• Os pioneiros em implementar inovação são chamados de first movers

É muito comum, ao pensar em inovação, imaginarmos um grupo de pessoas que, depois de um pouco de inspiração e criatividade, muito esforço e centenas de horas de trabalho, chega em um produto, modelo ou processo completamente novo que revolucionou o mercado.

Para todo novo produto, modelo ou serviço, realmente existe esse tipo de pessoa. Mas o que nem sempre percebemos é que muitas vezes não são elas ou a empresa que elas representam que aproveitam os benefícios dessa novidade.

As empresas que lideram esse tipos de inovação são chamadas de first movers e as que desenvolvem suas soluções usando como inspiração a ideia inicial são os followers. A lógica nos leva a crer que ser o first mover nos garante um diferencial competitivo em relação aos concorrentes, e isso é verdade na maioria dos casos. Mas como todo diferencial, ele é efêmero, desaparece com o tempo. 

A história das empresas está cheia de exemplos de first movers da inovação que perderam a sua liderança com o desenvolvimento do mercado.

– O fast food foi inventado pela White Castle, em 1916, mas foi superado por diversas redes que surgiram depois com inovações incrementais e melhor execução do modelo, como foi o caso do McDonald’s.

– O primeiro computador pessoal foi desenvolvido pela Apple (o Apple 1), mas esse mercado foi dominado por marcas que rodavam o sistema operacional Windows da Microsoft ao longo das décadas seguintes.

– A Ford inventou o fordismo, sistema de produção industrial focado em produção em massa, que foi copiado por todos os concorrentes nas décadas seguintes e a Ford eventualmente foi ultrapassada por várias outras montadoras em tamanho de mercado.

Isso continua acontecendo o tempo todo, mas com a rapidez do desenvolvimento de novos produtos e tecnologias, essa mudança vem acontecendo ainda mais rápido:

– A EasyTaxi inventou o modelo de chamar taxis por aplicativo e foi engolida em poucos anos por seus concorrentes

O Snapchat inventou o conceito de publicações que só ficam disponíveis por 24 horas e foram copiados pelo Facebook em todas as suas redes fazendo o Snapchat praticamente desaparecer em meses

A Netflix criou um mercado completamente novo de streaming e agora pode ser ultrapassada por várias plataformas concorrentes criadas pelas próprias produtoras de filmes como é o caso da Disney.

Se mover primeiro é sim importante, mas se mover rápido e com qualidade quando os seus concorrentes pensam nas inovações é tão importante quanto.


Quer saber mais sobre nossos serviços? Preencha o formulário e nos conte como podemos ajudar!


Por |2021-06-09T14:47:02-03:0008/06/2021|inovação|

Compartilhe! Escolha a sua plataforma!

Atuo no mundo da inovação desde 2008. Já atuei em incubadora, consultoria e aceleradora, acelerando mais de 900 startups. Sou formado em Ciências Biológicas e Especialista em Gestão, e por isso gosto de misturar mundos diferentes para trazer mais inovação para o meu dia-a-dia. Coordeno os programas da Troposlab e crio novas metodologias de aceleração, atuando diretamente com mais de 50 grandes empresas. Além disso, tenho um lado nerd (ficção científica, heróis, histórias de aventura, etc).
Ir ao Topo