Relembrando os agentes do ecossistema

No último post falamos um pouco sobre os diversos agentes de um ecossistema de inovação e empreendedorismo, sugerindo que você pode pensar no posicionamento estratégico que sua empresa quer ter. Vamos relembrar os 8 papeis que você pode desempenhar:

  • Empreendedores
  • Investidores
  • Aceleradoras
  • Incubadoras
  • Universidades
  • Governo
  • Organizações setoriais
  • Comunidade

Se quiser uma descrição de cada um, é só acessar o último post.

Também comentamos sobre uma ferramenta que ajuda a medir a maturidade do ecossistema no qual sua empresa está inserida e que ajuda a pensar em ações para seu desenvolvimento. O objetivo desse post é apresentar essa ferramenta, disponível para download no final.

Essa ferramenta pode servir de inspiração para líderes de inovação dentro de grandes empresas, fundadores de startups, representantes governamentais ou entidades representativas criarem projetos de fortalecimento em seu ecossistema. Use-a à vontade e, em caso de dúvidas, fale conosco.

Tudo o que vou dizer aqui é baseado em um e-book sobre ecossistemas empreendedores lançado pela Troposlab.

Sem mais delongas, vou falar sobre os níveis de maturidade e fatores que a ferramenta considera e ao final você pode baixá-la e fazer você mesmo uma avaliação do seu ecossistema.

Fatores para analisar o ecossistema de inovação e empreendedorismo

A ferramenta considera 5 fatores para avaliar a maturidade de um ecossistema:

Propósito e pertencimento Considera se os empreendedores possuem vínculo afetivo com sua comunidade e agem com propósito para seu desenvolvimento e até se possuem uma visão comum de como ela deve caminhar.
Objetivos Considera a presença de cases de sucesso que possam delinear objetivos de longo prazo para as startups através de seus exemplos. Quem são os modelos a serem seguidos? Que valores transmitem aos empreendedores do ecossistema?
Estrutura Considera instituições e agentes que viabilizam a implementação de negócios tecnológicos, com foco nas mais evidentes: investidores, universidades e centros de pesquisa, aceleradoras, serviços especializados. Especialmente na América Latina, os programas de governo têm tido papel importante para potencializar ecossistemas empreendedores.
Articulação e visibilidade Esta categoria busca observar a integração entre os agentes para promover o ecossistema. Resultados maiores somente são alcançados com articulação com a cidade e com o ambiente empreendedor tradicional, valorizando a jornada empreendedora, adotando novos produtos e muito mais. Por isso, a visibilidade das startups é incorporada nessa categoria como quesito importante para a construção da identidade integrada com a localidade.
Performance e métricas Considera a busca por contabilizar os resultados que fazem um ecossistema funcional ao empreendedorismo. O ato de medir recorrentemente ajuda a comunidade a compartilhar propósito, pertencimento e objetivos.

O objetivo que esses elementos permitam decidir as ações prioritárias para desenvolver o espaço em que sua empresa está, assim como em que ela poderá contribuir.

Os níveis de maturidade de um ecossistema de inovação e empreendedorismo

Para cada um dos fatores apresentados, temos diversos cenários descritos na ferramenta, ligados a 6 níveis de maturidade:

0. Árido Ambiente caracterizado por muita resistência ao desenvolvimento da cultura de empreendedorismo tecnológico.
1. Virgem Pode se alavancar em alguns elementos da estrutura e da cultura local para começar a se desenvolver.
2. Iniciante Ecossistema caracterizado pela presença de uma comunidade empreendedora ainda sem histórico, cases de sucesso ou estrutura.
3. Potencial Ecossistemas que se alavancam a partir de vocações tecnológicas (Biotech, Edtech, Fintech etc.) que oferecem histórico e cases de sucesso.
4. Maduro Ecossistema que possui bases fortes, gera excelentes resultados aos integrantes e com ambiente estimulante e propício para várias verticais tecnológicas.
5. Duradouro Ecossistema que transborda os limites geográficos e cujos valores, práticas e instituições serão enraizados o suficiente para ser considerado duradouro.


O nível de maturidade em que o ecossistema se encontra pode variar entre os fatores apresentados anteriormente, ou seja: Pode estar com características de “2. Iniciante” em “Performance e métricas”, mas “4. Maduro” em “Objetivos”. 

Verifique se sua empresa quer e tem a capacidade para potencializar algum desses fatores ou se o melhor é focar naqueles ainda não tão desenvolvidos ou menos maduros. Com o tempo, o ideal é que todos os fatores acompanhem equilibradamente o nível de maturidade do ecossistema, já que um afeta o outro. 

Ferramenta para identificar oportunidades para seu ecossistema

Enfim chegamos à ferramenta. É uma planilha de Excel em que você poderá definir um nível de maturidade para cada um dos fatores apresentados acima, de acordo com as situações apresentadas em cada cenário.

Após definir os níveis, é calculada uma “maturidade média do ecossistema” e são sugeridas algumas ações que sua empresa pode promover para fortalecer o ecossistema no qual está inserida.

Diagnóstico de Ecossistema de Inovação e Empreendedorismo

Download grátis

A hora de agir

Espero que tenha gostado do conteúdo e que gere muitas ideias e ações para turbinar a inovação da sua empresa. Desenhar programas de desenvolvimento de cultura, habilidades e comportamento empreendedor, favorecendo a inovação e empreendedorismo é, inclusive, uma das especialidades da Troposlab.

Entre em contato conosco e vamos construir juntos as ações mais adequadas para o desenvolvimento da sua empresa e seu ecossistema.

Compartilhe! Escolha a sua plataforma!

Sou engenheiro, empreendedor e mentor de startups. Já dei mentoria para mais de 230 startups e projetos, em mais de 30 programas de inovação. Sou especialista em modelagem de negócios e ajudo pessoas a empreender. Gosto de tocar violão, faço trocadilhos (que os colegas de trabalho adoram...) e sou bem nerd (com jogos de computador, Star Wars e tudo mais). Mas também sou interessado pela vida humana, estudante de Logosofia e eterno aspirante ao saber, inquieto com o Universo e seus mistérios.
Ir ao Topo