• Você é um líder mentor?

No livro “A Odisseia“, quando Odisseu parte em direção à sua aventura, deixa seu amigo chamado Mentor como responsável por seu filho Telêmaco. Por esse papel de guia, o nome Mentor agora é usado como termo que se refere a quem direciona, guia e ensina, não só passando conhecimento em si, mas colocando seus ensinamentos em prática em seu modo de viver.

Numa grande empresa não é difícil encontrar excelentes gestores, pessoas com grandes currículos e capacidades. As chamadas hard skills raramente estão em falta nas grandes organizações. São pessoas com conhecimentos suficientes para fazer tudo da melhor forma possível, gerar transformações inimagináveis. 

Mas por que não vemos isso acontecer? Por que entre tantos gestores com tanta competência e capacidade técnica não encontramos necessariamente grandes líderes mentores? 

As soft skills normalmente não estão tão abundantes nas organizações, como as hard skills. O desenvolvimento pessoal pede comprometimento profundo e contínuo, de forma que poucas pessoas estão dispostas ou têm a oportunidade de desenvolvê-las profundamente.

Grandes líderes, os que geram crescimento e transformação profundos, têm algumas características em comum como:

  • Caráter, são pessoas confiáveis.
  • Humildade, são pessoas que dão crédito aos outros e sabem suas capacidades.
  • Visionários, antecipam as tendências.
  • Desenvolvem pessoas.

Essas quatro características não são desenvolvidas da noite para o dia, são aprendizados de uma longa caminhada, levam tempo e são mais facilmente aprendidas quando são vistas em alguém, absorvidas pelo modelo. Por exemplo, suas referências sobre caráter provavelmente vêm do exemplo dos seus pais ou pessoas com quem conviveu desde a sua infância.

A mentoria é o local onde um grande líder é formado por outro, é o lugar onde ele pode se abrir para alguém experiente e aprender sobre os hard e soft skills. É também onde  ele mantém a visão de futuro alinhada, os valores são compartilhados, onde as pessoas são humanas e geram conexões profundas, não apenas máquinas de produtividade e entrega de resultados. Torna-se um processo educativo para esse líder mentor em formação e amadurecimento. E é também simbiótico, pois ao mesmo tempo que esse grande líder é formado, ele forma outros. 

A cultura se forma a partir das relações das pessoas e é profundamente influenciada por aquelas que mais têm autoridade dentro da organização. Quando o processo da mentoria é algo natural e contínuo dentro da empresa, um hábito desenvolvido pela liderança, fica mais fácil difundir e gerar a inovação.

A mentoria é um processo de longo prazo na inovação dentro de uma organização, devido a três motivos:

  • Clareza de propósito. Integridade entre o que fala e faz, mostrando a direção de para onde ir e como ir. O líder mentor visionário, que entende a inovação como o caminho para o sucesso de sua empresa, na mentoria pode mostrar que aplica a inovação no seu dia-a-dia inspirando seus colaboradores a fazerem o mesmo.
  • Relacionamento para amadurecimento, desenvolvimento de soft skills. Como falamos anteriormente, o desafio não é conhecimento (hard skill), são comportamentos. Numa conversa sincera dentro da mentoria, líderes e mentorados têm a chance de falar sobre esses comportamentos e pensar sobre como podem evoluir em relação a eles. Transformando efetivamente a cultura da empresa.
  • Diminuição da curva de aprendizado, direcionamento sobre hard skills. Conhecimento normalmente não é o problema, já que em grandes empresas normalmente as pessoas são altamente capacitadas, mas sua experiência com certeza traz dicas, ferramentas e teorias importantes para serem utilizadas. Dicas de livros, metodologias e pessoas a serem procuradas, de acordo com os desafios enfrentados que só a vivência poderia trazer.

O processo de mentoria não é um caminho fácil e rápido, assim como o desenvolvimento da inovação em sua empresa. Nós da Troposlab podemos te ajudar a desenvolver as habilidades e conhecimentos sobre inovação, para que você seja preparado como um líder mentor.

Quer saber como? Entre em contato com a gente preenchendo o formulário abaixo ou pelo e-mail.

Por |2021-04-15T13:31:11-03:0015/04/2021|liderança|

Sobre o Autor:

Guilherme Lopes
Agente de Aceleração
Ir ao Topo