• Uma mentoria de sucesso começa com uma boa preparação

Pessoas buscam mentorias como uma maneira de alcançar seus objetivos. O mentor, como referência e expertise em determinado assunto, ajuda no processo de autoconhecimento e desenvolvimento profissional. Contudo, sabemos que dar uma mentoria não é uma tarefa trivial. Exige preparação, alinhamento, ferramentas e organização. Trazemos nesse texto algumas dicas para você dar uma mentoria de sucesso, fazendo com que seu mentorado alcance o objetivo desejado.

1) Se prepare para a mentoria

Estamos vivendo um contexto onde as mentorias têm sido conduzidas de maneira remota, o que não quer dizer que não é necessário preparar o ambiente para a sessão. É importante conferir se está tudo certo com as ferramentas que você irá utilizar. Além disso, escolha uma música para deixar tocando (baixinho!) enquanto os mentorados entram na reunião, isso gera um senso de acolhimento.

2) Alinhe expectativas

Na primeira sessão de mentoria, explique como será o processo. Esse é o momento de fazer combinados, se for necessário. O mais importante é entender as demandas do mentorado para que então vocês possam definir os objetivos da mentoria e entender como alcançá-los. Para isso, o mentor precisa entender as dores do mentorado e se ele está passando por algum dilema.

3) Provoque o mentorado

O processo de mentoria terá um fim, e é essencial que ao final desse processo o mentorado seja um profissional mais maduro e confiante. Para que isso aconteça, o mentor precisa gerar reflexões a fim de que o mentorado consiga caminhar “com as próprias pernas”. Não se trata de dar todas as respostas prontas, mas sim de ensiná-lo a fazer as perguntas certas e a buscar como respondê-las.

4) Passe tarefas

Não limite o processo de aprendizado ao tempo da mentoria. De acordo com a dedicação que o mentorado pode dar ao processo fora das sessões, determine tarefas para ele continuar o aprendizado. Seja uma tarefa de pesquisa, de leitura ou de ida a campo, é importante combinar ao final da mentoria o que ele deverá fazer até a próxima sessão. No caso da última mentoria, indique quais são os próximos passos para o mentorado seguir com o seu processo de desenvolvimento e passe referências para isso.

5) Transmita sua experiência

A experiência do mentor é a base da mentoria. O mentor não detém apenas o conhecimento teórico, mas também o conhecimento prático. Compartilhe como você fez suas escolhas e como você lidou com os erros durante o seu próprio processo de crescimento. Compartilhe boas práticas! O importante é que o mentorado entenda que o processo de desenvolvimento contém erros e acertos, mas que ele é capaz de obter os resultados que ele almeja ao final. 

Nós da Troposlab realizamos projetos de inovação nos quais também conduzimos mentorias para o desenvolvimento de projetos, de negócios e de pessoas. Já ajudamos empresas dos mais diversos setores no seu processo de aprendizagem e crescimento, construindo bases sólidas para que essas organizações se transformem em referências em inovação.

E se você precisar de uma mentoria de sucesso para alavancar projetos inovadores na sua empresa,  preencha o form abaixo e fale com um de nossos especialistas ou nos envie um e-mail. 

Por |2021-04-20T12:33:40-03:0020/04/2021|educação empreendedora|

Compartilhe! Escolha a sua plataforma!

Olá! Sou o Heitor e faço parte do time Troposlab! Me graduei em Engenharia de Produção na UFMG e atualmente estou fazendo um mestrado em Inovação Tecnológica, também na UFMG. Tenho experiência em projetos de inovação e em trabalhos envolvendo competências e organização do trabalho. Sou uma pessoa alegre e divertida que é apaixonada pela cultura pop e por carros! Não abro mão de estar com meus amigos e com meu cachorro, o Theo.
Ir ao Topo