O que é um ecossistema empreendedor? Por que desenvolver um ecossistema de startups? Por onde começar? Como diagnosticar o nível de maturidade de um ecossistema?

Normalmente, essas são dúvidas comuns a praticamente todos os empreendedores que estão inseridos em um desses ambientes ou que têm o desejo de fazer parte de algum deles.

A Troposlab entende que o empreendedorismo traz mudanças de alto impacto para as pessoas, para os negócios e para o mundo em geral. Pensando nisso, criamos um e-book que traz alguns estudos, insights e uma metodologia própria para diagnosticar o estágio do seu ecossistema empreendedor.

Ao longo de 15 anos, já aceleramos mais de 700 startups, além de realizar programas de aceleração públicos e privados em diferentes setores e níveis tecnológicos. Toda essa experiência nos fez entender melhor o contexto empreendedor em diferentes ambientes como em uma universidade, na moda, na indústria criativa e no mundo tecnológico.

Hoje, são mais de 8.000 empreendedores e executivos impactados. A ideia é levar a cultura empreendedora para dentro de empresas e instituições, sempre seguindo o conceito de educação empreendedora. E, a partir dessa interação, entender cada vez mais o papel dos diferentes atores de um ecossistema.

Frugal Innovation

Frugalidade é uma palavra que remete à ideia de moderação, economia, retirada de excessos. É um conceito que quase não faz parte do dia a dia de uma sociedade como a nossa, que vive muitos excessos e parece estar sempre buscando cada vez mais roupas, gadgets, entre outros recursos.

Logo, Frugal Innovation é um tipo de inovação que descobre novos modelos de negócios, reconfigura cadeias de valor e redesenha produtos para atender usuários que enfrentam algum tipo de restrição de recursos. A ideia geral é basicamente pensar uma forma de inovar fazendo “mais com menos”.

Para saber um pouco mais sobre esse assunto, você pode fazer o download do nosso e-book “Ecossistemas Empreendedores” que trata de tópicos como:

  • Por que startups?
  • O que as startups estão ensinando às grandes empresas
  • Frugal Innovation
  • Diagnóstico rápido de ecossistemas
  • Como espaços de inovação podem ajudar a desenvolver o ecossistema.

Então, não perca essa oportunidade de aprofundar mais seus conhecimentos sobre o tema. Aproveite também para acompanhar as nossas redes sociais e receber novos conteúdos e informações relevantes!

Nossas Redes: