Projetos de intraempreendedorismo começam com a investigação da causa do problema que está sendo resolvido, seguido da definição do público alvo para quem sua solução é dirigida. Durante essas etapas, são identificadas várias pessoas que exercem algum tipo de influência sobre seu projeto: clientes, gerentes, diretores, usuários, fornecedores, analistas, supervisores, entre outras. As pessoas que são influenciadas ou que influenciam sua solução, seja direta ou indiretamente, são chamadas de stakeholders. 

Antes de seguir para a etapa de desenvolvimento e teste do MVP (mínimo produto viável), o intraempreendedor deve fazer um exercício estratégico de entender se o seu projeto está gerando valor para todas os stakeholders interessadas por ele e, se dentre as pessoas impactadas, existem aquelas que podem ter uma influência negativa sobre o projeto. O Mapa de Influência é uma ferramenta que permite posicionar os stakeholders do seu projeto de acordo com o papel que eles exercem e a influência que eles possuem.

Qual a importância de mapear e classificar esses stakeholders? 

Em muitos casos você estará desenvolvendo um projeto que envolve gestores, diretores, o vice-presidente e até mesmo o presidente da empresa. Todos eles são stakeholders dessa ação, mas quem deles foi a pessoa que encomendou o projeto? E quem vai ser a pessoa que vai aprovar a implementação da solução? Além disso, quem vai utilizar a solução? Essa diferenciação é essencial para que sua solução seja assertiva e para que você consiga executá-la. A pessoa que encomendou o projeto talvez esteja mais preocupada em garantir que o projeto esteja alinhado com as diretrizes estratégicas da empresa, enquanto a pessoa que vai aproveitar ou não a implementação vai focar nos custos envolvidos. O usuário, por outro lado, provavelmente não vai se envolver com essas questões e estará interessado em como a solução vai resolver seus problemas e facilitar seu trabalho. 

Stakeholders diferentes têm interesses diferentes e é importante ter isso em mente para o momento de ida a campo. A entrevista com os usuários deve focar nas suas dores e necessidades em relação ao problema que está sendo resolvido, a recorrência desse problema e se ele já tentou resolvê-lo de alguma forma. No momento de entrevistar os tomadores de decisão e quem encomendou o projeto, é importante entender como o problema impacta a área e a empresa de uma maneira macro, visto que muitas vezes eles não vivenciam o problema de perto. É o momento de entender por meio deles o que a empresa quer com o projeto e quais as limitações de recursos, por exemplo.

Como isso funciona na prática?

A ferramenta Mapa de Influencia

Existem stakeholders do seu projeto, contudo, que não se encaixam em nenhum dos três papéis anteriormente citados. Se o seu projeto depende de um fornecedor de determinada peça e esse fornecedor costuma atrasar as entregas, ele possui uma influência negativa sobre o seu projeto. Esse stakeholder, portanto, deve estar localizado na parte esquerda da ferramenta. Pode acontecer, também, de existir algum supervisor específico que viu muito valor na sua solução para controle de estoque e que pode funcionar como um recomendador da sua solução, divulgando as potencialidades dela para outros supervisores e operadores. Ele é um stakeholder que possui uma influência positiva sobre seu projeto e que deve ser posicionado no lado direito do Mapa de Influência.

É essencial, dessa maneira, saber quem são todos os stakeholders do projeto e classificá-los de acordo com o seu papel e com a influência que eles possuem. Esse exercício te ajudará a entender melhor como o seu projeto pode gerar valor, com quem devem ser feitos alinhamentos periódicos e quais pessoas são importantes de monitorar. É recomendável que você tenha o Mapa de Influência em um local de fácil acesso para que você sempre revisite a ferramenta e avalie se houve alguma mudança na dinâmica dos stakeholders.


A Troposlab ajuda empresas a conduzir projetos de intraempreendedorismo e na aplicação estratégica de ferramentas para desenvolvimento de projetos, como o Mapa de Influência. Para entender melhor como a Troposlab pode ajudar sua empresa, entre em contato com a gente.

Por |2022-06-14T13:44:50-03:0014/06/2022|ferramentas de inovação|

Compartilhe! Escolha a sua plataforma!

Olá! Sou o Heitor e faço parte do time Troposlab! Me graduei em Engenharia de Produção na UFMG e atualmente estou fazendo um mestrado em Inovação Tecnológica, também na UFMG. Tenho experiência em projetos de inovação e em trabalhos envolvendo competências e organização do trabalho. Sou uma pessoa alegre e divertida que é apaixonada pela cultura pop e por carros! Não abro mão de estar com meus amigos e com meu cachorro, o Theo.
Ir ao Topo