• 3 ingredientes fundamentais para a inovação acontecer na sua empresa

Sabemos que não existe uma receita simples para construir uma cultura de inovação. É necessário considerar que essa é uma tarefa complexa e que requer uma análise dinâmica e profunda, e que precisa estar conectada com a estratégia da organização para que esse desenvolvimento aconteça de forma consistente. Porém, a inovação começa a partir das pessoas e, portanto, existem 3 ingredientes essenciais relacionados a elas que não podem faltar.

1. Propósito

O propósito é o que leva as pessoas a se identificarem com os problemas que as organizações estão enfrentando e querem resolver. Portanto, é fundamental que ele seja claro, acessível às pessoas da companhia e reforçado constantemente. Isso é necessário para estimular uma motivação intrínseca, onde a pessoa está realmente engajada com o negócio, não apenas pelo seu cargo ou função, mas porque ela pessoalmente se conecta com esse propósito. Estudos demonstraram que esse tipo de motivação possibilita maior criatividade e ela é mais do que necessária para que a inovação faça parte do dia a dia nas organizações. Além disso, um fator comum nas empresas inovadoras, é ter um propósito bem definido.

Fazendo um paralelo com uma receita, o propósito é o ingrediente principal, ou melhor, aquele que se faltar deixará a sua comida sem graça, com pouca personalidade. As pessoas até podem querer comer, mas só porque precisam se alimentar e não porque a desejam ou a saboream muito.

2. Diversidade

Já falamos bastante por aqui sobre diversidade na inovação, mas é sempre importante reforçarmos que a diversidade não pode ser algo protocolar, apenas para cumprir uma cota de vagas para pessoas de diferentes raças, crenças, grupos de minorias e etc. A diversidade tem que existir no sentido de gerar um certo desconforto, claro que mantendo sempre um ambiente seguro para as pessoas se sentirem à vontade para expor seus pensamentos. Mas é sobre ter pessoas que possuem experiências, pontos de vista diferentes e com diferentes opiniões sobre o mesmo tema, trabalhando juntas, movidas pelo propósito, e que podem contribuir para a inovação avançar exatamente por conseguir lidar com o desconforto que as transformações também proporcionam.

Na analogia culinária, adicionar o ingrediente da diversidade é obrigatório para um prato de sucesso, pois significa se arriscar para dar a ele um gosto especial e único, considerando que o ideal é buscar um equilíbrio de sabores (doce, salgado, azedo, amargo e umami) para fazer algo que não é trivial e surpreender o paladar.

3. Colaboração

Se você ainda está tentando desenvolver inovação sem colaboração, é melhor parar agora, pois, com certeza está passando por várias dificuldades e muito provavelmente está sobrecarregando alguém na sua organização. A colaboração deve andar de mãos dadas com a inovação, não é possível construir uma cultura inovadora sem ela. Até as pessoas mais inovadoras, empreendedoras e pioneiras não conseguem chegar a nenhum lugar sozinhas. É necessário envolver outras pessoas e organizações, independente do tipo de inovação que está realizando. Na colaboração exercitamos nossa habilidade de trabalhar em equipe para resolver problemas e construir uma cultura que será disseminada por mais personagens nas organizações, conseguindo assim unir o melhor de cada colaborador(a).

A colaboração é sem dúvidas um dos ingredientes fundamentais para a inovação como é o sal para a nossa receita. Além de trazer o sabor salgado (curiosidade: somente esse ingrediente consegue fazer isso), ele é responsável por intensificar a percepção dos aromas, aprimora o paladar e ameniza o amargor. Até em receitas de sobremesas uma pitada de sal faz toda a diferença.

Modo de preparo

Trabalhar a construção de uma cultura inovadora requer ter esses ingredientes preparados e disponíveis. Mesmo não existindo uma receita padrão como a de um prato para desenvolver a inovação, é importante considerar eles como básicos para começar essa tarefa complexa. E, a partir deles, é possível obter resultados saborosos e que vão deixar um gosto de quero mais no paladar de quem experimentar.

Aqui na Troposlab somos especialistas em facilitar as complexidades existentes nos processos de transformação cultural com foco em desenvolver uma cultura de inovação. Quer saber mais sobre como trabalhar os 3 ingredientes fundamentais da inovação e incrementar suas receitas? Entre em contato conosco, preenchendo o formulário abaixo.

Por |2021-06-01T14:00:13-03:0001/06/2021|cultura de inovação|

Compartilhe! Escolha a sua plataforma!

Sobre o Autor:

Sou graduado em Processos Gerenciais e um eterno aluno da universidade da vida. Tenho experiência em gestão de projetos de inovação, com mais de uma década atuando em empresas multinacionais de bens de consumo, onde tive a oportunidade de conhecer diversas áreas, mercados e modelos de negócio diferentes. Além disso tenho outras paixões como mergulho, capoeira, sou muito curioso pelo mundo dos insetos e estudo agrofloresta e permacultura por curiosidade.
Ir ao Topo