Existem diversos fatores que influenciam na capacidade da sua empresa em gerar inovação, como vimos anteriormente nesse artigo sobre a Cadeia de Valor da Inovação. Dentre todos os recursos necessários, destacamos que as pessoas são os recursos mais valiosos da organização, pois elas são capazes de trazer os diferenciais necessários nos momentos mais necessários. Por isso, vamos te apresentar agora as pessoas que são capazes de gerar inovações radicais dentro de grandes organizações, os Inovadores em Série (Serial Innovators).

Primeiro, para entendermos o que significa o termo Inovadores em Série, precisamos entender alguns conceitos:

  • Inovações radicais podem ser entendidas como inovações que podem oferecem novos recursos de performance ou significativa melhoria (5 – 10 vezes) em recursos conhecidos ou reduções significativas de custo (ex., 50%) de forma que novos domínios de aplicações possam surgir (O’Connor, 2008);
  • Para gerar inovação radical precisamos de três tipos de perfis: inventores (pessoal técnico do P&D), Champions e Gerente de projetos;
  • Champions são pessoas que se colocam na linha de frente para de uma ideia de sucesso duvidoso e todo e qualquer meio de pressão para ter um conceito aceito para desenvolvimento;
  • Inovadores são as pessoas na organização que inventam tecnologias radicais, transformam ela em conceitos de produtos, conquistam aceitação dentro da organização para os produtos e facilitam o desenvolvimento final no processo formal de Desenvolvimento de Produtos.

Inovadores em série (serial innovators) são os inovadores que criaram e comercializaram produtos repetidamente.

Quais são os benefícios de se ter um inovador em série na minha empresa?

Você provavelmente já deve conhecer uma pessoa que apresenta ideias geniais e fora da caixa, é capaz de transitar entre os diversos departamentos da empresa, defende veemente a sua ideia e consegue a transformar em um novo produto ou serviço inovador pra empresa. Bom, provavelmente essa pessoa pode ser um inovador em série.

Ter um inovador em série na sua organização pode trazer diversos benefícios para o negócio, como a geração de inovações radicais que podem trazer disrupção ao mercado, a geração de diferencial competitivo para a empresa, o aumento da performance financeira da empresa e o engajamento dos outros colaboradores a se dedicarem à inovação. Lembramos que tudo isso começa com uma ideia diferente e criativa, provavelmente seja uma ideia maluca ou fora da caixa, como costumamos ouvir em organizações ainda tradicionais.

Quais são as características do inovador em série e como identificá-lo? 

Você já encontrou uma pessoa dentro da sua empresa que está intrinsecamente motivada em encontrar soluções para problemas reais dos clientes (sejam clientes internos ou externos da empresa) e tem muita vontade de levar esses produtos/serviços para o mercado?! Bom, se sim, esse é o primeiro sinal de que você está lidando com um(a) inovador(a) em série.

O inovador em série é uma pessoa que normalmente busca atingir 5 objetivos principais dentro da empresa para gerar inovação, que são:

  1. Encontrar um problema interessante;
  2. Entender o problema completamente;
  3. Encontrar uma solução para o problema e validar essa solução com o cliente e a companhia;
  4. Executar o processo de desenvolvimento formal da empresa para tornar a solução em um produto vendável;
  5. Criar aceitação do mercado para o produto.

Apesar de parecer um processo linear para gerar inovação, nem sempre acontece assim e são necessárias diversas iterações no processo para permitir que soluções mais adequadas para os clientes sejam geradas. Dessa forma, podemos representar esse processo iterativo do inovador em série de acordo com a Figura abaixo, onde as linhas contínuas representam os caminhos comuns que são seguidos e as linhas tracejadas são os caminhos de obtenção de feedbacks que permite gerar um loop de aprendizado no processo de desenvolvimento de produto.

O modelo da ampulheta de como um inovador em série inova.

Figura 1. O modelo da ampulheta de como um inovador em série inova. Fonte: Griffin, et. al. (2014).

Provavelmente a sua empresa pode não ter um processo de desenvolvimento de produto que se assemelhe ao apresentado na figura acima, bom, em diversos casos estudados sobre os inovadores em série, isso também não acontecia. Dessa forma, os inovadores em série são responsáveis por desenvolver novos processos internos que viabilizem a geração de novos produtos inovadores a partir do problema definido. Dando seguimento a partir do problema definido, os Serial Innovators buscam conectar e encontrar as redes que irão ajudá-lo a pensar holisticamente a partir da perspectiva do cliente, do mercado, do técnico e de concorrentes.

Provavelmente demorará quase 1 ano para o Serial Innovator encontrar, definir e validar o problema completamente, somente depois disso que ele começará a construir a solução e utilizará todas as ferramentas criativas de resolução de problemas, podendo também construir modelos e testar modelos de propostas de soluções, como é feito com metodologias ágeis. Toda essa etapa de construção da solução irá demandar a habilidade do Inovador em Série de transitar e se conectar entre as áreas e departamentos da empresa para co construir o novo produto.

Bom, após a definição da proposta de solução, o próximo passo é transformar essa proposta de solução em um produto ou serviço que possa ser manufaturado. A partir da fase de execução, o Serial Innovator tem uma atuação e protagonismo menos intenso, entretanto ele participa ativamente na definição do time e do planejamento dessa fase. Ao chegar nessa fase, o papel do Serial Innovator foi crucial para superar as barreiras e reduzir os riscos inerentes no desenvolvimento de inovações radicais, chegando ao ponto de se ter um projeto de desenvolvimento de produto que seja aceitável pela empresa. Isso tudo só é possível por causa da capacidade do Serial Innovator de coletar os dados e informações sobre mercado, técnico e concorrência e integrar essas informações no trabalho de desenvolvimento da solução.

Outra habilidade muito importante e diferencial do Serial Innovator é a sua técnica de influência. Para conseguir a aprovação do projeto de inovação radical, será necessário posicionar estrategicamente bem o projeto, plantar algumas sementes da ideia dentro das áreas e deixá-las crescer lentamente, mostrar o valor do negócio para a companhia a partir de dados e informações já coletadas nas fases anteriores. Essas são algumas técnicas comumente utilizadas pelos inovadores em série e o uso de cada uma dependerá da situação.

Durante a etapa de execução do projeto, o Inovador em Série desempenha mais uma função de um líder, e não de um gerente de projetos. Dessa forma, ele acompanha e observa se as definições feitas para o projeto estão sendo cumpridas, além disso, quando acontece algum problema durante a execução, o Inovador em Série acompanha de perto e desempenha um papel de facilitador neste momento.

Como apoiar o inovador em série para que ele possa trazer benefícios para a empresa?

Vimos aqui que o papel do Inovador em Série é muito importante para gerar inovações radicais, ao mesmo tempo que as suas funções se tornam complexas quando implementadas em estruturas organizacionais que remetem à metodologias de desenvolvimento de produto lineares e sequenciais. Dessa forma, empresas que querem se tornar inovadoras precisam realizar mudanças estruturais e culturais internas que possibilitem que novos Serial Innovators possam surgir e desempenhar o seu papel com facilidade. 

O primeiro passo que um líder precisa dar para facilitar a inovação dentro da sua empresa/área é praticar a habilidade de escuta. Por meio da escuta você será capaz de identificar inicialmente os colaboradores com potencial de serem inovadores em série e irá identificar com maior clareza os principais gaps que a sua estrutura interna apresenta para gerar inovação. Aqui nesse artigo falamos para você um pouco mais sobre essa habilidade.

Entender o caminho que as ideias inovadoras percorrem na sua empresa é essencial para identificar os gaps da organização e definir melhorias para aumentar a geração de inovação. Toda empresa tem uma cadeia de valor da inovação, pois toda em toda empresa ideias são geradas e ela percorre um caminho interno para se desenvolver, entretanto, muitas ideias morrem antes mesmo de se tornarem um produto ou serviço, por isso, identificar a cadeia de valor da inovação é fundamental e será um suporte ao Inovador em Série. Aqui neste artigo te ajudamos a identificar a cadeia de valor da sua empresa.

Além de saber sobre os perfis dos inovadores em série e como as ideias se transformam em soluções inovadoras, é importante reforçar os seus conhecimentos em inovação e gestão da inovação. Para isso, fizemos estes dois materiais completos com os principais conceitos e práticas para inovar e este e-book gratuito para ajudar a sua empresa a superar os principais desafios da era digital.

Implementar uma cultura sustentável de inovação é complexo, ainda mais em grandes organizações. Espero que este artigo tenha te ajudado a encontrar os primeiros passos para facilitar a inovação na sua organização e conte conosco para ajudar a sua organização nessa jornada, envie um email e vamos tomar um café.


Referências:

GRIFFIN, A., PRICE, R. L., VOJAK, B. A., HOFFMAN, N. Serial Innovators’ processes: How they overcome barriers to creating radical innovations. University of Utah, 2014.

O’CONNOR, G. C. Major Innovation as a Dynamic Capability: A System Approach. The Journal of Product Innovation Management. 2008.

Por |2021-03-10T14:26:23-03:0005/03/2021|intraempreendedorismo|

Compartilhe! Escolha a sua plataforma!

Ir ao Topo