado artigo, mas se quisermos ler ele inteiro precisamos de assinar o conteúdo pago, por exemplo.

Ok, entendi o que é Paywall. Mas o que isso tem a ver com o meu negócio?

A lógica do paywall pode ser utilizada em diversos tipos de negócios. É a maneira que você tem para determinar até onde vai o seu modelo gratuito e onde entra o seu modelo pago. Independente do seu modelo estar relacionado a produção de conteúdo ou ser um marketplace, você pode pensar o que do seu modelo você quer  que o seu cliente tenha acesso de forma gratuita e o que vai estar disponível apenas para os clientes pagantes.

Vamos imaginar que eu estou criando uma plataforma para ajudar as pessoas a encontrarem tatuadores. Na minha plataforma eles possuem acesso às fotos do portfólio do tatuador, ao Whatsapp dele, ao endereço do estúdio de tatuagem e à avaliação de outros clientes enfatizando os pontos fortes e fracos daquele profissional.

Onde eu coloco o meu paywall vai ser fundamental para o sucesso ou fracasso do meu negócio.

Vamos imaginar três situações  diferentes de determinação de paywall.

Situação 1: Os clientes com acesso gratuitos tem acesso às principais fotos do portfólio, a todas avaliações de clientes e algum contato do profissional como o whatsapp. E o plano pago dê acesso a todas as fotos do portfólio e demais informações de contato como o endereço, e-mail e perfil nas redes sociais.

Dificilmente alguém vai pagar pelo meu plano, pois ele já tem acesso a funcionalidades o suficiente para resolver o problema dele que é encontrar e escolher um tatuador.

Situação 2: Os clientes possuem acesso gratuito apenas às avaliações de outros clientes e todas as outras informações só estão disponíveis para quem pagar pelo acesso restrito.

Neste caso, é bem provável que o seu negócio fracasse por outra razão. Simplesmente a informação de quais profissionais possuem melhores avaliações não é  suficiente para mostrar que a sua plataforma tem informações suficientes para me ajudar na tomada de decisão do melhor profissional. E assim eu não vou ter experimentado o suficiente do que pode ser a sua solução para me sentir instigado a pagar pela versão com todos  os dados.

Situação 3: Os clientes com acesso gratuito tem acesso ao portfólio de fotos de tatuagens e à avaliação dos demais clientes. Mas apenas com a versão paga eu sei quem é o tatuador e consigo entrar em contato com ele.

Neste caso, o cliente pode entrar na plataforma, se apaixonar por um determinado desenho, se sentir confiante com o profissional através da avaliação dos demais e estar pronto para dar o próximo passo que é entrar em contato. Mas para isso ele precisa desembolsar determinado valor. O momento do pagamento vem quando o cliente já está em parte satisfeito com o que recebeu até então, mas com desejo o suficiente do próximo passo para pagar por isso.

Nem todos os negócios precisam de um paywall como o descrito aqui, talvez o seu cliente irá pagar pela primeira versão do seu produto e a simples demonstração ou descrição do seu produto no site seja suficiente para realizar a venda. Mas caso aconteça o contrário, desenhar diferentes configurações de paywall e realizar testes de conversão para cada um deles pode ser a grande diferença entre um negócio de sucesso ou mais um negócio que surgiu no seu mercado.


Faça parte da nossa rede de startups

Por |2023-01-18T09:53:28-03:0018/01/2023|Sem categoria|

Compartilhe! Escolha a sua plataforma!

Atuo no mundo da inovação desde 2008. Já atuei em incubadora, consultoria e aceleradora, acelerando mais de 900 startups. Sou formado em Ciências Biológicas e Especialista em Gestão, e por isso gosto de misturar mundos diferentes para trazer mais inovação para o meu dia-a-dia. Coordeno os programas da Troposlab e crio novas metodologias de aceleração, atuando diretamente com mais de 50 grandes empresas. Além disso, tenho um lado nerd (ficção científica, heróis, histórias de aventura, etc).
Ir ao Topo