O que é um ecossistema de inovação?

Um ecossistema de Inovação pode ser comparado a um ecossistema biológico, e  ser entendido, resumidamente, como um conjunto complexo de relacionamentos entre recursos vivos, hábitats e habitantes de uma área cuja funcionalidade é manter um estado de equilíbrio sustentável para sobrevivência de todos os participantes do mesmo meio.

A analogia de ecossistema biológico aplicada ao ambiente empresarial, teve êxito ao explorar o caráter de interdependência (IANSITI; LEVIEN, 2004) e co-evolução (MOORE, 1993) dos atores que o compõem.

Em suma, trazendo a analogia para o mundo corporativo, um ecossistema de inovação se caracteriza por um conjunto de relações complexas que se formam entre os atores ou entidades que estão envolvidos para viabilizar o desenvolvimento tecnológico e a inovação do meio.

Desta forma, pode-se entender que os diversos ecossistemas são vistos como resultado das relações de interações entre seus atores proporcionando uma intensa troca de experiências, tendo cada ator seu próprio papel. Com isso, tais ambientes acabam se tornando pólos criativos, com o objetivo de impulsionar o resultado de empresas e promover novos talentos.

Os ecossistemas de inovação referem-se aos sistemas interorganizacionais, políticos, econômicos, ambientais e tecnológicos pelos quais um ambiente propício ao crescimento do negócio é catalisado, sustentado e apoiado. Ecossistema de inovação é uma abordagem integrada para o desenvolvimento. Inovação é algo que gera valor. Um ecossistema de inovação dinâmico é caracterizado por um realinhamento contínuo de relações sinérgicas de pessoas, conhecimentos e recursos que promovem o crescimento harmonioso do sistema em resposta ágil às mudanças das forças internas e externas (JISHNU, GILHOTRA, MISHRA, 2011. p. 336. (Tradução Koslosky).

As vertentes e atores do Ecossistema

O objetivo de um ecossistema de inovação é  apoiar os estágios de desenvolvimento de um empreendimento e, para que isso ocorra de uma forma harmônica e efetiva, são definidas algumas vertentes principais de atuação. Dentro delas  existem alguns  nomes que fazem parte desse processo de evolução e constante crescimento para o Ecossistema.

São elas:

  • Ambientes de Inovação
  • Programas e Ações
  • ICTI – Instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação.
  • Políticas Públicas
  • Capital
  • Governança

Ambientes de Inovação

 Pré-incubadora É um ambiente que oferece suporte a empreendedores para transformar suas ideias de negócios em empresas formalizadas juridicamente por meio de ferramentas, serviços de consultoria técnica e mercadológica, mentorias, assessorias, cursos e apoio institucional, além de networking e aproximação com entidades financeiras e de investimento.
Incubadora As incubadoras de empresas são instituições que auxiliam o desenvolvimento de micro e pequenas empresas nascentes ou que estejam em operação, que tenham como principal característica a oferta de produtos e serviços no mercado com significativo grau de inovação. Elas oferecem suporte técnico, gerencial e formação complementar ao empreendedor e facilitam o processo de inovação e acesso a novas tecnologias nos pequenos negócios.
Aceleradora Se caracteriza pelo investimento financeiro na empresa para o rápido crescimento de startups, ajudando-as a obter novas rodadas de investimento ou a atingir seu ponto de equilíbrio (break even).
Parque Tecnológico São empreendimentos para a promoção de ciência, tecnologia e inovação. Nesses empreendimentos se concentram todos os elementos de um ecossistema de inovação, os quais criam um ambiente favorável à inovação tecnológica. Um parque tecnológico estimula a interação entre as empresas e oferece a oportunidade para elas transformarem pesquisa em produto.
Espaço Maker São locais que apóiam e favorecem os conceitos da fabricação digital e do “faça você mesmo”, possibilitando que empreendedores façam seus próprios produtos ou protótipos.
Centro Inovação Ambiente que abriga e integra diversos elementos de um Ecossistema de Inovação para acelerar a evolução do ecossistema de inovação da região.
Coworking Coworking é um escritório compartilhado que oferece infraestrutura empresarial completa, onde profissionais de diferentes áreas podem executar seus trabalhos, interagindo com outras pessoas e ampliando sua rede de contato, em uma atmosfera agradável, dinâmica e que inspira criatividade e produtividade.

Programas e Ações

Programas e Ações São iniciativas complementares àquelas realizadas pelos ambientes de inovação de forma rotineira, para atender diferentes necessidades, reduzir gargalos e dinamizar as etapas de desenvolvimento empresarial visando o fortalecimento do ecossistema de inovação.
Protagonismo Empresarial  É o comprometimento das empresas e empresários locais no desenvolvimento de ações de fortalecimento do ecossistema de inovação.

ICTI – Instituições de Ciência Tecnologia e Inovação

Formação de Talentos Instituição de Ciência, Tecnologia e Inovação voltada à formação de recursos humanos, como por exemplo, as universidades, faculdades, institutos federais, centros universitários comunitários, etc.
Inovação Instituição voltada à pesquisa científica, tecnológica e/ou para o desenvolvimento de novos produtos, serviços ou processos inovadores. Por exemplo: universidades, institutos de tecnologia, empresas públicas de pesquisa, fundações.

Políticas Públicas

Legislação de Inovação e Benefícios Objetiva o fortalecimento do sistema local de inovação, prevendo: mecanismos que facilitem a integração entre ICTIs e empresas; a definição de políticas públicas; o incentivo a criação de empreendimentos inovadores; a concessão de incentivos fiscais e econômicos; políticas de atração de empresas inovadoras; e tributação diferenciada para a criação e instalação de empresas no município.
 Órgão Público de Inovação Secretaria, departamento dentro de uma secretaria, instituição municipal, fundação, conselho, superintendência, agência – voltado ao planejamento e aplicação de políticas públicas de ciência, tecnologia, inovação e promoção de negócios inovadores.

Capital

Investidor Anjo É a (pessoa física ou um grupo de investidores) que realiza investimentos com seu capital próprio em startups. Os investidores anjos costumam ser profissionais (empresários, executivos e profissionais liberais) experientes, que agregam valor para o empreendedor com seus conhecimentos, experiência e rede de relacionamentos, além dos recursos financeiros.
Venture Capital É um tipo de investimento na forma de aquisição de participação minoritária em empresas de alto potencial de crescimento, por investidores individuais ou institucionais, com objetivo de ter as ações valorizadas para posterior saída (exits) da operação.
Instituições de fomento São instituições que disponibilizam linhas especiais de fomento à inovação, podendo ser reembolsável ou não. (Finep, BNDES, Bancos de Desenvolvimento Estaduais, Fundações de Amparo à Pesquisa, CNPq e outros)

Governança

A Governança é a forma como os diferentes atores e instituições da tríplice hélice (  empresas, universidades e o governo)  interagem para promover o fortalecimento do ecossistema de inovação.

Agora que você pode identificar alguns atores, entenda os benefícios de interagir com o ecossistema:

  • Troca de experiências
    Você terá a oportunidade de aprender com os erros de outras pessoas, além de definir novas soluções para seus problemas. Isso acontece porque em um momento de troca, o nível de aprendizado costuma ser bastante elevado.
  • Reconhecimento da comunidade
    Empresas que participam de ecossistemas de inovação costumam estar mais bem preparadas para atender às necessidades de seus clientes, tornando-se referência em seu nicho de atuação.
    Pertencer a uma comunidade que  estimula o aprendizado é muito importante tanto para a comunidade local quanto para o desenvolvimento. Isso acontece porque quanto mais avançado o pólo tecnológico é, mais beneficiado fica o local à sua volta.
  • Redes de indicação
    A rede de indicação ocorre organicamente ao trabalharem em conjunto. Isso aumenta a confiança e a rede de parcerias, o que ajuda no crescimento de todos os envolvidos.
  • Melhora de habilidades
    Um ecossistema de inovação é capaz de incentivar a melhora das habilidades dos profissionais de qualquer empresa. Dessa forma, fica mais fácil, inclusive, a captação de novos talentos.

Identificar as vertentes, os atores do ecossistema  e o momento que sua empresa está para que possa usufruir de todas as possibilidades de crescimento é de extrema importância para os negócios e para a economia do país.

Nós da Troposlab entendemos que o empreendedorismo traz mudanças de alto impacto para as pessoas, para os negócios e para a economia em geral.

Pensando nisso, criamos um e-book que traz alguns estudos, insights e uma metodologia própria para diagnosticar o estágio do seu ecossistema empreendedor.

Não deixe de baixar o seu E-book de forma gratuita.

Baixe gratuitamente a 2ª edição do nosso ebook Ecossistemas Empreendedores!

Conceitos, análises de cases e um framework para fazer um diagnóstico do nível de maturidade da seu negócio frente a ambientes empreendedores.

BAIXE O E-BOOK GRATUITAMENTE!

Por |2022-02-16T08:46:18-03:0015/02/2022|ecossistema de inovação|

Compartilhe! Escolha a sua plataforma!

Me graduei em Administração e atualmente estou fazendo um MBA em Marketing e Negócios digitais. Tenho experiência no desenvolvimento de projetos de inovação em pequenas empresas, ambientes tradicionais, utilizando metodologias ágeis. Sou facilitadora de conhecimento nas áreas de empreendedorismo e modelagem de negócios e mentora voluntária em alguns projetos sociais. Sou uma pessoa que admira a diversidade de cultura e gosto de conhecer lugares e pessoas. Adoro passar os finais de tarde com meus bichinhos de estimação: meu jabuti, Donatello; meu dog, Pelúcia; e meu gato David Bowie.
Ir ao Topo